segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

Minhas impressoes sobre o Libano, por Angela Kallas

Estou em Beirute ha duas semanas e tentando desenhar o perfil da cidade dentro da minha cabeca.Ainda nao consegui, mas dentro do meu coracao os sentimentos comecaram a se ordenar rapidamente:de desorientacao total a uma deliciosa sensacao de estar em terra conhecida; de surpresa estonteante a uma confortavel constatacao de que, de tudo ,eu ja sabia um pouco;de temor pela distancia a certeza de que o Brasil e ali mesmo,porque encontrei identidade na familia e nos templos cristaos que tenho frequentado.
Contudo, na minha cabeca permanece ainda a primeira impressao de que estava diante de um quebra-cabecas de 10.000 pecas que nao consiguiria jamais montar,mas vejo que ja comeco a articular alguma coisa,delineando a possibilidade de vencer a bagunca que pra mim era o Libano.Simplesmente uma bagunca!
Hoje meus olhos ja se acostumaram aos contrastes com os quais se tem que conviver no dia-a-dia libanes:reconstrucoes fantasticas ao lado de ruinas de guerra, predios modernissimos ao lado de sitios arqueologicos,obras e entulhos por todo canto,ruas e avenidas com asfalto novo e perfeito e desvios incriveis e inimaginaveis,remendados, que levam voce a qualquer lugar...e voce sempre chega!
Lojas com vitrines majestosas expondo roupas de gosto duvidoso para qualquer ocidental ,mas que exacerbam os sonhos dos orientais;joalherias expondo as mais belas joias do mundo ao lado de acougues,padarias e lojas de bugigangas.
Mas o que chama a atencao e que essa cidade se caracteriza por um perfume especial de narguile e pelo cheiro inesquecivel dos exoticos temperos da cozinha libanesa.
Para minha alegria, meus ouvidos ja se acostumaram a fala gutural dessa gente e se encanta com suas musicas e com seus ritmos tao diferentes de nossa musica brasileira,mas o dificil e se acostumar a tantas buzinas que enfernizam os transeuntes e com os taxis, que sao partilhados ao longo do trajeto,que levam voce pra onde ele vai e nao pra onde voce quer ir....muito complicado tudo isso.
Vejo, no entanto, que a minha viagem vai ser inesquecivel e que o Libano jamais saira da minha vida.

Nenhum comentário: