terça-feira, 8 de junho de 2004

Fantasia Barrino venceu a terceira edição do American Idol



Venceu com todos os méritos, já que era realmente a melhor cantora, a melhor intérprete e certamente tbm a mais carismática. Uma mistura do suíngue e voz de Macy Gray com a atitude e energia de Tina Turner, Fantasia não tinha mesmo adversários à altura neste que é a maior show de talentos do mundo. Não só pelo fato dos candidatos serem postos à provas de fogo de todos os estilos musicais (algumas que muitos astros da música mundial nem chegariam à segunda fase), ao vivo, em cadeia de TV mundial, mas principalmente pela força que o programa conquistou na indústria fonográfica americana, que domina e dita as regras do mercado mundial.

E um dos grandes responsáveis por essa explosão de popularidade de um ano pra cá não precisou nem ganhar o concurso. Seu nome é Clay Aiken, disparado o mais talentoso e carismático de todos os cantores que um dia concorreram ao American Idol!



Clay é dono de uma das vozes mais fantásticas que o mundo conheceu nos últimos anos. Brilhante e poderosa, mas que não agride, que não cansa e que vai da suavidade e tons baixos aos altos com uma facilidade impressionante. Sua voz é tão fenomenal, que as versões ao vivo conseguem ser melhores do que as de estúdio, pq os efeitos de gravação parecem tirar um pouco do seu brilho e timbre.

Clay perdeu a final do American Idol de 2003 para Ruben Studdard, um competente e carismárico cantor de R&B, mas não mais do que isso. Mesmo derrotado por Ruben, Clay Aiken foi imediatamente pego pelo criador do programa e um dos executivos mais bem sucedidos da história recente da música mundial, Simon Fuller, que não é bobo nem nada e sabia do potencial do moleque (Simon, entre outras milhares de coisas, criou as Spice Girls e tem relacionado ao seu nome de produtor a incrível marca de 96 singles e 79 álbuns que alcançaram o primeiro lugar nas paradas dos EUA e Inglaterra).

Nada melhor do que a fusão do talento nato do artista com a oportunidade de trabalhar com um mega produtor em uma mega gravadora.

O single de estréia de Clay Aiken, "This Is the Night", acançou o primeiro lugar nas paradas da Billboard e vendeu 392 mil cópias na primeira semana, batendo o próprio Elton John. Seu álbum, "The Measure of a Man", vendeu 613 mil cópias tbm na primeira semana, alcançando tbm o topo.

E como se nã bastasse toda a parte publicitária e apelativa do programa de TV em torno dele, "The Measure of a Man" é um excelente disco de música pop. Destaques para as faixas "Invisible", "When You Say You Love Me" e "No More Sad Songs". Quem gosta de Elton John, Brian Adams, Phil Collins ou Barry Manilow tem em Clay Aiken um prato cheio.

Com a carreira bem encaminhada, Clay Aiken tem tudo para se firmar como um dos grandes nomes da música pop mundial por muito e muito tempo!

Nenhum comentário: