segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Praia, asfalto, comida mexicana, futebol americano e a maldicao das Havaianas

Findi agitado este que passou… muita historia pra contar. Fim de semana que comecou e terminou numa sala de hopital.

Tudo teve inicio na sexta-feira, quando vim pra Sin El Fil pra poder estar mais perto de Beirute e tentar resolver mais um capitulo dessa interminavel novela que eh a legalizacao dos documentos pelo governo libanes. Cedo pela manha fui ao medico, pra fazer uns exames de rotina. O consultorio eh num hospital… Aqui todo hospital tem um andar reservado para consultorios medicos particulares. Medico bacana, amigo do meu tio… Se formaram juntos. Passamos mais tempo conversando do que mesmo falando de saude… =D

De lah, mais especificamente do bairro de Achrafie, parti para Downtown Beirut onde supostamente estaria o Ministerio de Educacao Superior Libanes. Resovi ir andando, jah que andar em Beirute tem sido meu passatempo prefrido desde que cheguei aqui, ha pouco mais de 2 meses. Nao eh a toa que hoje conheco a cidade inteira, de cabo a rabo, de West Beirut a Daura, de Achrafie a Chieh, de Downtown a Hazmie, de Kourniche El Mazraa a Antelias… Tudo isso a peh, de onibus ou de “service”, que eh a versao libanesa para as vans… Eh uma mistura de taxi com lotacao… Vc pode escolher se quer usa-lo como taxi tradicional, ou entao usa-lo como “service”, que vc pergunta pra onde ele estah indo e se for para onde vc quer ir, vc paga de R$2,00 a R$4,00 e se junta ao resto da galera que estah no taxi… uma vez jah peguei um service com 6 pessoas indo para 6 lugares diferentes… um barato! Nao eh a toa que acabo conhecendo uns cantos da cidade que muito libanes nao conhece… Soh me perco mesmo quando vou para as montanhas, mas aih tbm jah eh querer demais!

Depois de cerca de meia hora de caminhada, cheguei ao predio que acabaria descobrindo que era o antigo e que o ministerio tinha se mudado para o outro lado da cidade… E entao lah vou eu pra West Beirut de service novamente… Mas dessa vez eu barganhei um taxi por um bom preco… o motorista era camarada e como nao existe taximetro vc tem que dar sempre aquela choradinha no preco, que sempre decai mais de 200% da proposta inicial… hehehe. O motorista se dipos a me esperar na saida do ministerio e me levar de volta a Sin El Fil… tudo isso por menos da metade de um taxi do Leblon para o Centro da cidade… E ainda de quebra, no meio do caminho, o sujeito me parou num primo dele que vende suco no meio da rua e ainda descolou dois copoes de suco de morango com manga sagaz, com pedacos de fruta, BOM BANGARAI, por conta da casa…

No sabado fui pela manha comprar um microondas numa promocao bacana que rolou esse findi num hipermercado local… depois almocei na casa do tio Elias. A noite fomos eu, meu primo Chafic Elias e um amigo dele, Pierre, comer comida mexicana e falar besteira… Restaurante nas montanhas… uns 15 graus paradisiacos… sai pra lah verao libanes.

E tudo acabou como comecou, quando depois de uma tarde maneirissima na praia, em Kaslik, acabei cortando meu peh dentro do supermercado e indo parar na emergencia do Hospital Notre Dame du Liban, em Jounie… 8 pontos e uma antitetanica num dos cortes mais sinistros da minha vida… e olha que sou profissa em cortes e cicatrizes… com esses 8pontos de ontem jah sao 28 que consigo contabilizar.

Lah se vao duas semanas com o peh pra cima, vendo TV e comendo besteira… Se levar em conta que aqui no libano vc tem 3 canais que transmitem futebol americano, um arabe com dois jogos ao vivo no domingo, um frances com outro jogo e a ESPN com outro jogo dominical e um na segunda, todos com reprises durante a semana, pelo menos vou ter o que assistir durante esse tempo de molho.

Eh a segunda vez que eu vou pro hospital aqui no Libano. A primeira foi na minha segunda semana aqui, quando chutei um pedregulho no meio da calcada e quase tive o dedo mindinho arrancado… dois pontinhos lights. E como da primeira vez, gracas as Havaianas, ontem o corte poderia ser evitado se eu estivesse de tenis… Coincidencia?! Sei lah… soh sei que aposentei minhas originais, pq o Libano eh perigoso demais para o uso de tais chinelinhos tao confortaveis!

Havaianas de novo, soh na praia do Leblon!

Nenhum comentário: