Mortos e Desaparecidos Políticos
O Centro de Documentação Eremias Delizoicov e a Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos organizaram e desenvolveram este site, com o objetivo de divulgar as investigações sobre as mortes, a localização dos restos mortais das vítimas da ditadura e identificar os responsáveis pelos crimes de tortura, homicídio e ocultação dos cadáveres de dezenas de pessoas durante o período da ditadura militar no Brasil (1964/85).
O site tem em sua base de dados os nomes de 383 mortos e desaparecidos, textos sobre a anistia, a guerrilha do Araguaia, a vala clandestina do Cemitério de Perus, a história das organizações de esquerda, dos órgãos de repressão e os principais fatos políticos ocorridos no período. O site tem mais de 3 mil documentos digitalizados, entre eles os produzidos no DOPS, biografias, fotos e vídeo sobre as pessoas que foram vítimas do regime civil-militar, informações sobre os militares que participaram da repressão, além de notícias atualizadas e textos especializados sobre o assunto.
Uma inciativa exemplar e comovente que torna a visita obrigatória para todos que queiram exercer de fato sua cidadania e conhecer todas as faces da história de onde vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário