sexta-feira, 30 de julho de 2004

Noite de lua cheia... enorme... LINDA! Minha primeira aqui em Beirute. Eh maravilhoso como a lua nasce por tras das montanhas e reflete no Mediterraneo.

Hoje eu completo um mes de Libano. Uma sexta-feira que fecha uma semana complicada e cheia de indefinicoes quanto a minha permanencia por aqui. Busca por um ape legal para alugar, provas de admissao para o mestrado na universidade, a dificuldade em aprender esse idioma miseravel de dificil e, mais do que tudo, a baita saudade de casa.

O montante acaba te levando as duvidas e incertezas... Faz voce perguntar a se mesmo se foi mesmo acertada a decisao de vir para um pais de terceiro mundo, de cultura tao diferente, totalmente fora do "eixo" economico mundial e tao longe do Brasil... Mesmo com todos os fatores pessoais e emocionais que me trouxeram pra ca, essa angustia eh praticamente inevitavel.

E sao nessas que Ele aparece...

Vim para o Libano para estudar... para fazer meu mestrado aqui e me especializar em religiao, historia e politica do Oriente Medio. Mas por tras disso tudo sempre houve um algo mais... Nunca soube explicar ateh hoje o que era esse sentimento, que herdei do meu avo. Esse misto de curiosidade e admiracao por sua patria, por sua terra, pela sua cultura, por aquela bandeira vermelha e branca, com um cedro no meio. Principalmente porque somos brasileiros... um misto de diferentes culturas e que tem como identidade o futebol, o carnaval, as praias e as mulheres bonitas... Somos um pais jovem, de imigrantes, que nao tem muito mais do que isso pra contar.

Mas hoje eu consegui definir esse sentimento.

Desde que cheguei, senti uma sensacao estranha de que jah conhecia o Libano... Como se tudo que eu estava acabando de conhecer eu ja tinha visto antes... Nada me surpreendia... eu me sinto em casa... Como se tudo isso pertencesse a mim de alguma forma.

E hoje fomos as montanhas do norte do Libano, conhecer os famosos cedros libaneses, as arvores mais antigas do mundo. O que eu nao sabia eh que eles estao no coracao da igreja catolica libanesa... onde o cristianismo praticamente foi fundado, ha quase 2 mil anos atras... Nas montanhas geladas que cercam um dos vales mais lindos que eu jah vi em toda minha vida... onde os catolicos travaram batalhas sangrentas contra os muculmanos para defender as sua terras e o seu povo da invasao.

Eh impressionante a feh desse povo simpatico, extremamente culto e hospitaleiro... Privilegiados em viver num dos lugares mais lindos mundo. Almocamos com alguns alunos da NDU e seus pais, que estao de ferias em sua cidade natal e foram conhecer os alunos "gringos" que estao fazendo aulas de verao... Contei-lhes o motivo da minha vinda, minha realacao com o Libano e etc e tal... ouvi historias de 2... 3 mil anos atras... historias de guerras e de paz... mas sempre historias ricas de orgulho pelo pais e pela cultura de milenios que eles carregam por tantas geracoes... O valor de ser libanes.

Entendi o porque de todas as vezes em que me apresentava a alguem como Fernando Kallas, dizendo que era brasileiro e todos me corrigiam dizendo que nao, eu havia nascido no Brasil, mas que sou libanes... Entendi porque meu avo me ensinou a cantar "Baladie... Baladie... Ana Badde raueh` baladie" (Minha terra... minha terra... eu quero voltar para minha terra). Nao tenho certeza se vou voltar para o Brasil em um mes, dois anos ou tres... mas uma coisa eu tenho certeza, nunca mais vou conseguir ficar longe do Libano por muito tempo... longe do meu povo... minha terra.

Libano minha terra... Libano baladie!

sexta-feira, 23 de julho de 2004

SAHTEIN: Tabaco, cerveja e comida... MUITA comida!

Esquece futebol, basquete ou formula 1... o esporte favorito do libanes eh comer!

Para um glutao incorrigivel como eu, estar em Beirute eh padecer no paraiso... A gula eh o pecado mais praticado por essas bandas. Eh sanduiche aqui, sorvete ali, docinho acola e fruta pra sobremesa... isso no intervalo entre as refeicoes... Refeicoes essas com muito pao, batata, gordura e sempre em abundancia!

Em restaurantes eh sempre tres pratos diferentes, comidos com pao, alem da sobremesa... Neguinho mistura pizza com batata frita e hommos (aquela pastinha de grao de bico) amarradao! Ja os jantares em casas de amigos ou familiares sao de passar mal... eh tanta comida que nao cabe nem na mesa. Eu to aqui a tres semanas e ainda nao consegui me acostumar... acho que engordei uns 2 quilos nessa brincadeira, o que me fez procurar urgente uma academia aqui perto de casa onde comecei a malhar e a fazer judo essa semana.

Pra acompanhar a comilanca, dois acompanhamentos sao fundamentais: Almaza e Narguile!

Almaza eh a EXCELENTE cerveja libanesa, que lembra muito a Heineken mas um pouco menos amarga e mais saborosa. Me desculpem as queridas Bohemia e Original, mas Almaza eh a melhor cerveja pilsen que ja tomei... Perfeita pro verao!

Complentando o trio sahtein (que significa "bom apetite" em arabe) vem o meu preferio... o NARGUILE!

Geralmente dividido em 3 pessoas, o narguile eh uma especie de cachimbo perfumado arabe. O fumo eh colocado na parte de cima e aquecido por carvao. Puxando a fumaca pelo canudo, ela eh filtrada pela agua e esta pronta para ser fumada. O tabaco usado no narguile pode ser comprado em diferentes sabores, que vao do chocolate a uva, sendo que o mais popular eh o classico e tradicional fumo de maca (apple - desculpa pela falta de acentos ou cedilha).

O narguile eh tao importante e popular que nao eh raro encontrar pessoas que escolhem um restaurante nao pela qualidade da comida e sim pela qualidade do narguile que lah eh preparado.

Sahtein, habbibi... Sahtein!

quarta-feira, 21 de julho de 2004

Reflexoes dA NATA!

"Beirute eh como um quarto baguncado... eh aconchegante, mas uma zona!"

(Fernanda Kallas, adEvogada parisiense, proclamando a melhor definicao que jah ouvi para a capital libanesa)

sexta-feira, 16 de julho de 2004

Som: Robbie Williams - "Better Man"
 
Lord I`m doin all I can to be a better man...

terça-feira, 13 de julho de 2004

Violencia! Do Rio para Beirute, uma mudanca radical!

Carros, casas e apartamentos abertos... pessoas andando nas ruas em becos escuros de madrugada... homens e mulheres com relogios e joias carissimas em seus Mercedes ou BMWs.

Duas semanas de Beirute e ainda nao consegui me acostumar com essa realidade, literalmente a milhares de quilometros de distancia da carioca. A violencia urbana em Beirute eh quase inexistente. Se vc eh turista, o maximo que pode acontecer contigo eh um taxista espertalhao te cobrar dobrado, mas ter seu relogio ou camera roubados eh um mito. Raros sao os casos de furtos de carteiras por pungistas de mao leve, mas assalto a mao armada ateh agora nao ouvi falar.

Sinceramente eu prefiro continuar escaldado, talvez para nao perder o tal do "sexto sentido carioca" que esta 24/7 atento para com a bandidagem. Bandidagem essa que pelo visto anda cada vez mais perigosa em terras de Sao Sebastiao.

A Carta Capital dessa semana alerta para a mudanca de atitude dos novos "chefoes" do trafico carioca, que parecem estar cada vez mais se lixando para os moradores das favelas.

Segundo dizem, aqui o maximo que pode acontecer eh alguma animosidade entre cristaos e muculmanos apos partidas de basquete ou futebol, mas que logo sao apartadas pela policia libanesa, que aparentemente soh nao mantem a ordem no transito da capital.

segunda-feira, 12 de julho de 2004

Chaube... Qtiir chaube!

Chaube em arabe quer dizer calor... e que calor tem feito aqui em Beirute esses ultimos dias. Calor humido... abafado... sufocante... Que eh duplicado pela poluicao!

A temperatura aqui tem rondado os 35 graus, mas uma coisa eh ter 35 a 42 graus no Rio, onde vc tem a praia a apenas alguns minutos da sua casa... Outra coisa eh aqui em Berute, onde as praias ficam longes e o acesso eh bem mais dificil.

A diferenca atenuante eh que depois de umas 9h da noite comeca a bater uma brisa que refresca e te deixa dormir, o que soh acontece no Rio com a ajuda do amigo ventilador ou ar condicionado.

A solucao para muitos aqui na capital libanesa eh escapar nos finais de semana para as montanhas, que ficam a pouco mais de 20 minutos. La a temperatura pode baixar de 10 a 15 graus, fazendo vc ir do inferno beirutano ao paraiso de mais de 2 mil metros de altitude do Monte Libano.

E esse foi nosso programa familiar dominical, em Feitrun, cidade a 2 mil metros de altitude e pouco mais de 30 minutos de Beirute (apenas 15 minutos da minha faculdade). Fomos todos para a casa do meu primo Joseph, num lugar lindo e rochoso, cheio de paredoes inexplorados de escalada e onde no inverno a neve pode chegar a ateh dois metros de altura. Foi minha primeira vez nas montanhas e uma tarde foi suficiente para descobrir porque todos dizem que as belezas do Libano estao nas montanhas que tanto orgulham o seu povo e tanto atraem os turistas arabes no verao, que pagam fortunas por casas ou hoteis para fugirem do calor de 50 graus de paises como Arabia Saudita, Oman ou Kwait.

sexta-feira, 9 de julho de 2004

COMO ASSIM???!!!



5 a 1 pro Fogao em cima do Colorado???!!!

Pera... como assim... o time tava sem ganhar sequer uma partida em mais de 4 meses e de repente ganha duas seguidas, sendo que a segunda de goleada???!!!

Tah certo que o time no papel nao era nunca para estar na lanterna do campeonato, mas sera que o Botafogo engrenou de vez???

A prova de fogo vai ser amanha contra o Vitoria... um bom resultado, a essa altura do campeonato, pode mudar de vez a cara e a confianca do alvinegro carioca... assim espero!

quinta-feira, 8 de julho de 2004

E nao eh que minha primeira night foi antecipada?!

E que night, diga-se de passagem... nao poderia ter sido melhor.



A esposa de um de meus primos eh uma das gerentes da Virgin Megastore e me ligou ontem umas 8h da noite perguntando se eu nao queria ir a festinha de verao deles, VIP, na faixa... COMO NAO???!!!

E como se nao bastasse... quando chego lah, eu vejo eles anunciarem esse sujeito aih de cima para comandar as pickups... ninguem mais, ninguem menos do que o sr. KURTIS MANTRONIK!!!

Diretamente de NY para Beirute, o cara eh um demonio dos bolachoes comerciais. House music de primeira regado com a surpreendente beleza, chame, sensualidade e simpatia das mulheres libanesas, certamente umas das mais bonitas do planeta.

Que warmup sensacional para o sabadao!

quarta-feira, 7 de julho de 2004

Esse findi vai ser minha estreia na tao famosa noite beirutana, ja que no findi passado fiquei com a familia fazendo soci, etc e tal.

E vai ser uma senhora estreia: Bacardi Festival 2004

Benny Benassi, Lee-Cabrera, Royal Gigolos, Milk and Sugar e Lumidee, entre outros, vao tocar sabado nesse mega evento, que vai rolar numa marina irada em Downtown Beirut.

Os precos sao meio que equilaventes com as festinhas cariocas, mas um cara aqui da facult conhece um sujeito da organizacao e conseguiu VIPs por US$20,00 (24 doletas a menos), com bebida na faixa.

Vamos ver se essas mil e uma noites libanesas sao realmente tao boas como todo mundo fala.

terça-feira, 6 de julho de 2004

Confira o album de fotos do meu ultimo fim de semana no Brasil antes de vir pro Libano.

sexta-feira, 2 de julho de 2004

A primeira semana!

Vamos entao por partes...

Em primeiro lugar o pai's... o Libano... Beirute. As semelhancas com o Brasil sao imensas. O povo simpatico e acolhedor, a situacao economica dificil para a populacao e a disparidade de renda. O salario minimo aqui eh aproximadamente 600 reais... A unica dificuldade eh conseguir um emprego. Mas para quem tem instrucao, o poder aquisitivo eh maior do que no Brasil.

Sao duas as principais diferencas entre o Brasil e o Libano: educacao e criminalidade.

Nove entre 10 pessoas que voce encontra nas ruas fala outra lingua, na maioria das vezes frances, mas todos se viram muito bem no ingles. O ensino basico eh bilingue, excelente e o acesso as universidade nao eh beneficio apenas dos ricos, como no Brasil. Para aqueles que tem um pouco mais dinheiro (classes media a alta), suas criancas sao educadas desde o berco em duas liguas, sendo que no colegio eles introduzem a terceira. Nossas priminhas, filhas de Joseph e Labib, se comunicam perfeitamente em tres linguas... Mais abaixo conto mais sobre a familia.

A segunda diferenca eh a violencia e criminalidade. Sao rarissimos os assaltos e roubos. Os carros ficam abertos nas ruas, assim como as portas das casas. Eu, acostumado com o Rio de Janeiro, ainda nao consegui me acostumar com isso!

O transito eh um caos... sem nocao! Nao ha organizacao, as ruas e avenidas sao de mao dupla, pessimas e estreitas e nao ha sinais de transito ou regras de direcao... todo mundo dirige como quer, fazendo o que bem entender e sempre com a mao na buzina. Todo mundo tem carro por aqui pq, como eu lhe disse, a cidade nao eh mais uma soh, sao muitas e, como nao ha transporte coletivo e os trabalhos e universidade nao sao em bairros residenciais, a unica maneira de se locomover eh por carro... Tantos carros causam enormes engarrafamentos nas vias principais, mas facilmente contornaveis se conhecendo as secundarias... Uma zona, mas nao vi sequer um acidente ateh agora. O que nao eh de se impressionar, pq afinal de contas, para um povo que sobreviveu mais de 15 anos sem governo e em guerra, caos no transito nao eh nada...