sexta-feira, 23 de julho de 2004

SAHTEIN: Tabaco, cerveja e comida... MUITA comida!

Esquece futebol, basquete ou formula 1... o esporte favorito do libanes eh comer!

Para um glutao incorrigivel como eu, estar em Beirute eh padecer no paraiso... A gula eh o pecado mais praticado por essas bandas. Eh sanduiche aqui, sorvete ali, docinho acola e fruta pra sobremesa... isso no intervalo entre as refeicoes... Refeicoes essas com muito pao, batata, gordura e sempre em abundancia!

Em restaurantes eh sempre tres pratos diferentes, comidos com pao, alem da sobremesa... Neguinho mistura pizza com batata frita e hommos (aquela pastinha de grao de bico) amarradao! Ja os jantares em casas de amigos ou familiares sao de passar mal... eh tanta comida que nao cabe nem na mesa. Eu to aqui a tres semanas e ainda nao consegui me acostumar... acho que engordei uns 2 quilos nessa brincadeira, o que me fez procurar urgente uma academia aqui perto de casa onde comecei a malhar e a fazer judo essa semana.

Pra acompanhar a comilanca, dois acompanhamentos sao fundamentais: Almaza e Narguile!

Almaza eh a EXCELENTE cerveja libanesa, que lembra muito a Heineken mas um pouco menos amarga e mais saborosa. Me desculpem as queridas Bohemia e Original, mas Almaza eh a melhor cerveja pilsen que ja tomei... Perfeita pro verao!

Complentando o trio sahtein (que significa "bom apetite" em arabe) vem o meu preferio... o NARGUILE!

Geralmente dividido em 3 pessoas, o narguile eh uma especie de cachimbo perfumado arabe. O fumo eh colocado na parte de cima e aquecido por carvao. Puxando a fumaca pelo canudo, ela eh filtrada pela agua e esta pronta para ser fumada. O tabaco usado no narguile pode ser comprado em diferentes sabores, que vao do chocolate a uva, sendo que o mais popular eh o classico e tradicional fumo de maca (apple - desculpa pela falta de acentos ou cedilha).

O narguile eh tao importante e popular que nao eh raro encontrar pessoas que escolhem um restaurante nao pela qualidade da comida e sim pela qualidade do narguile que lah eh preparado.

Sahtein, habbibi... Sahtein!

Nenhum comentário: