quinta-feira, 14 de abril de 2005

O renascimento de Beirute

Um dia apos o outro Beirute vai comecando a respirar os novos ares de um pais em mudancas. Mesmo com um pouco de receio de novos problemas e intabilidade pelas eleicoes ainda por vir, os libaneses estao finalmente voltando a sair de casa e por fim podendo saborear os frutos colhidos pela revolucao pacifica popular.

Ao que tudo indica, minha analise otimista dos ultimos atentados estava correta e parece que eles realmente chegaram ao fim devido a enorme pressao interna e internacional nos governos Sirio e Libanes. Omar Karami renunciou pela terceira vez e, dessa vez, promete que nao volta mais ao poder, dizendo que acredita que as eleicoes possam ser realizadas em maio, na data marcada.

No fim de semana, depois de muita insistencia e negociacoes, os donos dos restaurantes e bares do centro da cidade decidiram baixar os precos numa super promocao de 50%. Nao deu outra e desde sabado Downtown Beirute estah lotado, com as pessoas voltando a habitar aquelas ruas que desde a morte de Hariri estavam desertas. Era o estimulo que faltava para acabar de vez com o medo do Beirutano e faze-lo sair de casa. E pra quem estah acostumado a ver o centro sempre cheio de gente, eh muito legal ve-lo vivo novamente! Principalmente pq agora nao estah vivo de turistas e sim de Libaneses, que na sua grande maioria nao tem poder aquisitivo para encarar os carissimos precos de Downtown.

Domingo aconteceu uma maratona simbolica, sem premios ou inscricao, aberta para todos que quisessem correr pela liberdade ateh o centro de Beirute. Uma especie de comemoracao pela saida do exercito Sirio e pelo enfraquecimento desse governo Libanes manipulado. Lahoud estah com os dias contados, principalmente se as eleicoes nao forem adiadas.

E ontem, dia 13 de abril, foi criado um novo feriado nacional num dia que eh historicamente triste e tragico para a regiao e que por isso nao deve ser esquecido. No dia que eh tido simbolicamente como o dia do inicio da guerra civil, trinta anos depois se transformou no Dia da Unidade Nacional, numa celebracao da uniao de catolicos, druzos e muculmanos na oposicao, lutando juntos pela liberdade do Libano.

Parece que, junto com o frio inverno que castigou o Libano este ano, o medo e a opressao tambem vao ficando pra tras. O sol e o calor jah chegaram a Beirute e as praias vao enchendo novamente. A impressao que se tem eh que os motivos para sorrir sao cada vez maiores e que a tristeza vai ficando no passado. Os Libaneses estao comecando a perceber que soh depende deles para o paihs funcionar. De que o verao cheio de turistas que parecia perdido ainda pode ser salvo. O sol comeca a brilhar nessa cidade que viveu dois dos meses mais intensos de sua historia recente. Uma historia que comecou triste e tragica, mas que esta tendo um final feliz.

Nenhum comentário: