segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

BBC: primeiro site e agência de notícias em portugues a dar a notícia.

FLORENTINO PÉREZ NAO É MAIS PRESIDENTE DO REAL MADRID!

Fernando Kallás - De Madri para a BBC Brasil

O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, renunciou ao cargo no início da noite desta segunda-feira, durante uma reunião de emergência do Conselho Diretor do clube.

A notícia caiu como uma bomba e foi o tema de abertura de todos os telejornais noturnos espanhóis.

Em entrevista coletiva após o anúncio da renúncia, Pérez atribuiu o mau desempenho do clube nos últimos meses ao comportamento de alguns jogadores, pelo qual assumiu parte da responsabilidade.
"Eu acredito que alguns jogadores do Real Madrid não merecem vestir a camisa do Real Madrid. E como esses jogadores fui eu que contratei, a culpa é minha. Alguns jogadores estão acomodados e mal acostumados com a forma que eu sempre os tratei. Esse é um dos motivos da minha demissão", afirmou, sem dar os nomes dos jogadores que estaria se referindo.

"Eu acredito que o clube não vai por um bom caminho, que necessita de uma mudança radical e, depois de pensar muito, cheguei à conclusão que minha saída seria a mehor solução." declarou Florentino.

Ele disse ainda ter decidido deixar a presidência do clube no domingo à noite, após a derrota do Real Madrid para o Mallorca.

"Sou torcedor do Real Madrid desde pequeno e acredito que essa minha decisão é um gesto de lealdade aos sócios e torcedores do clube", afirmou.

O conselheiro do clube Fernando Martín Álvarez, grande empresário espanhol do setor imobiliário, assume o cargo até 2008. Martín é, inclusive, dono de 20% dos direitos de venda do Estádio Vicente Calderón, casa do Atlético de Madrid, grande rival do Real.

Florentino Pérez era presidente desde 2000 e ficou famoso por reestruturar totalmente o clube e transformar o Real Madrid no clube mais rico do mundo. Foi responsável pela compra de estrelas como Ronaldo, Zidane, Figo e Beckham e com Pérez o clube conquistou dois títulos Espanhóis (2001 e 2003), uma Liga dos Campeões (2002), uma Copa Intercontinental (2002), duas Supercopa da Espanha (2001 e 2003) e uma Supercopa Européia (2002).
Azarao ou azarado?

Li essa notícia agora a pouco no Globon e algo nela me chamou a atençao.

Claudinei Quirino abandona o bobsled

GloboEsporte.com

TURIM, ITÁLIA - O braço esquerdo engessado e dois acidentes durante a participação do bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim. Esse é o saldo da curta passagem do velocista brasileiro Claudinei Quirino pela equipe brasileira de bobsled, já que o ex-velocista decidiu neste domingo abandonar a modalidade.

- Foi minha última experiência no bobsled. Eu realmente sou um azarão por ter sido titular da equipe brasileira numa situação dessas. Não voltarei mais a competir nessa modalidade - disse, em entrevista ao SporTV."


Azarao?! Entao o Brasil ainda assim ganhou, nao sendo favorito?!

Hummm... sei nao, mas acho que ele queria ter dito azarado...

domingo, 26 de fevereiro de 2006

Reflexoes dA NATA!

Píntame Angelitos Negros

Andrés Eloy Blanco

¡ Ah mundo ! La Negra Juana,
¡ la mano que le pasó !
se le murió su negrito,
sí señor.

Ay, compadrito del alma,
¡ tan sano que estaba el negro !
yo no le acataba el pliegue,
yo no le miraba el hueso,
como yo me enflaquecía,
lo medía con mi cuerpo,
se me iba poniendo flaco
como yo me iba poniendo.
Se me murió mi negrito;
Dios lo tendría dispuesto;
ya lo tendrá colocao
como angelito del cielo.

Desengáñese, comadre,
que no hay angelitos negros.
Pintor de Santos de alcoba,
pintor sin tierra en el pecho,
que cuando pintas tus santos
no te acuerdas de tu pueblo,
que cuando pintas tus Vírgenes
pintas angelitos bellos,
pero nunca te acordaste
de pintar un ángel negro.

Pintor nacido en mi tierra,
con el pincel extranjero,
pintor que sigues el rumbo
de tanto pintores viejos
aunque la Virgen sea blanca,
píntame angelitos negros.

No hay un pintor que pintara
angelitos de mi pueblo.
Yo quiero angelitos blancos
con angelitos morenos.
Angel de buena familia
no basta para mi cielo.

Si queda un pintor de santos,
si queda un pintor de cielos,
que haga el cielo de mi tierra,
con los tonos de mi pueblo,
con su ángel de perla fina,
con su ángel de medio pelo,
con sus ángeles catires,
con sus ángeles morenos,
con sus angelitos blancos,
con sus angelitos indios,
con sus angelitos negros,
que vayan comiendo mangos
por las barriadas del cielo.

Si al cielo voy algún día,
tengo que hallarte en el cielo,
angelitico del diablo,
serafín cucurusero.

Si sabes pintar tu tierra,
así has de pintar tu cielo,
con su sol que tuesta blancos,
con su sol que suda negros,
porque para eso lo tienes
calientitos y de los buenos.
Aunque

No hay una iglesia de rumbo,
no hay una iglesia de pueblo,
donde hayan dejado entrar
al cuadro angelitos negros
y entonces ¿ Adónde van,
angelitos de mi pueblo,
zamuritos de Guaribe,
torditos de Barlovento ?

Pintor que pintas tu tierra,
si quieres pintar tu cielo,
cuando pintes angelitos
acuérdate de tu pueblo
y al lado del ángel rubio
y junto al ángel trigueño,
aunque la Virgen sea blanca,
píntame angelitos negros.

(Aqui vc encontra o próprio Andrés Eloy Blanco recitando esse poema. Uma preciosa raridade)

sábado, 25 de fevereiro de 2006

Eu vi Kurtlar Vadisi - Irak

Image hosting by Photobucket
O polemico "Rambo" muçulmano que virou febre e campeao de bilheteria lutando contra americanos no Iraque

Nao poderia ter vindo em melhor hora assistir a Kurtlar Vadisi - Irak. No momento em que o Iraque vive provavelmente as horas mais tensas e preocupantes desde a infame invasao ianque, Kurtlar Vadisi é o filme certo! Ou o errado! Depende de onde vc quer olhar!

Nao como produçao cinematográfica, de roteiro brilhante, fotografia perfeita ou grandes atuaçoes. Isso nao conta aqui, até pq o vilao americano é Billy Zane, aquele modelete que fez Titanic e, principalmente, profanou a figura do Fantasma.

O lance de Kurtlar Vadisi é que pela primeira vez se faz um filme de açao com a receita dos de hollywood, a produçao dos de hollywood, as explosoes e mentiras dos de hollywood, mas com os viloes diferentes dos de hollywood.

Já vimos Rambo, Bradock e até o governador da California matando árabes, vietnamitas, sudacas, coreanos, russos e nazistas.

Kurtlar Vadisi (ou O Vale dos Lobos) nos dá a oportunidade de ver, pela primeira vez, os EUA como os "bandidos" da história.

Mesmo que ele seja turco e que os turcos tao pouco foram legais com os árabes, mas a verdade é que com esse filme eles começam se redimir dos pecados cometidos pelo Império Otomano.

A história do filme é simples.

Após o exército americano expulsar de forma humilhante um pequeno grupo de militares turcos que estavam como aliados dos EUA no Iraque, o comandante da missao turca se suicida, afogado na humilhaçao e desonra.

O que os gringos nao contavam era que o comandante tinha como um dos melhores amigos o mais casca grossa super agente secreto turco, Polat Alemdar, que decide ir com seus capangas buscar a vingança pela honra de seu amigo morto.

Image hosting by Photobucket
Em uma das imagens mais forte do filme, um homem bomba se imola no meio de um comboio de soldados americanos

Mas chegando lá encontra a situaçao do país como todos nós sabemos... E muda o objetivo de sua missao e começa a lutar como uma espécie de salvador da pátria iraquiana... bla bla bla! "Oh, os turcos que bonzinhos sao!" Bullshit! Quem entende um pouquinho de história da regiao demora um pouco pra comprar o argumento, mas o clima criado no filme com informaçoes reais sobre a guerra do Iraque (prisoes, assassinatos, torturas) termina por convencer até o mais céticos, como eu.

Mas a verdade é que, salvo no Iraque onde o caos reina, nos demais países do Oriente Mádio algumas diferenças históricas estao realmente ficando em segundo plano pela violência e arrogância do imperialismo americano, que por isso está tentando de qualquer forma desunir xiitas e sunitas iraquianos, pensando que isso iria refletir tbm nos outros países.

Ou você realmente acredita que o atentado que destruiu a sagrada mesquita Al Askaryia, mausoléu dos 10º e 11º Imans Xiitas, foi realmente obra de sunitas iraquianos?!

Fala sério!

A famosa cúpula dourada da mesquita xiita levava já um século reluzindo a importante cidade de Samara, a oitenta e poucos km de Bagdad, e que foi a capital do califato Abasí durante o século IX.

Mas nao é o valor artístico da cúpula de ouro feita há "apenas" 100 anos, como presente do reinado persa de Nasr al Din, que faz da mesquita uma preciosidade e sim o que leva alí dentro há séculos e séculos enterrados.

As tumbas de Ali al Naqi e seu filho Hassan al Askaryia, decendentes do profeta Maomé (Mohammad) e dois dos 12 imans, os "santos infalíveis" e pilares da fé xiita, levavam anualmente milhares de pelegrinos à cidade. Alí também estao enterradas as "santas" xiitas Hakima Jatun, irma do imam Al Naqi, e Narguís Jatun, mulher de Hassan al Askari e mae do 12º imam xiita, Mohamad "al Mahdi".

Al Mahdi nasceu alí em Samara e nao tem um mausoléu pq, segundo a a fé xiita, ele nao morreu e sim foi oculto esperando para regressar no juízo final. E como se nao bastasse, é alí na mesquita Al Askari que está o santuário de Al Mahdi pq segundo a tradiçao é exatamente aí local onde ele foi visto pela última vez antes de ser oculto. Com sua ocultaçao o profeta Maomé ficou sem descendentes e os xiitas sem líderes, sendo relegados e oprimidos pelos sunitas por séculos e séculos da história, até chegarem ao poder pela revoluçao iraniana do aiatolá Khomeine.

Explicar isso tudo é importante para explicar pq a mesquita Al Askaryia é um dos quatro santuários religiosos mais importantes do Iraque, atrás apenas dos mausoléus de Nayef, Kerbala e da Kadhumiya.

Agora dá pra entender a revolta dos xiitas no Iraque? Você realmente acha que foi um muçulmano que explodiu a mesquita? Por mais que a propaganda americana me tente convencer, eu nao acredito!

Anos e anos estamos vendo o governo americano, a CIA e o Mossad criando e treinando grupos radicais (que se dizem) islâmicos e que, no final, acabam sempre contra os próprios criadores (Osama, Hamas, etc e tal). E todos estao carecas de saber que os EUA estao agindo assim no Iraque atualmente, patrocinando e incentivando o caos para dividir nao só iraquianos mas tbm todos os muçulmanos.

Image hosting by Photobucket
O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em discurso pela uniao do povo iraquiano contra a dominaçao americana

"Os únicos que saem beneficiados com a explosao de Al Askaryia sao os radicais, os americanos e Israel" disse na última quinta-feira em discurso público Hassan Nasrallah, líder do movimento xiita de resistencia libanes Hezbollah, pedindo manifestaçoes pacíficas contra a tristesa e indignaçao pela explosao da mesquita.

Vá ver Kurtlar Vasili! É praticamente uma obrigaçao assistir a esse filme que, tenho certeza, será o primeiro de uma cadeia de contra-ataques midiáticos na mesma receita usada pelos americanos, só que dessa vez com mocinhos e bandidos bem diferentes dos que estamos acostumados.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Jornal espanhol diz que Real já admite vender Ronaldo

Fernando Kallás - de Madri - BBC Brasil

Image hosting by Photobucket
Ronaldo (esq) tem sido criticado pela torcida do Real

A imprensa esportiva espanhola ampliou suas críticas ao atacante Ronaldo, do Real Madrid, e reforçou os pedidos para que ele seja substituído pelo francês Henry, do Arsenal.

"Este sim a torcida ama", estampa em letras garrafais a capa do jornal esportivo Marca desta quinta-feira, com uma foto de Henry. "O Bernabeu pede a contrataçao de Henry", completa o subtítulo.

"Henry fez o gol e à Ronaldo só restou buscar a bola no fundo da rede", escreveu o jornal La Razón, referindo-se à derrota do Real Madri para o time inglês na terça-feira.

"Não foi só a jogada da partida, mas também um símbolo da situação que se criou. O brasileiro, como demonstrou contra o Arsenal, está com a porta aberta e de malas prontas para partir", completou o diário madrilenho.

Outro jornal esportivo espanhol de grande circulaçao, o As, trouxe supostas informações da reunião do conselho diretor do Real Madrid, onde muito se teria discutido sobre o futuro de Ronaldo.

Segundo o As, o informe extra-oficial do vice-presidente de futebol do Real Madrid e ex-craque do clube Emilio Butragueño, "alguns jogadores reclamaram das declarações de Ronaldo, e o clima nos vestiários não é dos melhores".

Ainda segundo o As, o presidente Florentino Pérez, que sempre foi o maior defensor da permanência de Ronaldo, pediu calma e "que se estude com profundidade e tranqüilidade as opções".

Com essas informações do As, seria a primeira vez que a diretoria discute a possibilidade da venda de Ronaldo.

Mas o clube, em uma nota oficial divulgada nesta quinta-feira, negou as informações e dizendo que a reunião de ontem serviu apenas para aprovar a contabilidade de dezembro e asuntos relacionados com a recém inaugurada "Cidade Esportiva", o novo centro de treinamentos do clube.

"O Conselho Diretor do clube não discutiu em nenhum momento da reunião de ontem o futuro de Ronaldo ou de qualquer outro jogador do clube", diz a nota.

Butraguenho também negou as informaçoes em entrevista à rádio Onda Madrid. "Me incomoda muito quando algo que foi discutido na reunião do conselho vai para a imprensa. Principalmente quando é uma mentira. Nunca discutimos a possibilidade de vender Ronaldo."

O contrato do francês Henry com o Arsenal vence no fim desta temporada, e apesar de todos os esforços do clube inglês o francês ainda não se decidiu pela renovação.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Da BBC para a capa do Terra e UOL

Minha matéria sobre a repercussao das declaraçoes controvertidas do Ronaldinho vc pode encontrar tbm na capa do Terra e no UOL.
Imprensa espanhola critica Ronaldo e o chama de egoísta

Fernando Kallás, de Madri, para a BBC Brasil

Image hosting by Photobucket
Jogador reclamou das vaias que vem recebendo da torcida do Real

A insatisfação de Ronaldo com a torcida do Real Madrid amanheceu na capa de todos os jornais espanhóis e foi o principal tema de discussão nos programas de TV e rádio matinais madrilenhos, no dia em que a equipe enfrenta o Arsenal pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa.

Em todos, o mal estar e tensão estavam presentes. O jogador foi chamado de “egoísta”, “inoportuno” e “mal agradecido” por todos os lados.

“Em um exercício de egoísmo sem qualificação, Ronaldo quis ser mais importante que a partida de hoje”, declarou com indignação Manuel Saucedo, um dos principais articulistas esportivos da Espanha.

“Ronaldo resolveu falar de si mesmo no momento mais inoportuno, exatamente quando mais danos esse tipo de declaração poderia causar à equipe”, completou Saucedo em sua coluna, que abre diariamente o jornal esportivo Marca, um dos mais importantes do país.

Lua-de-mel

As declarações de Ronaldo de que gostaria de deixar o Real Madrid e que não se sentia amado pela torcida foram consideradas inoportunas, não só pelo momento importante, mas também porque o Real Madrid estava em lua-de-mel com sua torcida, após a recuperação da equipe com a saída do técnico Wanderlei Luxemburgo.

Com o novo treinador, Juan Ramón Lopez Caro, o Real Madrid reencontrou o caminho das vitórias e jogadores importantes para o clube, como Robinho, Beckham e Zidane, reencontraram também o seu melhor futebol.

Mas devido à uma série de contusões Ronaldo ficou de fora dessa recuperação da equipe e, de volta ao time há três rodadas, ainda não apresentou o futebol que todos esperam de um atacante do seu nível, eleito três vezes melhor jogador do mundo pela FIFA.

O estopim da crise entre Ronaldo e torcida foi no sábado, quando o craque da Seleção Brasileira foi substituído sob vaias da torcida no Santiago Bernabéu.

Segundo o jornalista Alfredo Relaño, do jornal esportivo AS, quem pode sair ganhando com a inesperada crise do Real Madrid é o Arsenal, adversário do Real nesta terça-feira.

“As queixas de Ronaldo tiraram a concentração da equipe, criaram um clima ruim na torcida e principalmente mandam uma mensagem de esperança ao Arsenal”, disse Relaño, lembrando que era exatamente o que os ingleses queriam, já que chegam também em um momento complicado, vindos de uma série de resultados decepcionantes e contusões de jogadores importantes.

Mas Relaño também é otimista e dá a receita para o fim do atrito entre Ronaldo e a torcida do Real Madrid.

“Craques importantes da história do clube como Hugo Sánchez e Butragueño já foram vaiados e deram a volta por cima. Quanto à Ronaldo, um par de gols hoje à noite seria um grande motivo para a reconciliação.”

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Olimpíadas de Inverno - Enfim começa o Hóquei!

Image hosting by Photobucket
Martin St. Louis foi o autor de um dos 5 gols que Canadá marcou no segundo período

Nem discuto: Olimpíadas de Inverno sao UM SACO!

Sério... a sensaçao que se tem é aquela de que é uma espécie de segunda divisao das Olimpíadas de verdade. Sei lá se é coisa de brasileiro que nunca animou de gastar uma grana preta pra ir passar frio nessas viagens paras as montanhas no inverno, nesses hotéis e estaçoes de esqui cheios de almofadinhas (blerg!). Prefiro guardar o dinheiro e esperar a primavera para fazer uma viagem bacana, de preferência pra algum lugar onde o sol brilha e o mar quebra na areia branca!

A única coisa divertida das Olimpíadas de Inverno é o Hóquei no Gelo, que mesmo nao sendo um esporte tao legal se acompanhas a Liga Americana, vale a pena nas competiçoes internacionais pelas rivalidades entre seleçoes.

Minha torcida vai como sempre pra Eslováquia, país do meu irmao de alma Juraj, que por sinal quase morre do coraçao na final da Copa Davis, ano passado.

Image hosting by Photobucket
Pavol Demitra cumprimenta seus companheiros após marcar um dos gols da Eslováquia

E os Eslovacos começaram com uma vitória importantíssima ontem, contra a Rússia, por 5 a 3, graças a dois gols da estrela do Minnesota Wild, Marián Gáborík, no finalzinho. Um jogo que foi bacana de se ver, já que ambas equipes sao bastante ofensivas.

Nos outros jogos, apenas uma surpresa, o empate dos EUA com a Letônia. Já o atual campeao da Copa do Mundo e medalhista de ouro, Canadá, venceu fácil a Itália. A Finlândia e a Suécia tbm venceram. Mas nao só os EUA têm motivos para se preocupar. A República Tcheca, mesmo vencendo ontem contra a fraca Alemanha, perdeu sua maior estrela, o goleiro Dominik "The Dominator" Hasek.

Image hosting by Photobucket
Hasek, acompanhando do banco a vitória de seus companheiros

Hasek, duas vezes MVP da Liga Profissional Americana e líder da seleçao na conquista do ouro olímpico em 1998, deixou o jogo com uma dor na perna e é dúvida para o resto da competiçao. O mistério sobre a gravidade da contusao leva a crer que a coisa é grave.

Hoje a festa continua, com a segunda rodada da fase de classificacao. Mas fiquem atentos na terceira rodade, sábado, quando os grandes confrontos começam e devem pegar fogo.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Ontem eu quase testemunhei um milagre...

Image hosting by Photobucket

Real Madrid 4 vs 0 Zaragoza

Só faltou mais um... Uma pena... Um jogáço-áço-áço!

QUE VENHA O ARSENAL!!!

domingo, 12 de fevereiro de 2006

VALEU GALERA DO FOGAO!!! FAZ A FESTA!!!

Image hosting by Photobucket

sábado, 11 de fevereiro de 2006

Pequenos caprichos que o mundo moderno te proporciona...

Image hosting by Photobucket
Eu sou um homem feliz!