quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

Vida nova em Beirute!

Ouvindo "Golden Road", do Keith Urban, essa semana terminei meu primeiro semestre do mestrado. Em sete meses aqui no Libano e depois desses 6 primeiros meses de mestrado, me olho no espelho e vejo um cara completamente diferente daquele que aqui chegou cheio de incertezas e curiosidade. A curiosidade continua, mas o aprendizado academico, a saudade e as licoes de vidas estao fazendo desta uma experiencia fantastica e sem precedentes na minha vida. Quem me conhece e convive comigo sabe o quanto os ultimos dois anos foram dificeis e ao mesmo tempo excenciais, como uma especie de ritual de preparacao, para encarar esses novos desafios aqui do outro lado do mundo. Hoje sou muito mais cascudo do que era quando terminei a faculdade, ha quase 3 anos, um molecao cheio de energia, mas que nao sabia muito bem controla-la.

Desses primeiros 6 meses de mestrado, tirei algumas licoes que vao me ajudar para o proximo ano e meio que ainda me falta. A mais importante delas eh que devo focalizar melhor meu campo de estudo... Deixei as coisas um pouco soltas e no final, me vi tendo que estudar tres topicos completamente diferentes e nao podendo tirar o proveito que gostaria de nenhum deles. Como jah decidi que minha tese serah sobre minorias religiosas no Oriente Medio, a partir de marco foco todas as materias nesse tema.

Mas estou feliz com os resultados... mais importante eh a mescla da experiencia academica com a de vida. E a segunda estah sendo fantastica, aliada com a profissional aqui na ONU. Meu novo ape em Acharafie, uma especie de "Ipanema" de Beirute, eh excelente e meus companheiros espanhois muito legais. Ulys e Guti, vcs iriam ficar orgulhosos do meu espanhol! hahahha

Decidi que vou compar mesmo uma moto e estou buscando agora, enquanto eh inverno e os precos estao baixos... Acho que vai dar pra comprar uma bem bacana por uma boa barganha. Carro em Beirute eh roubada! Transito caotico, engarrafamentos e escasses de vagas, alem da cidade ser minuscula e ser tudo muito perto. Uma moto eh a opcao perfeita.

Morar em Beirute eh caro e ha de se ter controle constante dos gastos, pq em um pub aqui e outro ali, seu dinheiro some. Mas o contato com a cidade, com a noite e com os inumeros gringos que aqui vivem, como eu, estudando e trabalhando em organizacoes humanitarias, eh fantastico. Principalmente pq nao eh qualquer um que larga sua vida na Europa pra vir para o Oriente Medio... ha de se ter um minimo de ideologia, o que torna os papos sempre em discussoes socio-politicas riquissimas, quase sempre sobre a famosa Doutrina Bush para o Oriente Medio e qual serah o futuro da regiao nos proximos 4 anos de mandato.

Algumas pessoas me perguntam e ateh brincam comigo por estar falando muito de country music nos ultimos meses e o que eu sempre tento explicar acabei vendo no filme sobre a vida de Ray Charles essa semana. Quando perguntaram para o velho Ray pq ele gostava de country, ele disse mais ou menos "porque as letras sao lindas, sempre sobre pessoas e sobre como encontrar a felicidade nas pequenas coisas". E eu acho que isso tudo tem muito a ver com a forma que estou vendo minha vida e valorizando minhas raizes nos ultimos meses... repassando filmes da minha historia e dando muito mais valor a coisas que nao dava muito ha pouco tempo atras. Por isso que, quando caminho sozinho pelas ruas de Beirute, meu walkman toca musicas como esta abaixo:

"And the sun is shinin'
This road keeps windin'
Through the prettiest country
From Georgia to Tennessee
And I got the one I love beside me
My troubles behind me
I'm alive and I'm free
Who wouldn't wanna be me"


Porque essas palavras resumem meu estado de espirito...

Nenhum comentário: