terça-feira, 5 de abril de 2005

Precaucao ou Paranoia? De volta a Beirute

Cheguei ontem a Beirute e encontrei uma cidade pouco diferente daquela que deixei duas semanas atras, quando parti de viagem para Espanha e Marrocos. Como era de se esperar, o clima de tensao e medo estah quatro vezes maior, quantificado pelas duas outras bombas que abalaram bairros cristaos da capital libanesa num intervalo de uma semana. Agora jah sao quatro os atentados nesse segundo mes apos a morte de Hariri. Bombas essas sem motivo, alvo ou autor aparente, tendo em comum apenas o fato de terem explodido durante a noite, em locais sem movimento de bairros cristaos.

O paihs estah em panico e os moradores de Beirute aterrorizados. Grupos de homens das comunidades se revesam todas as noites fazendo rondas nas ruas dos bairros, exigindo identificacao para qualquer carro estranho que queira estacionar e revistando pessoas nas portas de edificios, centros comerciais e shopping centers. Funcionarios da ONU e de embaixadas recebem instrucoes de seguranca severissimas, como sair de casa apos o anoitecer, mudar todos os dias o caminho e hora de ida e volta do trabalho, nao usar servicos de transporte publicos e ateh nao subir em qualquer elevador com estranhos. Ainda nao se sentindo segura em apenas fechar o transito do quarteirao em volta do nosso predio, a equipe de seguranca da ONU apaca de contruir uma barricada militar de sacos de terra de quase 10 metros de altura e 3 de largura em volta do edificio, protegido por soldados do exercito libanes. Restaurantes, bares e casas noturnas estao fechando as portas e centenas de pessoas sendo demitidas todas as semanas.

Analisando a situacao atual do paihs, ha duas perspectivas para se ver os ultimos ataques terroristas. A "otimista" eh de que sao ataques isolados em lugares e horarios que causam apenas danos materiais, com o intuito de desestabilizar ainda mais a politica e economia do paihs. Com essa visao, bairros residenciais, locais publicos e movimentados e ataques a luz do dia ficam praticamente descartados, visto que o unico objetivo eh levar o paihs para o colapso economico. Jah a visao pessimista eh bem mais preocupante e eh a que estah levando a todo esse panico e paranoia. Segundo essa perspectiva pessimista, os ataques noturnos e sem grande numero de feridos e vitimas estao servindo apenas para "acostumar" a midia e comunidade internacional com a violencia para que quando os verdadeiros alvos forem atacados, a repercussao nao seja tao grande como a de Hariri. Serah coincidencia o fato de que realmente a bomba de sexta-feira teve uma repercussao na midia muito menor do que a primeira, em Jdeide?

O medo hoje nao eh de guerra civil, pq nao ha um sentimento de odio ou um inimigo claro. O medo hoje eh o mesmo para catolicos, muculmanos, druzos e palestinos: o de terem uma bomba na na esquina da sua casa ou no estacionamento do shopping ou supermercado onde vc faz as suas compras. E o que estah levando a uma revolta nacional contra o governo e autoridades eh o fato de nao se falar nada em investigacao ou na autoria dos atentados. A sensacao que se tem eh que a seguranca do paihs estah entregue nas maos de Deus. E jah que mesmo com todas as diferencas que sempre separaram o povo libanes, pela primeira vez eles se veem unidos nas preces a uma das poucas coisas que tem em comum, a feh em um soh Deus. E ha muita gente dizendo que essa feh pode mais uma vez levar o povo a um levante, mas nao contra eles mesmos e sim contra um governo que nunca os representou.

Nenhum comentário: