quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Mika: um fenômeno libanês conquista a Inglaterra

Photobucket - Video and Image Hosting

Scissor Sisters ensinou a receita e a onda pop/80's/glam tomou conta das rádios e conquistou o ouvido da molecada inglesa do sec XXI. O que é mais do que compreensível, já que a música pop dos últimos anos vinha dominada pela caretice e mediocridade de músicos de caraoquê pré-fabricados. Com a carência de novas tendências, nada melhor do que redescobrir as raízes da Disco Music, New Wave e do pop/rock dançante, glamuroso e com uma pitada de sensualidade debochada entre Elton John, George Michael, Bowie, Queen, Chic, Duran Duran, Bee Gees, KC & the Sunshine Band, Depeche Mode e Blondie.

E com as portas abertas pelos colegas americanos do Sisters, agora quem chega com toda a pinta de que vai um dos grandes êxitos de 2007 é um libanês de 23 anos, que deixou Beirute com a família em meados dos 80, com a guerra civil.

Mica Penniman, mais conhecido apenas como "Mika", está em primeiro lugar nas paradas britânicas com o single "Grace Kelly", uma balada de pop clássico que mistura falsetes, batidas dançantes e guitarras elétricas.

Mika vou vítima de uma infância complicada, nao só pelos típicos problemas de adaptaçao que crianças sofrem ao serem obrigadas a viver em diferentes lugares, mas também pelos problemas familiares e com os colegas de colégio que o acossavam pelo jeito afeminado. Tudo isso agravado pela dislexia, o que levou a mae a tirá-lo do colégio com 11 anos. E nos 7 meses que levaram para encontrar outra escola, sua mae contratou um professor de canto russo para que o garoto tivesse uma atividade em casa. E foi aí que Mika descobriu esse 5/8 de dar inveja a Ney Matogrosso que viria a ser sua marca fundamental na carreira 10 anos depois.

O menino soprano foi parar no coral da Royal Opera House e descobriu sua faceta cênica, o que facilitou sua integraçao ao novo colégio, onde fez parte de obras de teatro e musicais. Nesse período começou já a escrever cançoes e impressionava os professores e familiares pela enorme confiança em sua voz, na capacidade de representar e de tocar o piano clássico. E a confiança e virtuosismo sao uma marca até hoje de um intérprete que ignorou um mundo exterior que só lhe deu rejeiçao e preconceito. Mika triunfa hoje com o disco "Life in Cartoon Motion", onde joga no liquidificador suas angústias, medos e lembranças nas letras as vezes obscuras, trágicas, tristes e confusas, outras debochadas e sarcásticas, que contrastam com a sensualidade da voz e ritmo dançante e levadas glamurosas e exageradas.

Photobucket - Video and Image Hosting

Assim como recomedei Scissor Sisters antes de estourar, há uns anos atrás, hj recomendo meu conterrâneo Mika. Pop de qualidade, sim senhor!