terça-feira, 5 de setembro de 2006

De Leve - O bom humor e malandragem no melhor do hip hop carioca!

Photobucket - Video and Image Hosting

Morar fora do Brasil têm dessas... vc sai do circuito e perde ou deixa de conhecer várias produçoes culturais bacanas, entre música, cinema e teatro.

Mas antes tarde do que nunca conhecer o trabalho do De Leve, que mais uma vez mostra que vale a pena assinar a Carta Capital, mesmo do outro lado do Atlântico. Pq por incrível que pareça eu fiquei sabendo do De Leve por uma nota na revista, elogiando seu novo disco, "Manifesto ½ 171".

Busquei no Google, encontrei o site oficial, baixei o disco (disponibilizado gratis pelo próprio artista) e fiquei dando risada durante toda a manha de hoje.

Com seu jeito debochado e sacana, Manifesto ½ 171 é uma prova de que o rap nao precisa ser trágico e pesado para ser crítico - como Racionais e cia. Esbanjando essa tal da malandragem carioca que Marcelo D2 gostaria tanto que existisse no seu novo disco, De Leve tem a criatividade, bom humor, ginga, suíngue e, principalmente, a qualidade que o hip hop carioca (e brasileiro) precisa.

Manifesto ½ 171 nao só é um dos melhores discos de hip hop brasileiro de todos os tempos, como uma das melhores produçoes musicais do Brasil nos últimos anos.

Descompromissado, lembra a molecagem dos bons tempos do Beastie Boys quando parece querer sacanear e rir de todo mundo, inclusive de si mesmo. Tudo isso com uma simplicidade genial ("Mulé cê quer um papo cabeça? Liga pro Pedro Bial! Não me formei na PUC, fugi da Federal" ou em "É um caô fudido, tudo aquilo que eu faço e em que eu tô metido").

Ri da previsibilidade da nossa sociedade, com suas babaquices;

"você é jornalista a família acha lindo
exemplo pros irmãos, pela mãe sempre bem vindo
tira mó onda no choppinho da sexta
mas o que ninguém sabe é que cê trabalha no Extra
e o jornal é uma bosta
você tem asessoria nas costas
o que cê escreve é deprimente
mas tira onda quando tá com a gente"


Hipocrisias;

"não guento mais ver velho pançudo em Volvo
cuma gatinha de 20 grudada que nem um polvo
distribuindo dólar igual saco de doce
em Cosme e Damião como se seu dia fosse
mas que adianta ficar rico e ter de bens
2 iates, 3 prédios e 1 Mercedes Benz
se todos estes vintéms
só vêem depois de velho e cê não vive bem, hein?"


Obviedades;

"Dizem que vida é um dom mas eu não sou Pedro
pedem pra eu fazer direito mas eu sou meio esquerdo
eu não tenho nada de bom, de ruim também não
sou normal igual você, almoço sem lavar a mão
não me dou tão bem com minha irmã nem com meu irmão
mas vivo alegre que nem Branco com seu bando de armação
eu queria era viver sem neurose
mamãe tem um monte delas: depressão e psicose
sem contar dor na lombar e um pouco de lordose"


Valores morais;

"Mulheres têm interesses diversos, desejos imersos
querem flores no aniversário junto com versos
no verso do bilhete e fazem piquete
pra usarmos desodorante, xampu e sabonete
Magali não espera nada disso
apenas abana o rabo e vira a barriga sem querer compromisso
deita na entrada da porta e me espera sair
com sua manchas no dorso e o rabo a sacudir
Magali, Carol, Bisteca e Chuleta
São 4 coisas que eu mais gosto no planeta"


E até sobre política!

"Enquanto eu ouço rádio perde o pênalty Baggio
somos campeões mas em que, cê sabe? Não.
desigualdade, baixo salário.
desemprego ou emprego precário
metem no rêgo dos otários
as leis são como teias de aranha
predem o pequeno inseto na manha
mas o grande fura esta e nem se arranha
porque rico que é rico não é preso
bota um substituto e bebe champanhe em Miami ileso"


Além, é claro, de sacanear apenas por sacanear:

"mulé, pra que escova progressiva
quando é mais barato alisa-lo com saliva?
não, não precisa ficar agressiva
eu te amo feia assim mesmo, você é minha diva"

"Cê se acha bonito mas... Tu é feipa
Tua mãe te acha bonito mas... Tu é feipa
Cara feia pra mim é fome e cê comeu alho
porque tu é feipacaralho"


Se vc ainda nao conhece De Leve, baixe Manifesto ½ 171 e disfrute do melhor do hip hop brasileiro.

Nenhum comentário: