sexta-feira, 18 de maio de 2007

Fazendo novos amigos

Na minha última viagem ao Líbano, em novembro do ano passado, conversando sobre futebol americano com alguns ex-colegas de ONU durante um chope num dos simpáticos bares do coração da zona boêmia da cidade, a rua Jemaize, me recomendaram o trabalho de um cara chamado Matt Maiocco, um jornalista do diário Santa Rosa Press Democrat, que cobre o San Francisco 49ers.

Encontrei o blogue dele - que realmente é excelente - e começamos a trocar idéias. E ele se mostrou extremamente surpreso com o fato de alguém do Brasil acompanhar o seu trabalho. Lhe contei a história do Líbano há algumas semanas e ela acaba de ser tema do último artigo publicado por ele.

É bacana como a internet aproxima tanto as pessoas e realmente quebra fronteiras, principalmente quando não há a barreira da língua. Durante meu período no Líbano, sempre tinha feedbacks de pessoas de todo o Brasil e de Portugal que chegavam ao meu blog depois de ouvir minhas reportagens pela rádio ou de ler meus artigos em jornais ou internet.

Não só é bacana ter essa resposta do seu trabalho vinda de tão longe e de pessoas tão diferentes, como essa relação tão próxima entre quem lê e quem escreve ajuda muito na auto-avaliação do trabalho realizado pelo jornalista. Experiência própria.

Se eu senti isso na pele mesmo estando restrito à lingua portuguesa, quem escreve em inglês hoje em dia, como o Matt, terá realmente cada vez mais leitores do mundo todo. E a resposta vinda de diversas culturas, positivas ou negativas, com certeza vai acabar criando uma avaliação muito mais ampla do trabalho, que no papel do jornal seria no máximo regional.

Após a publicação desse artigo de hoje, apareceram diversos comentários de leitores da Europa, Austrália e América Latina que ele nem sabia que existiam.

Esse tipo de coisa só faz reforçar essa idéia que tenho de que o jornalista deve sim ter um blogue e aproveitar ao máximo essa interação com o leitor para avaliar o próprio trabalho.

Boa sorte, Matt, nessa sua nova fase "global"... Fase essa que vc acaba de descobrir que nem é tão nova assim!

Um comentário:

Gabriel Mury disse...

Oi Fernando, tudo bem? Pô cara, então era de você que ele estava falando! rs Eu adoro o blog dele (ele inclusive tá linkado no meu blog), leio todo dia. É a fonte de notícias sobre o 49ers mais confiável. Realmente esse negócio de internet é fenomenal. Eu participo do forum da 49erswebzone.com e é mesmo muito legal trocar idéias com torcedores de todas as partes do mundo. E, mudando um pouquinho de assunto, eu estou contando a história dos 5 Super Bowls do Niners no meu blog. Se você puder, me diz o que achou, já que pelo que você disse, você acompanhou a Era de Ouro, não foi? Abração