sexta-feira, 10 de março de 2006

Rede internacional por trás do 11-M

Fiz um textinho rapido sobre as investigaçoes dos atentados de Madrid, pq achei as novas informaçoes interessantes.

Drogas,explosivos,imigraçao ilegal e terrorismo. Essa combinaçao de atividades ilícitas era praticada em países como Espanha, Bélgica, Italia, França,Marrocos, Iraque e Afeganistao pela rede internacional extremista defraudada pelas investigaçoes dos atentados de 11 de maio de 2004. É o que diz o processo do juiz da Audiencia Nacional Espanhola Juan del Olmo, apresentado ontem como pedido de prorrogaçao da prisao dos líderes da rede e principais responsáveis pelo atentado que matou 192 pessoas e deixou 2.050 feridas no metrô de Madri. Segundo o processo, que conta com colaboraçoes de autoridades Belgas, a rede agia de forma muito ativa na propaganda radical e no recrutamento de novos adeptos, dispostos nao só a atentados terroristas mas também para serem enviados a zonas de conflito como Iraque e Afeganistao.

Segundo Del Olmo e o juiz de Bruxelas Daniel Fransen uma das principais atividades da rede era trazer a Europa jovens que tivessem passado por treinamentos em campos militares comandados por Al Qaeda, no Afeganistao e Iraque, e por outros grupos extremistas em países do norte da África, como Marrocos e Argelia.

O processo apresenta também os resultados dos exames de DNA conseguidos de uma das bolsas com explosivos que nao chegou a ser ativada. Foram encontradas 14 amostras de DNA nos materiais encontrados, sendo eles dois terroristas que estao presos, cinco que ainda tem sua identidade mantida em segredo e os sete terroristas que se suicidaram três semanas depois dos atentados pouco antes da policía espanhola invadir o apartamento onde estavam.

Os três cabezas da rede e também principais idealizadores dos atentados de Madri estao presos – Youssef Belhadj, Hassan El Haski e Rabei Osman El Sayed - e teriam planejado os atenados desde três diferentes países, Bélgica, Italia e França. Belhadj, marroquino, foi preso na Bélgica e seria o líder do esquema de recrutamento e treinamento. O também marroquino Hassan El Haski foi preso em Lanzarote em dezembro de 2004 e também é apontado como um dos principais líderes da rede. Já Rabei Osman El Sabed, “O egípcio”, preso também em 2004 na Itália, assumiu públicamente ser um dos mentores do crime.

Até agora a suposta trama dos atentados envolve diretamente 23 pessoas.

Nenhum comentário: