segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Voltando a se emocionar!

Photobucket - Video and Image Hosting
Chad Williams comemora um de seus 2 sacks na vitória de ontem contra o Rams. O 49ers têm novamente motivos para acreditar e se empolgar com seu time.

Foi em 1998 a última vez que me havia emocionado com futebol americano... Que havia realmente me empolgado e tinha durante toda a semana aquela ansiedade e o frio na barriga, esperando o próximo fim de semana, para ver aquele trio formado por Garrison Hearst, Jerry Rice e Steve Young entrar em campo.

2001 e 2002 foram tbm anos em que o 49ers fez boas campanhas, mas nao sei... talvez por estar mal acostumado com os times anteriores, Jeff Garcia e a marra de Terrell Owens nao terminavam de me convencer e eles tao pouco fizeram muito esforço para ganhar a confiança da torcida.

No ano seguinte fomos apresentados à bomba relógio Owens e, nao sei se apenas coincidentemente, o time começou a afundar, chegando ao fundo do poço em 2004, quando ganhamos apenas 2 jogos e fomos o pior time da NFL.

Má administraçao, péssimas comissoes técnicas, recrutamentos desastrosos... Aquele que entao foi o melhor time da década de 80 e do início dos 90 tinha se transformado em um modelo de desorganizaçao e descompromisso, sem nenhuma espécie de planejamento ou seriedade... Até escândalos como os do vídeo "motivacional" com conteúdo preconceituoso em plena capital mundial da tolerância e liberdade de expressao, foi possível... Enfim... Um desastre completo!!!

Mas que começou a mudar de cara ano passado, com uma série de mudanças em altos postos administrativos, que mudaram a cara do clube por dentro e escutaram o conselho do ex-treinador e mestre, Bill Walsh, trazendo entao seu preferido Mike Nolan para comandar a equipe.

Nolan foi tema de um tópico que escrevi aqui nesse blog no mês de abril, pelo que ele fez na temporada passada e o que estava fazendo na preparaçao para esta temporada. Se vc buscar uns posts abaixo, encontrará meu texto que tinha uma empolgaçao comedida, pq como bom botafoguense nao me deixo empolgar com facilidade.

Photobucket - Video and Image Hosting
Mike Nolan, botando ordem na casa

Ele é filho de Dick Nolan, ex-treinador do 49ers nas décadas de 60 e 70 e uma das grandes mentes pensantes que ajudaram a desenvolver esquemas defensivos modernos. Mais que sobrenome, Mike tinha o aval de Walsh e um histórico de respeito pelo que fez ao lado de Brian Billick e Marvin Lewis comandando aquela incrível defesa do Ravens de 5 anos atrás. Mike herdou do pai a paixao pelas táticas de defesa e a fama de linha dura, ideal para botar ordem na casa do 49ers.

Mas o ano passado serviu mais para que ele chegasse e conhecesse o time, a organizaçao, os atletas e, principalmente, para que todos os anteriores o conhecessem e soubessem muito bem quem estava assumindo o comando da equipe.

Tanto que a operaçao renovaçao radical foi posta em prática com o fim da temporada.

Nolan mandou embora cinco jogadores que no passado foram escolhas de primeiro round feitas pelas administraçoes anteriores e que recebiam muito mas que, ou nao jogavam nada ou estavam vivendo de passado (Mike Rumph, Andre Carter, Julian Peterson, Rashaun Woods e Ahmed Plummer).

E ao apostar na juventude, manteve os veteranos que exercem liderança positiva no elenco, como Bryant Young e Derek Smith, além de trazer Larry Allen e Walt Harris.

Nolan tbm confiou nos seus instintos e apostou alto em dois jogadores jovens mas que causavam enorme preocupaçao, um pelo seu estado físico e outro pela atitude.

O primeiro, running back Frank Gore, que era estrela nos Hurricanes da Universidade de Miami, mas que sofreu uma grave lesao no joelho e ninguém acreditava que poderia aguentar as pancadas, principalmente por ser um running back à moda antiga, de força, impactos constantes e explosao muscular.

O segundo o wide receiver Antonio Bryant, um garoto que tbm foi estrela na universidade, sendo considerado o melhor WR do país em 2001, mas que teve problemas nos seus primeiros anos na NFL por problemas fora de campo com o o técnico Bill Parcels, do Dallas Cowboys. Enquanto muitos achavam que Bryant poderia ser uma nova bomba relógio como Terrell Owens, Nolan apostou nele, dizendo que os problema que Bryant teve foram por imaturidade e que, muitas vezes ele foi incompreendido:

Photobucket - Video and Image Hosting
"A NFL está cheia de mocinhas bonitinhas jogando de wide receivers, mas como técnico de defesa que sou, esses tipos nao me metem medo. Os caras que me metem medo sao os caras que sao raçudos e que nao tem medo de competiçao. Sao esses que vao vencer os defensores na hora do "vamos ver". E Bryant é um deles." Disse Mike Nolan sobre Antonio Bryant.

Mas talvez a aposta mais perigosa de Mike Nolan tenha sido no jovem quarterback Alex Smith, primeira escolha do draft de 2005 - que fez uma temporada desastrosa ano passado. Enquanto a maioria dos novatos leva uma ou duas temporadas atrás de um quarterback veterano até serem titulares, Nolan apostou no moleque durante toda a temporada e Smith nao teve medo da responsabilidade. Mesmo apanhando e sofrendo humilhaçoes em quase todos os jogos, ele nao jogou a toalha e esteve em campo (menos nos jogos em que estava contundido).

Para cuidar de Alex Smith, Nolan trouxe um dos melhores treinadores de quarterback da NFL, Norv Turner, que assumiu como novo coordenador de ataque. Turner é um dos mais experientes e criativos coordenadores de ataque da NFL, sendo que é tbm um dos melhores treinadores de quarterbacks que a NFL conheceu na última década. Aquele ataque incrível do Cowboys foi obra dele. Troy Aikman diz abertamente que o maior responsável pelo seu sucesso como QB na NFL foi Norv Turner. Aikman inclusive convidou oficialmente Turner para fazer o discurso de abertura na cerimônia em que ele entrará para o Hall da Fama. Junto com Turner, veio tbm um quarterback experiente e rodado, Trent Dilfer, para tirar um pouco da pressao de Smith caso as coisas se complicassem.

E a pré-temporada foi de altos e baixos, com jogos bons e ruins, que nao tiraram a interrogaçao do ar para o início da temporada regular... a pergunta continuava a mesma: será melhor o 49ers esse ano? Estará o time com Mike Nolan no caminho certo?

E veio o primeiro jogo da temporada, fora de casa, contra o Arizona Cardinals.

E com o começo de uma nova temporada os torcedores de San Francisco e de toda a NFL puderam conhecer um novo 49ers.

Photobucket - Video and Image Hosting
O veterano Trent Dilfer (nº12) comemora com Alex Smith o primeiro TD marcado pelo garoto, contra o Cardinals

Alex Smith é um jogador totalmente diferente do que vimos ano passado. Teve uma atuaçao segura e com muita personalidade. Lançou para 288 jardas, marcou um TD e - pasmem - NENHUMA interceptaçao. O QB do 49ers se mostrou confiante e o seu único passe ruim dos 40 que tentou foi o segundo da partida, nos primeiros minutos do jogo, quando os nervos estao a flor da pele.

Ao lado de Smith, Frank Gore fez um jogo FANTÁSTICO! Ficou em campo todo a partida, tomou muita pancada e mostrou a todos que está em perfeita forma física e que a sua contusao é coisa do passado.

O 49ers perdeu o jogo mas ganhou a confiança da torcidade nesse ataque promissor. Mas o grande problema ainda mora na defesa, que apesar de ter conseguido parar a corrida do Cardinals, foi terrível na secundária e no pass rush.

Que viesse o segundo jogo, em casa, contra o St Louis Rams, um adversário melhor que o Arizona e que serviria como um teste ainda mais definitivo para esse novo time.

E ontem, com o estádio lotado, o San Francisco 49ers despachou o Rams, mostrando MUITO MAIS do que se esperava dessa jovem equipe.

Photobucket - Video and Image Hosting
Mark Bulger sofrendo um dos seis sacks que a defesa do 49ers conseguiu no jogo de ontem

O ataque funcionou ainda melhor do que no primeiro jogo, com Gore endiabrado novamente e Smith mostrando um jogo ainda melhor, inclusive com um passe maravilhoso de 72 jardas para um touchdown do seu novo melhor amigo Antonio Bryant.

Photobucket - Video and Image Hosting
Bryant após receber o passe de 72 jardas que terminou em touchdown

Bryant esse que se mostrou nervoso com Smith em diversas partes do jogo, mas que se vê claramente que é uma exigência até entao saudável pelo seu alto nível de competitividade e vontade de vencer. Antonio Bryant sente que está num time de futuro e, principalmente, sabe do que Smith é capaz! Tanto que Bryant conseguiu mais de 100 jardas em ambos os jogos.

Alex Smith jogou muito bem, com a ajuda da linha da ataque e da sua mobilidade, sem sofrer nenhuma interceptaçao ou sack dessa defesa do Rams que DESTRUIU o fortíssimo time do Broncos semana passada.

Tanto Gore quanto Bryant estao entre os cinco melhores running backs e wide receivers da NFL neste começo de temporada, Gore com 214 jardas corridas e Bryant com 245 jardas recebidas.

Photobucket - Video and Image Hosting
O tanque Frank Gore, numa das suas explosivas corridas

Mas a grata surpresa do dia foi a sólida atuaçao da defesa, que sacou o quarterback do Rams SEIS VEZES, com destaque para o rookie Manny Lawson, que terminou com 2 sacks. Vale tbm destacar a atuaçao do veterano Bryant Young e de Marques Douglas, que explodiram a linha de ataque do Rams durante toda a partida.

A secundária ainda mostrou ser frágil, mas Tony Parrish voltou a jogar bem, Chad Williams foi muito bem em blitz e o veterano Walt Harris fez uma atuaçao impecável!

Semana que vem o 49ers enfrenta seu primeiro desafio contra um dos times de elite da NFL, em casa, contra o Philadelphia Eagles. Mas independente do resultado do próximo domingo, os fãs do 49ers já tem motivos para sorrir de novo. Isso pq vêem em campo um time jovem que esbanja talento e, principalmente, garra e vontade de vencer!

Photobucket - Video and Image Hosting

Esse ano o 49ers vai ser uma pedra no sapato de muito cachorro grande da NFL... E pq nao acreditar que o primeiro deles será o Eagles?

Nenhum comentário: