sábado, 15 de julho de 2006

Prepare-se para o pior

Como eu disse no post anterior, a situação é tão incerta e imprevisível que literalmente qualquer coisa pode acontecer. Desde um cessar fogo até uma declaração de guerra contra a Síria.

E nesse post quero analisar a segunda possibilidade, a de uma invasão massiça do exército israelense no Líbano e uma guerra aberta contra a Síria.

A Stratfor Intelligence, uma das principais consultorias internacionais especializadas em análises de conflitos para grandes empresas e investidores internacionais, acaba de soltar seu relatório sobre o conflito e seus prognósticos são os piores possíveis.

A Stratfor prevê - para os próximos dias - uma invasão israelense pela costa, que poderia ir até o sul de Beirute, e pelo Bekaa dominando a fronteira com a Síria. Simultaneamente a isso, ataques aéreos simultâneos já ao território sírio, destruindo as atilharias anti-aéreas do rival ao longo da fronteira com o Líbano e com Israel.

Photobucket - Video and Image Hosting

Ambas ofensivas seriam fortes e sangrentas, com danos colaterais enormes para ambos os lados. Na ofensiva pelo solo, o exercito israelense enfrentaria diversos campos minados e há evidencias de que o Hezbollah possui armamento anti tanque de tecnologia russa. E a Síria têm, até onde se sabe, pelo menos 80 caças MiG-29 e 10 Su-27, entre outras aeronaves. Por mais que a força do exército israelense seja infinitamente superior ao dos adversários, não seria nem de perto uma batalha fácil.

E o que mais preocupa nessa possibilidade é o nível que poderia alcançar o número de vítimas civís durante a batalha. Poderíamos estar prestes a ver um enorme êxodo da população libanesa para países visinhos e um país prestes a estar em ruínas.

Vale lembrar que isso são análises feitas por alguns dos mais conceituados especialistas em táticas militares do planeta, que conhecem aquela região como as palmas de suas mãos. Mas não deixam de ser previsões e especulações, ou seja, nada disso é certo. Mas como é sempre bom estar preparado para o pior, fica aqui esse relatório, seguido de muita fé e torcida para que ele esteja rotundamente errado.

Nenhum comentário: