A maioria de vocês não deve saber, mas o futebol americano de praia se tornou um fenômeno no Rio de Janeiro. Estatisticamente, poucos esportes crescem tanto quando ele em praticantes e visibilidade no nosso país. De um ano prá cá, o número de jogadores é quase quatro vezes maior e o número de times inscritos para o campeonato é o dobro de 2002.
E mais uma prova da força que o esporte está conseguindo é a notícia que tenho pra vocês. Às vésperas da estréia no IV Campeonato Estadual, com pouco mais de seis meses desde sua fundação, o Gorilas time que montamos no Posto 10, em Ipanema, é oficialmente o Departamento de Futebol Americano do Fluminense Football Club, uma das mais tradicionais instituições esportivas e sociais do país.
Quando o Gorilas surgiu com suas propostas no mínimo ousadas de trazer seriedade e comprometimento para a organização do futebol americano de praia, o esporte até então pouco reconhecido começou a mudar de cara. Ao apostar no potencial do esportes em areias brasileiras, levou os demais times a também se organizarem em prol do crescimento do futebol americano no país. Foi criada a Associação de Futebol Americano do Brasil – AFAB – organizada a I Taça Rio de Futebol Americano, tudo coincidindo com a inciciativa da NFL em mandar um de seus maiores jogadores para oficializar o apoio à prática do esporte no país.
Desde então o Gorilas foi tema de matérias jornalísticas em alguns dos maiores veículos de comunicação do país, trouxe para as areias de Ipanema e Leblon a prática do esporte e hoje, mesmo sendo um dos times mais novos da praia, já é o com o maior número de praticantes. Praticantes que agora são atletas do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense, contando com uma estrutura médica e esportiva que poucos atletas no país tem o privilégio de ter acesso. Assim como o Barcelona FC o fizera em 2001 com o Dragons e o Botafogo de Futebol e Regatas, mês passado, com o Reptiles, o Fluminense dá as mãos ao Gorilas e aposta no futebol americano praticado muito além dos EUA.
Estão todos convidados para a estréia do Fluminense Gorilas no IV Campeonato Estadual de Futebol Americano de Praia, neste sábado, às 15h, na praia de Botafogo, contra o Tijuca Fênix.
Com pequenos passos e grandes conquistas, o Gorilas vai se estruturando para se tornar um time vencedor. Alguém duvida disso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário