sábado, 2 de setembro de 2006

Are you ready for some football?

Começa hj a temporada de futebol americano nos EUA. Começa hoje com a apaixonante e emocionante liga universitária, uma semana antes da competitiva e milionária liga profissional.

Entao vamos por partes e hoje falemos de futebol americano universitário, o berço das grandes estrelas, onde os jovens talentos mostram que podem dar o próximo passo rumo à NFL e se tornar um novo Joe Montana, Deion Sanders ou Ray Lewis.

Este ano todas as atençoes estao voltadas ao mais tradicional, importante e popular programa de futebol americano universitário dos EUA, o da University of Notre Dame. Pra se ter uma noçao da popularidade e importancia da Notre Dame, ela pode ser dar ao luxo de nao fazer parte de nenhuma conferencia e de fazer seu próprio calendário, escolhendo a dedo seus adversários. Além disso, tem seu próprio contrato de transmissao televisiva com a NBC, que transmite para todo o país os jogos que a universidade faz em seu monstruoso estádio, com capacidade para 80 mil pessoas, maior que a maioria dos estádios de equipes da NFL.

E esse ano a espectativa é enorme pq há 10 anos os Fighting Irish de Notre Dame nao estava na lista dos 10 favoritos ao título e desde 1993 nao tinham uma temporada invicta, como tiveram no ano passado. E o motivo de tanta empolgaçao tem um nome: Brady Quinn, o quarterback estrela que trouxe de volta o orgulho e a mística dos quarterbacks de dourado e azul, mesmo uniforma que já vestiram Joe Montana, Joe Theismann, Johnny Lujack, Angelo Bertelli, John Huarte, Paul Hornung e dezenas de outros atletas, principalmente na primeira metade do século XX. Notre Dame é conhecida como o lugar onde a posiçao de QB como conhecemos hj foi formada e desenvolvida.

Brady Quinn é o grande favorito esse ano para conquistar o Heisman Memorial Trophy Award, o troféu dado ao melhor jogador universitário do ano, além de estar tbm no topo das previsoes para o recrutamento da NFL 2007. Quinn é um exemplar raro para a posiçao de quarterback, extremamente forte e atlético, com um corpo que mais lembra um linebacker - 1,93m e 110 kg. E a explosao de Quinn ano passado pode tbm ser explicada pela chegada do novo treinador, Charlie Weis, que foi o tutor daquele que hoje é uma das maiores estrelas da NFL, o tbm quarterback Tom Brady, do New England Patriots.

Além de Brady Quinn, o eletrizante e praticamente imparável ataque do Irish conta com um dos melhores wide receivers da liga, Jeff Samardzija, e com o excelente running back Darius Walker. O problema da Notre Dame está na defesa, principalmente após a desastrosa derrota no Fiesta Bowl para a Ohio State.

Será dessa vez que o Fighting Irish dará a volta por cima?

Se depender da Ohio State, a resposta é nao!

Os Buckeyes sao o único time no país com mais expectativas do que a Notre Dame, sendo indicado pelos analistas como a grande favorita do ano. Mesmo tendo perdido para a NFL suas maiores estrelas daquela que foi a 5ª melhor defesa do ano passado, três delas no primeiro round do draft - o cunhado de Brady Quinn, A.J. Hawk, além de Bobby Carpenter e Donte Whitner - o time da Ohio State ainda é considerado o time a ser vencido. Pq? Porque contam com dois dos melhores jogadores do país no seu ataque, o quarterback Troy Smith e o fantástico wide receiver Ted Ginn Jr, ambos tbm entre os favoritos na corrida pelo Heisman Trophy.

Após a ida do quarterback do Texas Longhorns, Vince Young, para a NFL, Troy Smith é hoje a maior dupla ameaça da NFL na posiçao de quarterback, já que além de exímio lançador, ele tem a velocidade e agilidade de um running back de elite!

Além de Young e Ginn Jr, olho vivo em uma estrela que pode surgir no backfield do Buckeyes esse ano, o jovem running back Chris Wells.

Após Ohio e Notre Dame, vem Texas com sua série de 20 jogos invictos, a maior da história do futebol americano unversitário. Mesmo tendo perdido Vince Young, os Longhorns ainda contam com um excelente time, comandado principalmente pelo melhor linha de ataque do país, o tackle Justin Blalock. No lugar de Young, o time deve ter o talentoso Colt McCoy, que é novo, inexperiente e possue um estilo diferente de Young, mas que conta com Blalock para protegê-lo.

Olho vivo tbm nos Auburn Tigers, que conta com um dos melhores trios de ataque do país, com o QB Brandon Cox, o WR Courtney Taylor e um dos melhores running backs da liga, o fantástico Kenny Irons.

Tbm no topo dos rankings dos favoritos estao os West Virginia Mountaineers, liderados pelo running back Steve Slaton, provavelmente o jogador mais subestimado da atualidade. Junto com Slaton está Pat White, um dos melhores quarterbacks da atualidade.

California tbm aparece forte e com grandes expectativas, principalmente pela nova estrela de Berkeley, o running back Marshawn Lynch, tbm candidato ao Heisman.

O Florida Gators tbm vem com ganas e muita confiança no seu quarterback e líder, Chris Leak, um pocket passer à moda antiga que promete tbm brigar pelo título de melhor do ano.

Falando de duplas RB e QB, Louisville tem tbm uma das melhores do país, com Michael Bush e Brian Brohm, respectivamente. E nao estao sozinhos. Contam tbm com um grande wide receiver em Mario Urrutia, o que faz desse um dos ataques mais temidos do ano.

Quanto à defesa, com certeza minha favorita é a do Tigers da LSU. Olho neles e no seu safety Laron Landry, um possível top 10 no draft do ano que vem.

Outra universidade que eu recomendaria acompanhar é Georgia, principalmente por um jogador que para mim será um top 5 no draft do ano que vem, o defensive end Quentin Moses.

A grande surpresa do ano pode ser Oklahoma, que tem no seu backfield provavelmente o melhor running back da liga universitária, Adrian Peterson.

Se vc nao conhece muito bem futebol americano, nada melhor do que começar por futebol americano universitário, que conta com um estilo de jogo muito mais dinâmico e ofensivo que o da NFL. Os jogos sao mais fáceis e divertidos de assistir, com a torcida muito mais apaixonada e participante. Além do fato dos jogadores nao serem profissionais, ou seja, sao jovens talentos que precisam dar tudo de si para mostrar que tem talento suficiente para entrarem na NFL e conseguirem os contratos milionários e a fama que sonham desde a infância.

Nenhum comentário: