quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Apagao nosso de cada dia

Semaninha insossa essa que se passou... sem poder andar, com o peh pra cima, passei a semana toda no meu ape vendo TV, lendo e jogando video game.

Ah... e por falar em peh pra cima, quem quiser pode ver melhor o estrago no meu fotolog.

Voltando ao assunto marasmo, pra nao ficar entediado ateh morrer, tentei montar um esquema diario de atividades domesticas... Acorando pela manha, sempre por volta das 8 horas, a primeira coisa eh tomar um banho gelado e preparar o cafeh da manha. As 9 horas, com o cafeh da manha composto por cafeh com leite de microondas (leite em poh com nescafe) e torradas com geleia de morango, ligo a TV para ver o Sportcenter, noticiario esportivo diario ESPN Internacional.

Terminado o programa, hora de lavar a louca e sentar na varanda para ler... Umas duas ou tres horas de leitura sao o suficiente para encher o saco e dar fome, o que nos leva de volta a cozinha para preparar no microondas mais um marivilhoso prato da culinaria congelada, que leva 15 minutos de potencia maxima no microondas. E o almoco eh devorado na frente da TV com World News da CNN Inglesa e da BBC.

Apos o almoco, eh a hora da siesta no sofah, vendo um filminho de sessao da tarde (hoje foi Karate Kid).

Lah pelas 3 ou 4 horas, eh a vez do Playstation 2 entrar em cena e tomar o tempo ateh umas 8h30 ou 9 horas, quando requento o que sobrou do almoco e vejo qualquer coisa que esteja passando na TV (filme, series ou esportes em geral).

Pois eh... semana agitada nao?

Pois meu esquema funcionou ateh ontem, quando o cotidiano libanes me aprontou uma surpresinha.

Como eu jah comentei por aqui, sao varios os vestigios deixados pela guerra... Predios em ruinas, telefonia e tecnologia precarias, servicos publicos praticamente inexistentes, bairros inteiros em recostrucao... e o mais comum deles, o famoso apagao!

Todos os dias falta luz aqui em Beirute. Todos os predios e casas tem geradores de energia. Aqui voce paga o aluguel e ainda paga o gerador (e como nao ha coleta de lixo publica, vc tbm tem que pagar os carinhas que recolhem lixo de dois em dois dias nos predios). E com os geradores a falta de luz soh eh sentida pois alguns segundos, ateh o dito cujo funcionar automaticamente e fazer a vida voltar ao normal.

Mesmo com a gente nao percendo quando ela volta, geralmente a falta de luz pode variar de 30 minutos a 2... 3 horas. Soh que nesta quarta-feira, durou o dia todo! E eu tenho um pequeno problema: como nao tenho fogao a gas e o gerador nao suporta a potencia do microondas, a delicia da culinaria congelada nao pode ser apreciada. E, como nao podia andar ateh o restaurante mais proximo, passei o dia todo na torradinha com geleia e suquinho de laranja... Bela dieta!
IrReal Madrid

Pra variar um pouco a conversa, vamos falar um pouquinho de futebol.

Na boa... ateh quando neguinho vai engolir essa falcatrua que eh o Real Madrid?!

Falcatrua e das grandes, cheia de pompa e de estrelas... mas soh isso! Eh um time torto... ou melhor, eh um bando torto, pq time eh tudo que o Madrid nao eh.

Aqui no fim do mundo a gente acaba tendo que acompanhar apenas futebol europeu, pq nem se fala de campeonato brasileiro. Todos os dias sao debates em espanhol, frances, ingles e ateh em arabe... ver e rever 15 vezes os mesmos jogos... e ateh agora, na Espanha, time mesmo eh o Valencia! Que partida fez contra o La Coruna, sapecando um 5 a 1 com todo o merecimento. O Barcelona tbm fez excelentes mudancas na pre-temporada e tah jogando o fino da bola... dah gosto de ver.

Quem tem jogado muito eh o velho Franca (desculpa a falta do cedilha), lembra dele, atacante do Sao Paulo? Pois eh... ele nao eh tao velho assim... mas a carequinha tah indecente! Alguem por favor diz pra ele cortar aquele cabelo e assumir de vez o testao. Mas fora a calvicie, ele tem levado nas costas o Bayern Leverkusen, na Alemanha... Tah jogando uma barbaridade!

Enquanto isso o Real continua capenga, com 4 atacantes que nao podem ser reservas... com jogadores que nao se cmpletam e que proibem qualquer tecnico de fazer um esquema de jogo vencedor. Ateh o Samuel nao tah jogando NADA, perdidinho em campo e distribuindo pontapes... Roberto Carlos parece nao ter a mesma explosao e velocidade de uns anos atras... nao sei se eh a idade chegando ou se eh mesmo o saco cheio com o time que estah jogando, soh sei que ele nao eh mais aquele monstro incansavel do lado esquedo do campo. Acho que os erros comecaram ao deixar Makelele ir embora... ele balanceava aquela meiuca.

Sei lah... acho que a crise instaurada nao eh surpresa alguma e veio ateh tarde... a hora da faxina jah passou e, se nada for feito, sinceramente eu espero apenas o pior.

terça-feira, 14 de setembro de 2004

Som: Stevie Wonder - "Dancing To The Rhythm"

segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Praia, asfalto, comida mexicana, futebol americano e a maldicao das Havaianas

Findi agitado este que passou… muita historia pra contar. Fim de semana que comecou e terminou numa sala de hopital.

Tudo teve inicio na sexta-feira, quando vim pra Sin El Fil pra poder estar mais perto de Beirute e tentar resolver mais um capitulo dessa interminavel novela que eh a legalizacao dos documentos pelo governo libanes. Cedo pela manha fui ao medico, pra fazer uns exames de rotina. O consultorio eh num hospital… Aqui todo hospital tem um andar reservado para consultorios medicos particulares. Medico bacana, amigo do meu tio… Se formaram juntos. Passamos mais tempo conversando do que mesmo falando de saude… =D

De lah, mais especificamente do bairro de Achrafie, parti para Downtown Beirut onde supostamente estaria o Ministerio de Educacao Superior Libanes. Resovi ir andando, jah que andar em Beirute tem sido meu passatempo prefrido desde que cheguei aqui, ha pouco mais de 2 meses. Nao eh a toa que hoje conheco a cidade inteira, de cabo a rabo, de West Beirut a Daura, de Achrafie a Chieh, de Downtown a Hazmie, de Kourniche El Mazraa a Antelias… Tudo isso a peh, de onibus ou de “service”, que eh a versao libanesa para as vans… Eh uma mistura de taxi com lotacao… Vc pode escolher se quer usa-lo como taxi tradicional, ou entao usa-lo como “service”, que vc pergunta pra onde ele estah indo e se for para onde vc quer ir, vc paga de R$2,00 a R$4,00 e se junta ao resto da galera que estah no taxi… uma vez jah peguei um service com 6 pessoas indo para 6 lugares diferentes… um barato! Nao eh a toa que acabo conhecendo uns cantos da cidade que muito libanes nao conhece… Soh me perco mesmo quando vou para as montanhas, mas aih tbm jah eh querer demais!

Depois de cerca de meia hora de caminhada, cheguei ao predio que acabaria descobrindo que era o antigo e que o ministerio tinha se mudado para o outro lado da cidade… E entao lah vou eu pra West Beirut de service novamente… Mas dessa vez eu barganhei um taxi por um bom preco… o motorista era camarada e como nao existe taximetro vc tem que dar sempre aquela choradinha no preco, que sempre decai mais de 200% da proposta inicial… hehehe. O motorista se dipos a me esperar na saida do ministerio e me levar de volta a Sin El Fil… tudo isso por menos da metade de um taxi do Leblon para o Centro da cidade… E ainda de quebra, no meio do caminho, o sujeito me parou num primo dele que vende suco no meio da rua e ainda descolou dois copoes de suco de morango com manga sagaz, com pedacos de fruta, BOM BANGARAI, por conta da casa…

No sabado fui pela manha comprar um microondas numa promocao bacana que rolou esse findi num hipermercado local… depois almocei na casa do tio Elias. A noite fomos eu, meu primo Chafic Elias e um amigo dele, Pierre, comer comida mexicana e falar besteira… Restaurante nas montanhas… uns 15 graus paradisiacos… sai pra lah verao libanes.

E tudo acabou como comecou, quando depois de uma tarde maneirissima na praia, em Kaslik, acabei cortando meu peh dentro do supermercado e indo parar na emergencia do Hospital Notre Dame du Liban, em Jounie… 8 pontos e uma antitetanica num dos cortes mais sinistros da minha vida… e olha que sou profissa em cortes e cicatrizes… com esses 8pontos de ontem jah sao 28 que consigo contabilizar.

Lah se vao duas semanas com o peh pra cima, vendo TV e comendo besteira… Se levar em conta que aqui no libano vc tem 3 canais que transmitem futebol americano, um arabe com dois jogos ao vivo no domingo, um frances com outro jogo e a ESPN com outro jogo dominical e um na segunda, todos com reprises durante a semana, pelo menos vou ter o que assistir durante esse tempo de molho.

Eh a segunda vez que eu vou pro hospital aqui no Libano. A primeira foi na minha segunda semana aqui, quando chutei um pedregulho no meio da calcada e quase tive o dedo mindinho arrancado… dois pontinhos lights. E como da primeira vez, gracas as Havaianas, ontem o corte poderia ser evitado se eu estivesse de tenis… Coincidencia?! Sei lah… soh sei que aposentei minhas originais, pq o Libano eh perigoso demais para o uso de tais chinelinhos tao confortaveis!

Havaianas de novo, soh na praia do Leblon!

sábado, 11 de setembro de 2004

Kick off weekend

Comecou na madrugada de ontem a temporada 2004/05 da NFL, Liga de Futebol Americano Profissional dos EUA, o mais rico e lucrativo torneio esportivo do planeta.

O futebol americano hoje eh o esporte mais popular dos Estados Unidos, vende em merchandising mais do que a NBA, MLB e NHL juntas e a sua media de publico eh uma coisa impressionante: cerca de 60 mil pessoas por jogo, o que equivale a 90% dos ingressos vendidos para toda a temporada. Pra se ter uma ideia de quanto esse numero equivale, o torneio de futebol com maior media de publico do mundo eh o ingles, com cerca de 35 mil pessoas... quase a metade. Nao eh a toa que nos ultimos cinco anos todos os times da NFL construiram ou estao construindo novos e modernissimos estadios... A grana eh muito preta!

Isso tudo pq o futebol americano e a NFL sao mais do que um esporte e uma liga... sao um espetaculo, um show. Enquanto as outras ligas americanas e os campeonatos de futebol no mundo todo apostam em calendarios longos e num numero interminavel de partidas, na NFL a temporada dura apenas 16 semanas, sendo que o campeao nao joga mais do que 18 jogos. Esporte sempre foi movido por paixao e emocao... e nao consigo ver emocao em pontos corridos como nos campeonatos europeus e agora na brasileiro... playoffs sao o que dao a graca de um campeonato.

Mas o que eu mais gosto no futebol americano sao as taticas... a batalha campal. Pra quem nao entende o esporte, eh soh comecar a ve-lo como um jogo de guerra... de conquista territorial. O ataque tentando tomar o terreno e a defesa tentando defender o seu espaco e, quem sabe numa bobeira da ofensiva, ainda tomar o territorio do atacante. Tudo isso com jogadas ensaiadas e exaustivamente praticadas nos treinos, tanto com o ataque quanto com a defesa. E se um dos dois consegue visualizar o que o outro estah tramando antes da bola ser posta em jogo, a estrategia vai pro espaco e o resultado na maioria das vezes sao pontos no marcador.

Se vc quiser entender melhor o futebol americano, suas regras, numeros e historia, eh soh conferir esse texto que eu fiz ano passado quando fundamos a AFAB - Associacao de Futebol Americano do Brasil.

O jogo de ontem foi entre dois dos melhores times da temporada passada, o campeao New England Patriots e o Indianapolis Colts. A batalha do melhor conjunto entre ataque, defesa e comissao tecnica contra o melhor ataque da NFL, comandado pelo genial armador/quarterback Peiton Manning. Mas assim como no ano passado, o unico lugar onde Manning nao conseguiu fazer suas magicas foi em Foxboro, terra do Patriots. Mesmo mostrando um retrocesso contra o jogo de corridas na primeira metade do jogo, o Patriots venceu e mostrou que estah tao afiado quanto no ano passado para conquistar o terceiro titulo em 4 anos, transformando esse excelente time, comandado pelo excepcional tecnico Bill Belichick, em uma dinastia como a do Pittsburg Steelers, San Francisco 49ers e Dallas Cowboys.

New England eh meu favorito obvio, pq se reforcou como poucos times para esta temporada... Levando em conta que, teoricamente, foram campeoes ano passado com um time pior, nao ha como nao apostar neles para chegar novamente ao Superbowl. O mais significativo reforco eh do corredor/running back Corey Dillon, recordista da NFL em corridas por um jogador que nunca chegou aos playoffs. Algumas pessoas estavam preocupadas com a eficiencia da defesa contra o jogo de corridas jah que o Patriots perdeu o zagueiro de linha/defensive tackle Ted Washington e no primeiro tempo de ontem realmente foi um problema. Mas o time voltou mais concentrado para o segundo tempo e jogou o fino, com a forca, violencia e eficiencia que vimos no ano passado.

Alem do Colts e do Patriots, os outros destaques dessa temporada sao:

*O Philadelphia Eagles, que chegou a semifinal nos ultimos 3 anos e perdeu. Para finalmente chegarem ao Superbowl eles contrataram aquele que pra muitos eh o melhor recebedor/wide receiver da liga, Terrel Owens, para fazer uma dobradinha com o excelente armador Donovon McNabb;

*O Kansas City Chiefs, que vem junto com o Colts com um dos melhores ataques da liga, no trio Priest Holmes (melhor corredor da NFL), Tony Gonzales (melhor apoiador/Tight end da liga) e Trent Green. O problema eh a defesa, uma lastima na temporada passada;

*O Seattle Seahawks, que pra muitos serah a grande sensacao dessa temporada. A aposta eh no armador Matt Hasselback, no grande corredor Shawn Alexander e numa defesa extremamente forte e bem arrumada;

*O Carolina Panthers, pq manteve a base que levou-os ao Superbowl do ano passado. Tem provavelmente a melhor defesa da liga, mas serah que jogando agora como estrelas e nao como azaroes eles vao alcancar o mesmo sucesso?

*E os favoritos a azaroes da temporada: Jacksonville Jaguars (muitos apostam na sua defesa), Cincinnati Bengals (uma das grandes supresas do ano passado e que promete chegar aos playoffs esse ano) e Green Bay Packers (que nao deveria ser visto como um azarao, pq conta com um dos maiores armadores de todos os tempos, Bret Favre).

Taih... que comecem as apostas!

quinta-feira, 9 de setembro de 2004

Um vila de erros

Ontem fui ver "A Vila", filme novo de M. Night Shyamalan, diretor de "O Sexto Sentido", "Corpo Fechado" e "Sinais".

Eu gosto do sujeito! Acho "Corpo Fechado" um dos mais injusticados filmes dos ultimos tempos e, depois da decepcao com o fraco "Sinais", esperava ansiosamente pelo seu retorno... me danei!

Minha euforia foi para o espaco muito antes de ver o filme. Quando li 90% das criticas americanas classificando-o em "C", sendo que algumas (San Francisco Chronicle, Chicago Sun-Times e New York Times) ainda muito piores, percebi que coisa boa nao estava por vir... mas ainda tinha aquela esperanca de que "critico eh tudo bundao" e o filme seria du cacete.

Mas o que se ve no cinema eh uma reedicao dos erros de "Sinais". "A Vila" infelizmente eh ruim... uma vitima da propria ambicao do diretor!

Li antes do lancamento do filme nos EUA uma entrevista do Shyamalan na Premiere Mag. e quando perguntado se nao temia que o tema "sobrenatural com um desfecho surpreendente" acabaria ficando previsivel e manjado, ele disse que ainda nao tem vontade de contar outros tipos de historias... Serah que depois dessa ele muda de ideia?

"A Vila", assim como "Sinais", eh bem sucedido no comeco em seu trabalho de manter a tensao e os sustos, com os movimentos de camera e som e trilha impecaveis. Mas, assim como "Sinais", Shyamalan erra a mao no roteiro que por fim eh superficial, amador e previsivel.

"A Vila" parece uma reedicao de "Sinais"... mato, cidade pequena, gente "inocente". E a "tatica do medo" tbm eh a mesma, tentando esconder o "monstro". Mas convenhamos, como manter a tensao depois que aquele "porco espinho" com manto vermelho aparece pela primeira vez?

Os erros sao muitos... Sobram cenas de dramalhao falso e desnecessario, onde os atores estao se esmerilhando pra tentar convencer o coitado do espectador. E se levarmos em conta que temos William Hurt, Sigourney Weaver, Adrien Brody e Joaquin Phoenix na tela, alguma me diz que o erro estah no condutor.

O conjunto da obra beira o patetico! Nem com muita boa vontade pra engolir a historinha.

Por incrivel que pareca, a unica que se salva eh a jovem Bryce Dallas Howard, filha do diretor Ron Howard, no papel da garota cega.

O que "A Vila" prova pra mim eh que Shyamalan nao tem mais nada a dizer em relacao a esse tema que ele mesmo tratou de esgotar. Que ele continua fazendo-o mesmo pela grana que ainda aparece gracas ao sucesso surpreendente e estrondoso de "O Sexto Sentido". Depois das duas ultimas decepcoes e das criticas avassaladoras, torco para que esse jovem e talentoso roteirista e diretor desca do pedestal e tente focar seu talento em coisa nova, pq ninguem mais aguenta "ver gente morta".
Som: Jorge Ben Jor - "Cowboy Jorge"

quarta-feira, 8 de setembro de 2004

O que mata eh a saudade...

Ontem comecei a reler "Carnaval no Fogo", livro maravilhoso do Ruy Castro sobre o Rio de Janeiro... Sabe aquela velha historia de quando vc nao consegue vencer seu inimigo, junte-se a ele? Entao... foi mais ou menos assim que resolvi voltar as brinlhantes linhas de Ruy Castro sobre essa cidade que eu amo tanto... Porque a saudade do Brasil, da familia, dos amigos, das mulheres de pele morena, cintura fina e rebolado facil e, last but not least, do arroz com feijao e farofa da Dona Quita, estao me consumindo cada suspiro. Fui ler a noite, quando saih sozinho pra comer uma pizza, tomar um cerveja e fumar um narguile pra relaxar a tensao.

Tava conseguindo segurar a onda ateh semana passada, mas dodoi com febre e amidalite ninguem da conta do recado. Mas a caravana passa mesmo com os caes ladrando, pq a saudade pode consumir os meus suspiros mas nunca a minha feh e a minha alma... Pois se eles querem meu sangue, terao o meu sangue soh no fim! Mas se elAs querem meu corpo, pode vir que to facinho! Pois eh... to carente aqui nesse fim de mundo!

As mulheres aqui sao bonitas, simpaticas, charmosas e sempre bem arrumadas... mas sei lah... parece que falta alguma coisa! Falta aquele olhar cinico e marrento da carioca de sandalhinha baixa, pele morena e cabelo preso, desfilando no calcadao de Ipanema... falta o jeitinho meigo e meio timido da mineirinha sempre perfumada e bem arrumada... o papo cabeca, cabelos negros e o charme despojado das paulistas... falta o sorriso facil e sotaque destruidor da loirinha sulista... AI MEU PAI DO CEU!!!

E pra piorar um pouco mais tenho os problemas burocraticos para a legalizacao meus historicos escolares e diploma... Uma maratona que parece nao ter fim. Vai pra embaixada, volta pra faculdade, vai pro ministerio de nao sei que, manda os documentos de volta pro Brasil, depois no ministerio daquilo lah... puta merda! Lah se vao dois meses e ainda nao sei se vou conseguir ateh o dia 22 de setembro, data limite da matricula na faculdade... se tu acha que a burocracia tupiniquin eh cascuda, vc precisa passar pela experiencia que to passando... pelamordeDeus!

To rezando pra tudo se resolver logo e pra essas tres semanas que faltam para o comeco das aulas passarem voando, pra poder ocupar minha cabeca com alguma coisa que preste.

Se serve de consolo, amanha comeca a temporada de futebol americano e aqui a ESPN eh a americana e nao a "Deportes", que inferniza a vida dos brasileiros que gostam de esportes yankees. Minha TV praticamente nao muda de canal. Vejo ao vivo todos os jogos da temporada de beisebol (que estah sensacional este ano), de futebol americano universitario (que comecou semana passada) e agora de futebol americano profissional, com transmissao de 3 jogos semanais (dois jogos no domingo e um na segunda). Soh alegria! Meu proximo post vai ser inclusive sobre a NFL e o que deve rolar nesta temporada.

No mais eh isso... queria agradecer a todo mundo que me escreve e manda noticias e novidades... Vcs nao fazem ideia como receber noticias de voces aih do Brasil me fazem bem... eh como recarregar as baterias... Sao nessas horas que a gente percebe o valor das nossas amizades e o quanto elas fazem falta no nosso dia a dia.

sábado, 4 de setembro de 2004

Foi mal o sumico, galera... mas uma inflamacao na garganta me tirou legal de circuito por quase uma semana.