CD do mês:
Easy Star All-Stars - "Dub Side Of The Moon"
Esse projeto tocado pelo selo de reggae nova-iorquinho Easy Star e seus principais produtores, Michael Goldwasser e Victor Axelrod (mais conhecidos como Michael G e Ticklah) tinha tudo pra ser mais uma daquelas dispensáveis recompilagens de discos antigos, etc e tal... afinal de contas, Dark Side of The Moon é um dos maiores clássicos da história da música e o auge do Pink Floyd em sua plenitude. Mas lá estava eu, comendo guacamole com ruffles, tomando michelada e fumando Camel com meu brother Pedro na última sexta-feira quando de repente começa o clássico Time, mas de uma forma diferente... digamos, com mais alma... mais ginga... ainda mais psicodélica! Os vocais alucinantes de Corey Harris e Ranking Joe por alguns momentos te fazem esquecer da versão original e viajar pelas praias da Jamaica.
Só depois fui descobrir que Dub Side Of The Moon é um trabalho sério feitos por artistas de primeira linha do reggae mundial... só depois fui descobrir que ali naquelas batidas alucinógenas estão envolvidos feras como Gary "Nesta" Pines (ex-Wailers), Dr. Israel, Ranking Joe, Corey Harris e The Maditations, dentre outros... Dub Side é tão psicodélico, tão bonito, tão singelo e tão bem executado (para não dizer perfeito) que te faz parar para pensar se o original não deveria ter sido na verdade um disco de reggae. Sem exageiros!
É um feito do reggae moderno, que não se atém à um só estilo, indo além do dub e flertando com o toast (reggae falado, pai do rap) e drum 'n' bass (neto eletrônico do gênero), mas sempre com um riff de guitarra e metais psicodélicos.
Dub Side nos faz repensar a essência do disco original, que resumia toda a grandeza do quarteto inglês. E na simplicidade e pureza do reggae, que transcente a realidade num transe de batidas contínuas, nos leva a um novo e inexplorado lado escuro da Lua... horas mais palpável, horas mais distânte, mas com certeza mais sincero!
Nenhum comentário:
Postar um comentário