quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

OBRA PRIMA DOS IRMAOS COHEN!

Photobucket

Sei que o Líbano está em chamas, que hoje é o aniversário de 3 anos da morte de Hariri e que um dos militantes xiitas mais procurados do mundo foi assassinado em Damasco.

Mas hoje nao vou falar de nada disso.

Vou falar de um filme que acabo de ver e que termina por ser um dos melhores que já vi em toda minha vida.

Trata-se de "Onde os fracos nao têm vez" (No country for old man), o mais recente e tbm o mais brilhante trabalho dos irmao Ethan e Joel Cohen.

Desde já uma obra prima!

Nao lembro de um filme onde onde o vilao fosse um ser tao aterrorizante que faz com que todo o cinema prenda o fôlego todas as vezes que ele aparece na tela.

O papel memorável do espanhol Javier Bardem entra para a lista dos maiores viloes da história do cinema!

Ele é a personificaçao do mal, o Anjo da Morte, tao poderoso e violento que obriga o mocinho a desistir antes mesmo de enfrentá-lo.

O mocinho no caso é Tommy Lee Jones, que merecia inclusive a segunda indicaçao ao Oscar desse ano pelo papel do xerife Bell. Sua atuaçao é sublime, levando no rosto o semblante do desgosto sob a impotência perante um mundo e um mau que ele simplesmente nao pode enfrentar. Um xerife veterano que conheceu a profissao numa época onde, como ele mesmo diz, "xerifes nem armas levavam", e no momento em que é obrigado a sacar seu revólver pela primeira vez, descobre que o inimigo é algo tao inalcansável e de uma maldade tao incompreensível que a única alternativa é se aposentar em vez de caçá-lo.

Seus diálogos sao a alma do filme e conduzem essa história com um ar de contemplaçao, suspense e angústia impressionantes, sobre um mundo tao cruel e sem sentido que pessoas normais e decentes como o xerife e 90% das vítimas de Bardem simplesmente nao tem vez.

Os irmaos Cohen levam com maestria o espectador a um nível de suspense e adrenalina que poucas vezes provei numa sala de cinema. E no momento onde vc está preparado para alcançar o êxtase total, vem o anti-clímax abrupto num final niilista que obriga a platéia a uma reflexao. A narraçao do xerife, a trilha sonora e a conduçao magistral dos diretores criam uma aura noir explêndida nesse faroeste moderno sobre a banalizaçao da violência e a crueldade as vezes sem explicaçao de um EUA (ou um mundo?) em transformaçao, no começo da década de 80. Nao há motivos, nao há desculpas e nao há porquês. As vezes as coisas simplesmente acontecem e nao há nada mais o que fazer a nao ser jogar uma moeda para cima e escolher entre cara ou coroa.

Uma terra de ninguém, onde mocinhos se aposentam e viloes saem ilesos... ou nem tanto.

"Onde os fracos nao tem vez" é uma obra de arte, uma obra prima, que se resume no olhar e nas palavras de Tommy Lee Jones ao contar o sonho que teve com seu pai, cavalgando quando criança nas mesmas terras onde ele vive e viveu toda a sua vida, mas terra essa que ele nao consegue mais reconhecer e onde ele sabe que simplemente nao pertence mais.