sexta-feira, 30 de julho de 2004

Noite de lua cheia... enorme... LINDA! Minha primeira aqui em Beirute. Eh maravilhoso como a lua nasce por tras das montanhas e reflete no Mediterraneo.

Hoje eu completo um mes de Libano. Uma sexta-feira que fecha uma semana complicada e cheia de indefinicoes quanto a minha permanencia por aqui. Busca por um ape legal para alugar, provas de admissao para o mestrado na universidade, a dificuldade em aprender esse idioma miseravel de dificil e, mais do que tudo, a baita saudade de casa.

O montante acaba te levando as duvidas e incertezas... Faz voce perguntar a se mesmo se foi mesmo acertada a decisao de vir para um pais de terceiro mundo, de cultura tao diferente, totalmente fora do "eixo" economico mundial e tao longe do Brasil... Mesmo com todos os fatores pessoais e emocionais que me trouxeram pra ca, essa angustia eh praticamente inevitavel.

E sao nessas que Ele aparece...

Vim para o Libano para estudar... para fazer meu mestrado aqui e me especializar em religiao, historia e politica do Oriente Medio. Mas por tras disso tudo sempre houve um algo mais... Nunca soube explicar ateh hoje o que era esse sentimento, que herdei do meu avo. Esse misto de curiosidade e admiracao por sua patria, por sua terra, pela sua cultura, por aquela bandeira vermelha e branca, com um cedro no meio. Principalmente porque somos brasileiros... um misto de diferentes culturas e que tem como identidade o futebol, o carnaval, as praias e as mulheres bonitas... Somos um pais jovem, de imigrantes, que nao tem muito mais do que isso pra contar.

Mas hoje eu consegui definir esse sentimento.

Desde que cheguei, senti uma sensacao estranha de que jah conhecia o Libano... Como se tudo que eu estava acabando de conhecer eu ja tinha visto antes... Nada me surpreendia... eu me sinto em casa... Como se tudo isso pertencesse a mim de alguma forma.

E hoje fomos as montanhas do norte do Libano, conhecer os famosos cedros libaneses, as arvores mais antigas do mundo. O que eu nao sabia eh que eles estao no coracao da igreja catolica libanesa... onde o cristianismo praticamente foi fundado, ha quase 2 mil anos atras... Nas montanhas geladas que cercam um dos vales mais lindos que eu jah vi em toda minha vida... onde os catolicos travaram batalhas sangrentas contra os muculmanos para defender as sua terras e o seu povo da invasao.

Eh impressionante a feh desse povo simpatico, extremamente culto e hospitaleiro... Privilegiados em viver num dos lugares mais lindos mundo. Almocamos com alguns alunos da NDU e seus pais, que estao de ferias em sua cidade natal e foram conhecer os alunos "gringos" que estao fazendo aulas de verao... Contei-lhes o motivo da minha vinda, minha realacao com o Libano e etc e tal... ouvi historias de 2... 3 mil anos atras... historias de guerras e de paz... mas sempre historias ricas de orgulho pelo pais e pela cultura de milenios que eles carregam por tantas geracoes... O valor de ser libanes.

Entendi o porque de todas as vezes em que me apresentava a alguem como Fernando Kallas, dizendo que era brasileiro e todos me corrigiam dizendo que nao, eu havia nascido no Brasil, mas que sou libanes... Entendi porque meu avo me ensinou a cantar "Baladie... Baladie... Ana Badde raueh` baladie" (Minha terra... minha terra... eu quero voltar para minha terra). Nao tenho certeza se vou voltar para o Brasil em um mes, dois anos ou tres... mas uma coisa eu tenho certeza, nunca mais vou conseguir ficar longe do Libano por muito tempo... longe do meu povo... minha terra.

Libano minha terra... Libano baladie!

Nenhum comentário: