sexta-feira, 5 de março de 2004

O mundial de Fórmula 1 começa esse fim de semana.

E este ano ele chega com a promessa de ser ainda mais competitivo e tbm novamente cheio de mudanças nas regras das corridas.

Apesar da Ferrari de Schumacher e Rubinho ser mais uma vez a grande favorita, muita gente aposta na McLaren para acabar com a hegemonia vermelha que já dura 4 anos. A Williams depende de seu principal piloto, Juan Pablo Montoya, e este só depende de si mesmo para começar a ameaçar as Ferraris... ou seja... precisa colocar a cabeça no lugar!

Renault e BAR correm por fora.

Já as mudanças nas regras atingem motores, eletrônica, aerodinâmica, passagem pelos pits e até a sistemática de treinos. Eis as principais diferenças:

1) Motores — As equipes poderão usar apenas um motor durante o fim de semana. A troca do motor acarreta a perda de dez posições no grid. Se a mudança for feita entre a classificação e a corrida, o carro terá que largar no fim da fila.

A Federação diz que isso vai beneficiar as equipes pequenas, porque usarão menos motores e terão forte redução nos custos. Nos bastidores, comentasse que a mudança beneficia a Ferrari, porque a equipe tem, há três anos, motores praticamente indestrutíveis.

2) Eletrônica — Foram banidos o controle de largada e o câmbio automático.

Sobre o controle de largada, não haverá mais o computador controlando o conjunto acelerador/embreagem na largada. Tudo ficará por conta dos pilotos. Há o temor da famosa gambiarra, porque foi mantido o controle de tração e é quase impossível detectar se um carro estaria ou não usando o controle de largada.

3) Classificação — O treino classificatório será em duas partes de 45 minutos, com dois minutos de intervalo entre elas. Na primeira parte, a ordem de entrada na pista será a classificação final da corrida anterior e cada piloto terá direito a uma volta rápida. Na segunda parte, eles farão outra volta rápida, entrando na pista na ordem inversa dos tempos obtidos na primeira sessão.

Há controvérsias. Entendi que as duas voltas rápidas valem para determinar a posição no grid. Muita gente, porém, pensa diferente e vê a primeira parte do treino como pré-classificação. No sábado saberemos.

4) Pneus — A escolha de pneus para a classificação e a corrida terá que ser feita até as 9h de sábado. No caso de as duas sessões de sexta-feira terem sido com pista molhada, o horário final de escolha passa para às 13h de sábado.

Essa talvez seja a decisão mais importante do fim de semana. Como vem acontecendo nos últimos anos, são os pneus que vão decidir as corridas.

O treino de classificação para o GP da Austrália acontece na madrugada de hoje e a tão esperada largada da temporada 2004 da F1 é na madrugada de sábado para domingo, com transmissão ao vivo da TV e rádio Globo.

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