domingo, 30 de abril de 2006

Draft da NFL - Vencedores e Perdedores

Photobucket - Video and Image Hosting
Mario Williams em destaque, protagonista da maior burrice desse ano. Ao lado Leinart, Young e Bush, as outras estrelas do draft.

Após o primeiro dia do recrutamento dos jogadores universitários pelos times da liga profissional de futebol americano, alguns times sairam com excelentes negócios. Mas outros fizeram manobras e recrutamentos que foram no mínimo polêmicas, para nao dizer desastradas.

Abaixo minhas avaliaçoes dos vencedores e perdedores do dia em que a elite universitária de 2005 começou seu caminho ao estrelado:

OS VENCEDORES

Photobucket - Video and Image Hosting
Reggie Bush formará uma artilharia de respeito ao lado de Deuce McAllister no Saints

New Orleans Saints

Eles pegaram Reggie Bush. E ponto final!

Denver Broncos

O técnico e manager do Broncos, Mike Shanahan, nao para de me dar motivos para apontá-lo como um dos mais brilhantes da NFL. Após a boa troca com o 49ers no meio da semana passada, Shanahan havia entrado com dois objetivos nesse draft: conseguir uma troca de última hora para recrutrar o quarterback Jay Cutler ou entao pegar um dos 3 wide receivers que estavam contatos para sair no 1º round. E no fim das contas saiu melhor do que ele imaginava.

O Broncos nao só conseguiu Jay Cutler como, cedendo a 5ª escolha do 2º round ao Green Bay Packers, conseguiu o wide reicever do Packer, Javon Walker, em troca. Walker é um dos mais talentosos receivers que surgiram na NFL nos últimos anos e, mesmo tendo perdido toda a temporada passada por contusao, é um jogador jovem e cai com perfeiçao no esquema de Shanahan. O Broncos consegue dois jogadores de nível de primeiro round, sendo que um deles nao é um rookie e está pronto para causar impacto já nessa temporada. E Cutler terá tempo de amadurecer e ser moldado como Shanahan gosta.

Arizona Cardinals

Photobucket - Video and Image Hosting
O Cardinals foi o destino de Leinart e agora é um dos ataques mais temidos da liga

O dia foi de sonho para o técnico Dennis Green e para os torcedores do Cardinals. Seu ataque ganhou excelentes reforços exatamente para as posiçoes mais frágeis. Nao só aconteceu o impossível, com Matt Leinart caindo de paraquedas na 10ª escolha do primeiro round, mas como tbm conseguiu dois dos melhores jogadores disponíveis para a linha de ataque e jogo de passe, o guard Deuce Lutui e o monstro tight end Leonard Pope, que tem corpo de ala pivô da NBA e é praticamente imparável na redzone.

Apenas um cometário sobre Leinart, que se tivesse entrado no draft do ano passado teria sido a escolha #1, mas que decidiu ficar um ano mais na universidade. Estima-se que Leinart tenha perdido de 10 a 16 milhoes de dolares por essa decisao, já que ano passado teria assinado um contrato extraterrestre com o 49ers.

San Francisco 49ers

O 49ers fez bom uso das suas duas escolhas no primeiro round e recrutou dos dos jogadores mais seguros e confiaveis desse draft, para duas posiçoes que tinham muita deficiencia: receivers e linebackers. Com o tight end Vernon Davis, ganha nao só um bloqueador e alvo extraordinário, como tbm ganha o melhor receiver de todo o draft. Davis tem corpo de TE mas tem velocidade, agilidade e explosao de wide receiver. Joga na linha de ataque mas é excelente como 3º ou 4º receiver no slot, causando enorme desvantagem física aos pobre corners que o marcam nessa circunstancia. Já o híbrido defensor Manny Lawson, que pode jogar tanto de defensive end quanto de linebacker, chega para exercer a segunda funçao no sistema de 4 linebackers do 49ers. Dois jogadores que começaram de titulares já no primeiro jogo do ano.

Photobucket - Video and Image Hosting
Vernon Davis, o melhor receiver do draft é 49er

New England Patriots

Sem fazer qualquer esforço, reforçou o ataque com dois dos melhores jogadores disponíveis no draft, o running back Laurence Maroney e o wide receiver Chad Jackson.

Philadelphia Eagles

Também sem fazer muito esforço, pegou o melhor defensive tackle do draft, Brodrick Bunkley e um dos melhores linhas de ataque, o offensive tackle Winston Justice.

OS PERDEDORES

Photobucket - Video and Image Hosting
O Jets nada contra a corrente e ignora Matt Leinart, recrutando Ferguson

Houston Texans

Se vc nao vai draftar um cara como Reggie Bush, que pelo menos tome vantagem disso e faça uma troca que valha a pena. Mas nao, o Houston quis provar pra todo mundo que sao a pior administraçao da NFL e simplesmente ignoraram o que era impossível de ignorar.

New York Jets

Com uma bomba relógio chamada Chad Pennington e um zero a esquerda chamado Patrick Ramsey, ignorar Matt Leinart é inconcebível e inacreditável. A guerra está aberta contra os torcedores.

Buffalo Bills

Os torcedores do Bills estao pedindo à NFL que faça um anti-doping nos seus dirigentes, para provar que eles estavam sob o efeito de substancias proibidas e que o draft foi inválido. Donte Whitner com a 8ª escolha do 1º round?! John McCargo com a 26ª?! Menos mal que conseguiram por milagre o cornerback Ashton Youboty no 3º round... Um verdadeiro desastre!!!

Chicago Bears

Trocar a 26ª escolha do primeiro round por dois jogadores medianos de defesa?! Eu pensei que o ataque fosse o grande problema do Bears... Péssima manobra!

MENÇOES HONROSAS

Photobucket - Video and Image Hosting
Vince Young chega a Titans para subtituir Steve McNair

* Ao Carolina Panthers por o excelente recrutamento do running back DeAngelo Williams.

* Ao Pittsburg Steelers por substituir Antwaan Randle El por Santonio Holmes, provavelmente o melhor wide receiver do draft.

* Ao Tennessee Titans, que ganha dois dos jogadores mais talentosos e bem contados do draft, Vince Young e LenDale White, mas que ao mesmo tempo sao as duas maiores incógnitas desse ano. A chance de serem jogadores bem sucedidos é a mesma de serem enormes decepçoes. Só o tempo dirá!

sábado, 29 de abril de 2006

E a primeira surpresa do draft: o Texans diz NAO à Reggie Bush

Photobucket - Video and Image Hosting
Super Mario Williams será a primeira escolha do draft desse ano

O MUNDO DO FUTEBOL AMERICANO ESTÁ EM CHOQUE!

Só pra queirmar nao só a minha mas a lingua de 99% dos olheiros e analistas da NFL, Houston Texans mostrou pq é considerado o pior time em administraçao da NFL.

Os Texans fecharam um contrato com Mario Williams de 6 anos e US$54 milhoes e ignoram aquele que pode ser um dos maiores running backs dos tempos modernos.

Uma má decisao e uma decisao que vai mudar totalmente a cara do draft.

A maior ironia dessa história é que o Saints estava louco para trocar a segunda escolha e nao encontrava ninguém interessado... Agora imagina agora o número de times que devem estar loucos ligando para o Saints para conseguir a segunda escolha?

Torço sinceramente que algum time melhor que o Saint faça a troca e o Bush caia numa equipe onde possa mostrar todo seu jogo, pq pensando nele com a camisa do Nova Orleans já me dá saudades daquelas tardes de sábado vendo-o com a #5 da USC.

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Bola pra frente, Amigao!

Chegou até aqui na Espanha a repercussao do Linha de Passe da última segunda-feira!

Explicando rapidamente, o âncora Paulo Soares, mais conhecido pelos seus tempos de Rádio Globo como o "Amigao da Galera" exatamente por ser um cara super gente boa e simpático, perdeu a paciência com o chefe, no caso o americano José Trajano, e simplesmente se levantou no ar e foi embora do programa.

Pra quem nao viu, aqui um link pro vídeo.

Os dois acabaram de soltar uma nota em vídeo se explicando e dando um ponto final ao episódio.

Como a Soninha bem disse no seu blog, quando vc trabalha num canal com o perfil da ESPN Brasil e com o clima que foi criado alí - clima esse que eu acredito que qualquer profissional de outra emissora gostaria de ter - dá margem pra esse tipo de reaçao tipo TV Universitária.

Mas acho que isso é o bacana da ESPN Brasil e uma coisa que eu sempre gostei e comentei quando encontrava um ou outro coleguinha de lá, esse jeito descontraído e meio que descompromissado de fazer jornalismo esportivo. Clima esse que na ESPN original, ianque, é criado artificialmente e com o mais avançado grau de tecnologia e profissionalismo. Mas que no Brasil só precisa deixar a galera ser ela mesma e curtir o que está fazendo.
World Bowl, aí vamos nós!

Photobucket - Video and Image Hosting

E falando de futebol americano, já está confirmado: dia 25 de maio parto pra Dusseldorf, para a cobertura do World Bowl XIV - a grande final da NFL Europe.

Semana que vem eu coloco aqui um preview.

terça-feira, 25 de abril de 2006

O Draft da NFL e o 49ers voltando a parecer o 49ers

Photobucket - Video and Image Hosting
O quarterback do San Francisco 49ers, Alex Smith, escolha número um do draft da NFL no ano passado.

Acontece no próximo fim de semana o Draft da NFL, ou melhor dizendo, o recrutamento dos melhores jogadores universitários que ascendem à liga profissional de futebol americano.

Pra quem nao entende muito bem de esportes americanos, as divisoes de base sao todas comandadas pelas universidades, sendo que quando o jogador termina os 4 anos da faculdade (dependendo do talento, pode sair antes disso), ele está disponível para a liga profissional do seu determinado esporte.

Os jogadores universitários nao recebem salários e se preparam durante esse tempo pensando em se tornarem profissionais, o que faz das ligas universitárias apaixonantes, com um jogo muito mais aberto e eletrizante, já que os jogadores estao alí pra mostrar do que podem ser capazes, sem todo o dinheiro que envolve na categoria de cima.

E no dia do Draft, o pior time profissional do ano passado tem o direito de ser o primeiro a escolher, pegando com isso sempre o melhor jogador. A liga mantém assim a igualdade entre os times, fazendo com que nunca tenha uma equipe que seja muito melhor durante muito tempo.

Com isso explicado, falemos do que interessa. Do meu time, o San Francisco 49ers.

O 49ers vem há alguns anos fazendo campanhas medíocres, com uma administraçao ridícula e comissoes técnicas que nao mereciam nem viver na costa oeste americana, quanto mais dirigir esse que é um dos times mais tradicionais da NFL.

Mas com a chegada do técnico Mike Nolan, ano passado, novos ares parecem que estao sendo respirados no time de Sao Francisco.

Photobucket - Video and Image Hosting
Mike Nolan comandando o 49ers ano passado

Nolan é filho de Dick Nolan, ex-treinador do 49ers nas décadas de 60 e 70 e uma das grandes mentes pensantes que ajudaram a desenvolver esquemas defensivos modernos. Vem da escolha de Bill Walsh e triunfou com Brian Billick e Marvin Lewis comandando aquela incrível defesa do Ravens de 5 anos atrás.

Mike herdou do pai a paixao pelas táticas de defesa e a fama de linha dura, ideal para botar ordem na casa do 49ers, que estava pior que a da mae Joana!

Nolan começou do zero na temporada passada. Pegou um time de elenco falido, capenga e desmotivado, com a pior campanha da NFL. Várias promessas que nao vingaram, veteranos medíocres que eram tratados como estrelas e jovens estrelas que nao honravam a mítica camisa vermelha e dourada.

De cara mudou o sistema de defesa para um agressivo 3-4, mesmo com o elenco fraco e pouco capaz de corresponder. No meio da temporada mostrou personalidade e deu um pé na bunda do linebacker Jamie Winborn, que nao quis se enquadrar no novo esquema.

Photobucket - Video and Image Hosting
O 'casca grossa' Nolan, colocando ordem na casa do 49ers

Com o ataque comandado pela escolha número 1 do Draft de 2005, o jovem e promissor quarterback Alex Smith, melhorou a campanha da temporada 2004/05, teminando o ano com duas vitórias seguidas.

Mas sua personalidade forte seria vista pra valer com o fim da temporada e o início do período de dispensa, renegociaçao e contrataçao de jogadores com contrato livre.

Mike Nolan se disfez de nada menos que 5 titulares de uma só vez.

Nao renovou com os linebackers Julian Peterson e Andre Carter e com o fullback Fred Beasley, cortou o cornerback Ahmed Plummer e negociou o wide receiver Brandon Lloyd.

E os cinco eram os que assim podiam ser chamados de estrelas, mas que de estrelar só tinham o salário. Julian Peterson é um ex-Pro Bowl que parece que desaprendeu a jogar. Ahmed Plummer, depois que assinou um contrato milionário há duas temporadas, tem contusoes seguidas e misteriosas no tornozelo. Fred Beasley comprou uma briga com o auxiliar técnico e, mesmo pedindo desculpas, foi dispensado. E Brandon Lloyd de grande promessa virou um grande fiasco, parecendo se preocupar mais com sua carreira de rapper do que como jogador profissional.

Mas mesmo com todos esses fatores, abrir mao de jogadores como esses é no mínimo um ato de muita coragem e convicçao de que suas idéias e o futuro do time está acima de nomes isolados. E isso só já vale uma salva de palmas.

Outra surpresa foi que Nolan nao contratou nenhuma das estrelas que estavam disponíveis no mercado para o time, alegando que nenhum deles apresentava o perfil de comprometimento que ele buscava para contruir sua equipe.

De significativo trouxe apenas o veterano linha de ataque Larry Allen e o wide receiver Antonio Bryant. Ambos questionaveis, já que o primeiro está velho e tem um preocupante histórico de contusoes. E o segundo é conhecido como garoto problema e mais lembrado por ter jogado uma toalha na cara de Bill Parcels do que pelos seus catchs.

Mas Nolan está convencido que Allen será fundamental para orientar a juventude e que Bryant está mais maduro e que muitas vezes foi incompreendido. Assim justifica a contrataçao de Bryant:

"A NFL está cheia de mocinhas bonitinhas jogando de wide receivers, mas como técnico de defesa que sou, esses tipos nao me metem medo. Os caras que me metem medo sao os caras que sao raçudos e que nao tem medo de competiçao. Sao esses que vao vencer os defensores na hora do "vamos ver". E Bryant é um deles."

Esse é o tipo de Mike Nolan. Um sujeito de personalidade forte e casca grossa!

Nolan aposta no draft, ou seja, na juventude para dar sua cara no novo 49ers. E por isso acabou de tomar uma decisao arriscada mas, na minha opiniao, acertada. Trocou as suas escolhas nas segunda e terceira rodadas do Draft por uma escolha extra no primeiro round. Isso mostra que Nolan quer alguém que seja titular já nesse ano. Uma manobra agressiva que fez com que ele ganhasse ainda mais minha simpatia como torcedor.

Photobucket - Video and Image Hosting
Mike Nolan observando a equipe em reformulaçao, com seu líder Alex Smith ao fundo.

Desde que Bill Walsh se aposentou, nenhum treinador do 49ers teve tanto poder e liberdade para dar continuidade a um projeto como Mike Nolan está tendo agora.

E espero que, com esse grau de seriedade e comprometimento, o time possa voltar à elite do esporte, pq dalí a gente nunca deveria ter saído!

quarta-feira, 12 de abril de 2006

Reflexoes dA NATA!

Sou fan indiscutível do Romário, o melhor jogador de futebol que já vi nessa minha breve vidinha fácil.

E nao é a toa que o Baixinho é ídolo! Olha só a frase que ele me solta numa entrevista de um dia desses, que acabei vendo no site do meu brother Rodrigo Rodrigues:

Image hosted by Photobucket.com

"Não fumo, não bebo, não cheiro, não dou (?!)... quando tem parada errada comigo, é porque tem mulé no meio!"

Esse é o Baixinho... Sensacional!!!

Amém, parcêro... amêm!

segunda-feira, 3 de abril de 2006

Nova promessa para a crise do Lixao de Saida

Image hosting by Photobucket

Deu no Daily Star de hj mais um capítulo da novela sobre o que fazer com o lixao da cidade de Saida, porto bíblico e histórico na costa do sul do Líbano.

O depósito de detritos de Saida já é uma montanha de 200 metros de comprimento, 100 metros de largura e 50 de altura que está localizada exatamente na costa há 40 anos. É um dos maiores problemas que têm a populaçao local.

Além de poluir o mar, prejudicando a pesca e diversas outras atividades, com o calor do verao o lixao infecta o ar de quase toda a cidade com um odor insuportável.

Há um ano e meio atrás, um acordo com um príncipe saudita de 5 milhoes de dólares foi feito, prometendo resolver todos os problemas. Mas até hoje, como bem diz o artigo, nada foi feito de concreto com esse dinheiro...

Image hosting by Photobucket
Ativistas do Greenpeace paralizam as atividades de incineraçao no lixao de Normandy, em Beirute.

Aqui mais dois artigos, um de junho e outro de setembro do ano passado, para entender melhor os últimos acontecimentos.

Uma vergonha o que fazem esses políticos corruptos com um país lindo como o Líbano!