Welcome to the jungle!
Se Beirute é a "Paris do Oriente Médio", pq Paris não pode ser a Beirute Européia?
A piadinha de mau gosto em cima desses estereótipos estúpidos, serve pra dar uma noção da explosão de violência nos suburbios da capital Francesa. Porque se vc compara um lugar com Beirute, o que é a primeira coisa que te vem a cabeça?
A verdade é que desde o fim da guerra civil, há quase 15 anos, Beirute é uma das cidades mais seguras que eu já conheci. Fora o clima tenso nos meses após a morte de Hariri, com algumas bombas usadas claramente para assustar e não machucar a população, viver em Beirute é uma tranquilidade só. Não há criminalidade, o povo é simpático e acolhedor, e a qualidade de vida é excelente.
Mas quando vc tenta contar isso pra qualquer pessoa que nunca tenha estado no Líbano, a primeira reação é uma gargalhada, achando que vc está de brincadeira. Assim funciona o esteriótipo... Uma vez que a fama pega, compadre, tás lascado!
Enquanto isso na Europa, primeiro mundo, berço da civilização, a polícia racista e despreparada leva a morte de 2 adolescentes negros e o país vira de cabeça pra baixo. O que começou há uma semana em alguns suburbios isolados de Paris, se espalhou para outras cidade e ontem chegou ao seu pior dia, quando os conflitos atingiram bairros residenciais da capital. Pra ver um lado mais humano e pessoal de tudo que tá rolando, vale um pulo nesse blog.
Enquanto isso Beirute vive tranquila mais um domingo de outono, com as famílias caminhando pelo calçadão da praia e os amigos fumando narguile nas sacadas dos apartamentos... Por quanto tempo, não se sabe, mas pra que pensar nisso agora? O melhor é relaxar e curtir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário