sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

Falando um pouco de automobilismo, a coluna do Reginaldo Leme no Estadão de hoje é curta e grossa nas críticas à IRL (a chamada Fórmula Indy aqui no Brasil).

O assunto da coluna é o surgimento da nova "Fórmula Mundial" (antiga Cart), que resolveu abandonar de vez os ovais americanos e se internacionalizar. Abaixo uns trechinhos da culuna:

"... correr mais em circuitos mistos e ganhar status de verdadeiro automobilismo, em contraponto aos pouco esportivos ovais da IRL, que só em 2003 teve 15 acidentes graves. Um levantamento mostra que nas 87 corridas disputadas até hoje na categoria conhecida oficialmente como Indy, que conta com carros construídos especialmente para ovais, 76 pilotos foram parar no hospital com ferimentos graves. Um dado impressionante que beira a inacreditável média de um acidente grave por prova..."

"... O imponderável das corridas em ovais, principalmente as mais velozes, chega ao absurdo de a IRL ter assumido o 'desafio' de correr no Texas Motor Speedway, circuito recusado pelos pilotos da então rival Cart, que o consideravam muito perigoso, exatamente para poder tripudiar em cima disso, usando a frase 'Os homens correm no Texas'. Como promoção ate que valeu, mas o resultado desse mau entedimento do que é competição automobilística e do que é uma versão moderna dos duelos de gladiadores romanos, o que se viu foi um vôo do carro de Kenny Brack, depois de bater no de Tomas Scheckter a mais de 340 km/h, e o piloto, com múltiplas fraturas, correu risco de morte durante quase duas semanas na UTI. Até hoje não se sabe quando ele poderá voltar ou se, em consequência disso, a categoria ficará definitivamente sem um de seus 'homens' mais talentosos..."

Nenhum comentário: