domingo, 7 de maio de 2006

BRAVO, LEANDRINHO... BRAVO!

Photobucket - Video and Image Hosting

Depois de muuuuito tempo, o basquetebol brasileiro tem finalmente um motivo do que se orgulhar!

Essa noite Leandrinho Barbosa, o ALA-armador paulista que em 2003 chegou calado e sem fazer alarde ao Phoenix Suns, assustando e surpreendendo muita gente que nunca tinha sequer ouvido falar desse moleque do interior de Sao Paulo.

E o status nao mudou muito. Leandrinho sempre foi "o outro brasileiro na NBA" equanto todas as atençoes do nosso país estavam voltadas à "nossa estrela" Nenê Hilário.

Tomados por essa mania nacional pelo imediatismo, Leandrinho foi alvo de muitas críticas pq era "eterno banco" no Suns. E o jogador quieto e na dele seguia fazendo seu trabalho. O que ninguém percebia era que quem tbm estava fazendo um trabalho era o Phoenix Suns, moldando a jóia bruta que eles sabiam que tinham nas maos.

E o resultado do trabalho vimos na madrugada de hoje.

Numa atuaçao magistral, Leandrinho foi o grande nome da vitória do Suns contra o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant no 7º e último jogo dos playoffs entre as duas equipes. O brasileiro foi o cestinha da partida, marcando 26 pontos e errando apenas 2 arremessos em todo o jogo.

Foi uma coroaçao dígna e justa para o que Leandrinho já vinha fazendo nesta temporada e principalmente nos últimos três jogos. Leandrinho foi um dos melhores jogadores da série e um dos responsáveis pela virada histórica do Suns, que perdia para o Lakers por 3 jogos a 1.

"Barbosa é o jogador mais rápido da NBA. O Lakers nao encontrou forma de pará-lo. Foi o grande nome da noite!" disse Marc Stein, da ESPN.

"O jogador de noite! O velocista brasileiro destruiu a defesa do Lakers pelo segundo jogo seguido com um ritmo alucinante. Suas infiltraçoes sao impossíveis de parar." disse o ex-jogador Steve Kerr, analista da Yahoo! Sports.

"Essa noite Leandro e Boris (Diaw, jovem ala frances que marcou 21 pontos) foram nossos melhores jogadores" disse o MVP da NBA Steve Nash após o jogo. "Eles sao jovens e nao deveriam ser tao cobrados, como foram no começo da série. Eles mostraram personalidade, perderam o medo e agora estao tomando gosto pelos playoffs, jogando como gente grande na hora que é realmente necessário" completou.

"Barbosa e Diaw guiaram o caminho da vitória. A virada do Suns está diretamente ligada à melhora dos dois jogadores." disse a Sporting News.

Agora vamos ver se na seleçao brasileira nao cometem o mesmo erro de antes, colocando-o como armador. Leandrinho é ala-armador e se torna essa arma quando nao precisa se preocupar em distribuir a bola e comandar a equipe. E a seleçao precisa dele onde ele melhor joga.

A nova geraçao de jogadores brasileiros é promissora e se tivermos paciencia nos trará de volta o orgulho por esse que é um dos nossos esportes nacionais. Leandrinho, Spliter, Varejao, Baby, Nenê... Só precisamos agora de um armador nato para ter um time competitivo. Além, é claro, de uma renovaçao tbm entre os técnicos e dirigentes, que só fazem atrasar novas conquistas.

Parabéns, Leandrinho! Parabéns basquetebol brasileiro!

Nenhum comentário: