sábado, 23 de abril de 2005

Crimes contra a humanidade e o futuro da democracia Libanesa

Pensei muito em introduzir este topico aqui, nao soh por ser mega polemico mas tbm porque eh super complexo e mexe com toda a estrutura politica libanesa estabelecida no pos guerra.

O que quero por em discussao eh o assunto do momento aqui no Libano, com a manifestacao que estah ocorrendo hoje nos arredores de Jounieh pelas Forcas Libanesas, movimento radical conservador cristao Libanes. A manisfestacao tem como principal objetivo reividicar a libertacao do lider das Forcas Libanesas, Samir Jeajea, preso sob acusacao de ter explodido uma igreja no bairro de Kaslik apos o fim da guerra.

Sem contar nos meios envolvidos emocionalmente com a questao, quando falamos de Samir Jeajea quase nao se fala se ele deveria estar em carcere ou nao. O que se discute eh por que soh ele? Por que nao estao presos tambem Michel Aoun, Walid Jumblat e cia?

Prisao politica ou nao, Jeajea estah em carcere nao por crimes de guerra e sim por algo que teria cometido apos o fim da mesma. Isso pq em 1991 o governo libanes aprovou a "Lei de Anistia" que exime os criminosos de guerra de responderem pelos seus crimes. Coincidencia ou nao, esta lei foi oficialmente aceita apenas pela Siria.

Um dia desses, por exemplo, conversando com uma autoridade canadense sobre a postura do seu pais contra criminosos de guerra e criminosos contra a humanidade, a ordem explicita eh ao pisarem em solo canadense, serem levados a carcere e deportados imediatamente para seus paises de origem para serem julgados, quando nao (em casos extremos) serem julgados no Canada mesmo.

Eu lhe perguntei entao: "Se Michel Aoun resolvesse ir um dia de viagem para o Canada...?" e ele nem me deixou continuar respondendo "Seria preso imediatamente". O que coloca mais uma vez em discussao a politica internacional francesa em questao, jah que nao eh novidade nenhuma a Franca agindo de forma diplomaticamente hipocrita e mentirosa (vide o ataque frances a embarcacao do Green Peace na Nova Zelandia que terminou na Franca prometendo as autoridades Neozelandesas levar os criminosos a prisao se fossem deportados e os libertando assim que chegaram em Paris).

Trago esses exemplos extremos do asilo Frances a Aoun e da prisao de Jeajea em questao porque com a saida do regime Sirio e o "sol da democracia" comecando a brilhar no Libano, este assunto estah mais do que em pauta. Porque para o Libano se transformar em uma verdadeira democracia, a Lei de Anistia tera que ser revogada e TODOS os criminosos de guerra obrigados a responder pelos seus crimes, como ocorreu na Africa do Sul e Servia, por exemplo.

Nao estou discutindo se Jeajea deveria estar preso ou nao e sim o porque de sua prisao. Eu particularmente acho que com toda essa pressao ele serah libertado em breve. A questao eh que se o Libano se transformar em uma verdadeira democracia, Jeajea deveria mesmo ser libertado e, junto com todos os outros criminosos de guerra, levado finalmente a justica de verdade.

Na Africa do Sul os criminosos contra a humanidade tiveram a opcao de pedir perdao pelos seus crimes e, uma vez assumindo os crimes e pedindo perdao publicamente, eram automaticamente perdoados. Caso se recusassem (como uma minoria o fez) eram levados a julgamento e depois a carcere, onde muitos ainda estao hoje em dia. Algum de voces acreditam que seria possivel ver no Libano os criminosos de guerra indo a TV e assumindo seus crimes e se desculpando?

Onde eu quero chegar eh "ateh onde vc acha que a democracia libanesa vai chegar?"

Teremos realmente um paihs de verdade, onde os criminosos tem que responder pelos seus crimes seja ele cristao, druzo ou muculmano, ou o paihs continuara com essa hipocrisia se fingindo de cegos, com a Franca e o ocidente continuando com essa politica canalha apoiando os mesmos "lideres" politico-religiosos que levaram o paihs a uma terrivel guerra civil continuando a comandar o cenario politico do paihs?

Nenhum comentário: