segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

Minhas impressoes sobre o Libano, por Angela Kallas

Estou em Beirute ha duas semanas e tentando desenhar o perfil da cidade dentro da minha cabeca.Ainda nao consegui, mas dentro do meu coracao os sentimentos comecaram a se ordenar rapidamente:de desorientacao total a uma deliciosa sensacao de estar em terra conhecida; de surpresa estonteante a uma confortavel constatacao de que, de tudo ,eu ja sabia um pouco;de temor pela distancia a certeza de que o Brasil e ali mesmo,porque encontrei identidade na familia e nos templos cristaos que tenho frequentado.
Contudo, na minha cabeca permanece ainda a primeira impressao de que estava diante de um quebra-cabecas de 10.000 pecas que nao consiguiria jamais montar,mas vejo que ja comeco a articular alguma coisa,delineando a possibilidade de vencer a bagunca que pra mim era o Libano.Simplesmente uma bagunca!
Hoje meus olhos ja se acostumaram aos contrastes com os quais se tem que conviver no dia-a-dia libanes:reconstrucoes fantasticas ao lado de ruinas de guerra, predios modernissimos ao lado de sitios arqueologicos,obras e entulhos por todo canto,ruas e avenidas com asfalto novo e perfeito e desvios incriveis e inimaginaveis,remendados, que levam voce a qualquer lugar...e voce sempre chega!
Lojas com vitrines majestosas expondo roupas de gosto duvidoso para qualquer ocidental ,mas que exacerbam os sonhos dos orientais;joalherias expondo as mais belas joias do mundo ao lado de acougues,padarias e lojas de bugigangas.
Mas o que chama a atencao e que essa cidade se caracteriza por um perfume especial de narguile e pelo cheiro inesquecivel dos exoticos temperos da cozinha libanesa.
Para minha alegria, meus ouvidos ja se acostumaram a fala gutural dessa gente e se encanta com suas musicas e com seus ritmos tao diferentes de nossa musica brasileira,mas o dificil e se acostumar a tantas buzinas que enfernizam os transeuntes e com os taxis, que sao partilhados ao longo do trajeto,que levam voce pra onde ele vai e nao pra onde voce quer ir....muito complicado tudo isso.
Vejo, no entanto, que a minha viagem vai ser inesquecivel e que o Libano jamais saira da minha vida.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

Vespera de Natal saudosa e caipira



Meus amigos me definem melhor do eu poderia. O Bebe, por exemplo, em seu testemunho no Orkut me definiu como uma "mistura de carioca malandrão, mineirin du interiorrrr e com uma pitada de turco louco". Jah o Vini preferiu usar a expressao "roceiro" que "de tecnico de radio do interior de minas virou mestre de cerimonias na cidade maravilhosa".

Realmente nao ha como negar... eu tenho muito de caipira nesse sangue fervente que pulsa em minhas veias. Mas tbm pudera... foram quase 10 anos morando no interior de Minas, numa fase onde vc praticamente forma toda sua personalidade, dos 10 aos 18 anos. De interiorano mineiro eu herdei a sinceridade, romantismo, honestidade, simplicidade, educacao, cordialidade, respeito pelos mais velhos e mais humildes, o gosto pela tranquilidade, pela roca, pela cerveja de garrafa, pelo pastelzinho do mercado, pela conversa descompromissada com o dono da farmacia e da paradaria, a cumprimentar todo mundo que olha pra mim e o gosto por musica country.

Pois eh... nao gosto de musica sertaneja, mas me amarro muito em musica country americana. Garth Brooks, Tim McGraw, Alan Jackson, Rascal Flatts, Diamond Rio, Keith Urban, Dixie Chicks... Nao ha um dia sequer que nao coleque pelo menos uma ou duas musiquinhas desses caras no meu walkman. O que eu mais gosto eh o alto astral, o romantismo, a simplicidade e a honestidade das letras, sempre embaladas por um ritmo que eh perfeito pra dancar e se divertir.

An' I'm lettin' go of all my lonely yesterdays.
I've forgiven myself for the mistakes I've made.
Now there's just one thing, the only thing I wanna do, mmm, mmm.
I wanna love somebody,
Love somebody like you.

Yeah, I wanna feel the sunshine,
Shinin' down on me and you.
When you put your arms around me,
You let me know there's nothing in this world I can't do...


Jah nao sinto o mesmo com musica sertaneja... acho que o ritmo nao combina muito com portugues alem de na maioria das vezes a breguice ser predominante.

Mas entao... isso tudo foi soh pra explicar como comecou minha vespera de Natal. Com muita chuva, frio e musica caipira. To comecando a me cansar de ser o Mirandinha beirutano, tendo que pegar todos os dias 3 onibus pra chegar ao trabalho (e outros 3 pra voltar pra casa). E o pior eh que nao consigo encontrar apartamento aqui perto do centro por um preco razoavel... Eh tudo muito caro e, quando eh barato, eh uma porcaria. E meu ape lah em Zouk tah tao bem arrumadinho que dah ateh pena de troca-lo por um pior.

Mas entao... dia 24 de dezembro e eu aqui na ONU trabalhando. Quarta-feira fui novamente para o sul, mas dessa vez sem mamae... fui pra "Linha Azul", nas dependecias da ONU entre Israel e Libano... Devo trabalhar lah no proximo verao.

Hoje vim pro trabalho ouvindo musica country... tantas lembrancas... quanta saudade!

I wake up and tear drops
They fall down like rain
I put on that old song we danced to and then
I head off to my job
Guess not much has changed
Punch the clock

Head for home
Check the phone, just incase
Go to bed
Dream of you
That's what I'm doing these days...


Feliz Natal, pessoal... um abraco apertado a todos vcs que acompanham aqui, de vez em quando, essa minha aventura aqui nessa terra tao louca e distante. O amor de vcs eh o que me mantem vivo!
Por do sol maravilhoso que eu fui obrigado a registrar na ultima quarta-feira.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

A comunidade que faltava na minha lista do Orkut!

terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Y flota, y flota el pinche gusanooo... Y NO VA PARAAAR!!!



Uma das tres garrafas de Mezcal que detonamos na minha festinha de cumpleanos.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Welcome momy!



Vai aih um update pra todo mundo aih na terrinha que quer saber noticias da minha mae e nao para de me mandar emails.

Mamae chegou na segunda-feira passada. Tanta mala que parecia que estava vindo de mudanca... e umas malas vermelhas maravilha que soh vendo! Vai ver eh pra combinar com o ambiente "CHEGUEI" caracteristico libanes. Mas tudo bem... pelo menos ela gostou do meu ape! Pena que com o trabalho aqui na ONU pegando pesado e as pesquisas do mestrado nao menos sinistras, nao possa ficar o dia todo com ela... Mas a sorte eh que a baixinha eh independente que soh vendo. Jah conhece toda a vizinhanca e anda por todos os lados sozinha, mesmo sem falar uma palavra de arabe. Seu ingles me surpreendeu... Esta conseguindo se comunicar com muita facilidade. Soh alegria. Tivemos jantares e almocos essa semana para recepciona-la e ontem, Domingao do Libanao, aluguei um carro para leva-la ao sul, a Saida, uma das principais cidades do Fenicios e Cananeus ha mais de 2 mil anos, onde muito da historia da igreja catolica foi escrita em passagens de sao Paulo, sao Pedro e do proprio Jesus e sua mae Maria. Pra quem cre, uma viagem inesquecivel. E encerramos num restaurante libanes maravilhoso em Kaslik, pertinho da minha casa, comendo comida tipica local e fumando um bom narghile.

Essa semana coloco as fotos no fotolog, tanto da viagem quanto da minha festinha de aniversario que BOMBOU!!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2004

OBRIGAAADO!

Mais de 100 scraps, uns 30 emails, quase 10 telefonemas e um jantar mexicano com os 4 melhores amigos que um brasileiro no Libano desejaria ter. E como se tudo isso nao bastasse para fazer meu aniversario perfeito, ontem eu recebi o melhor presente possivel, a confirmacao do meu trabalho na ONU.

Obrigado a todos voces, meu amigos, que se lembraram de mim ontem durante o dia todo e fizeram um esforcinho pra poder me desejar um feliz aniversario. Tenham certeza que todas as mensagens tiveram uma importancia especial e me fizeram um bem danado.

Beijo enorme, galera! A saudade eh imensa!

terça-feira, 7 de dezembro de 2004

Eid Miled Saeid!

Feliz aniversario, Fernandinho! Eh amanha... 26 aninhos... quase um baby! Vou fazer uma festinha proximo sabado, na casa do meu amigo mexicano Ramon. Nada demais... soh pra reunir mesmo a galera, tomar umas margaritas e caipirinhas, falar umas besteira e dar um tempo para a depre, que jah tah enchendo o saco.

Depois de uma segunda-feira negra, cheia de decepcoes, hj o dia amanheceu ensolarado, sem as tais lagrimas da musica abaixo, pq a vida eh muito curta pra ficar se lamentando. Tem coisas que a gente nao consegue explicar... que acontecem de uma certa forma que parecem ter sido moldadas pelas maos de Deus. Ontem no fim da tarde, vendo que eu estava mega depre, Ramon mostrou pra que servem os amigos e me levou pra um pub super maneiro em Achrafie, onde bebemos Guinness e conversamos por horas sobre futilidades, apagando da memoria qualquer vestigio de saudades e lamentos. E como se nao bastasse, conheci uma jornalista libanesa super descolada, com quem troquei varias ideias sobre uma reportagem que estou produzindo e acabamos fechando uma parceria. Vamos faze-la juntos!

As vezes nossas vidas se confundem com essas musicas tristes... Vc acende umas velas, um incenso, pega uma taca de vinho e olha a chuva caindo lah fora pela janela do seu quarto, pensando em milhares de coisas e em nada ao mesmo tempo... Rezando para o tempo passar mais rapido. Mas essas noites passam e novas manhas amanhecem, com novas portas para serem abertas, cheias de novas oportunidades, novas pessoas, novos caminhos e novos sorrisos... Vc soh precisa saber viver!

sábado, 4 de dezembro de 2004

Som: Rascal Flatts - "These Days"

Hey baby, is that you?
Wow, your hair got so long
Yeah, yeah, I love it, I really do
'Norma Jean', ain't that the song
We'd sing in the car
Drivin' downtown, top down
Making the rounds
Checking out the bands on Doheeney Avenue

Yeah, life throws you curves
But you learned to swerve
Me I swung and I missed
And the next thing ya know
I'm reminiscin' dreaming old dreams
Wishing on wishes
Like you would be back again

I wake up and tear drops
They fall down like rain
I put on that old song we danced to and then
I head off to my job
Guess not much has changed

Punch the clock
Head for home
Check the phone, just incase
Go to bed
Dream of you
That's what I'm doing these days

Someone told me after college
You ran off to Vegas
You married a rodeo cowboy
Wow, that ain't the girl I knew
Me I've been a few places
Mostly here and there once or twice
Still sortin' out life, but I'm doing alright
Yeah, it's good to see you too

Hey girl, you're late
And those planes, they don't wait
But if you ever come back around
To this sleepy old town
Promise you'll stop in
To see an old friend
And until then...

I wake up and tear drops
They fall down like rain
I put on that old song we danced to and then
I head off to my job
Guess not much has changed

Punch the clock
Head for home
Check the phone, just incase
Go to bed
Dream of you
That's what I'm doing these