quinta-feira, 2 de junho de 2005

Longe do fim

Um carro bomba acaba de matar o jornalista Samir Al-Qaseer em frente a minha casa, em Ashrafiyeh.

Image hosted by Photobucket.com

Samir Al-Qasser era colunista do jornal An-Nahar, o maior jornal em circulacao do Libano e tambem uma das maiores vozes de oposicao a ocupacao Siria no paihs. Samir ha anos era um dos principais expoentes da imprensa na luta pela retirada Siria, aparecendo sempre na TV e escrevendo artigos fortissimos contra a Siria e o governo marionete Libanes.

Image hosted by Photobucket.com

Ha algumas semanas um passarinho havia me cantado esta pedra, nao de Samir Al-Qasser pessoalmente, mas dos oposicionistas responsaveis pela retirada humilhante do exercito Sirio. Ele havia me dito que nao seria surpresa alguma, num futuro proximo, ver novos atentados, de menor escala e calculistas, com alvos muito bem definidos. O que foi o caso da bomba de hj, que nao foi muito grande, mas o suficiente para matar o jornalista quando girava a ignicao do seu carro. "Se eu conheco o exercito e servico secreto Sirios e seus comandantes, a forma humilhante que tiveram que deixar o Libano nao vai sair nada barata para algumas pessoas..." disse ele, num tom meio profetico.

Quanto a mim, terei um longo fim de tarde limpando os vidros das janelas que certamente foram quebrados pelo choque da explosao...

Nenhum comentário: