sexta-feira, 6 de outubro de 2006

CALA A BOCA E CANTA!

Photobucket - Video and Image Hosting
Liberdade de expressao é legal, desde que vc nao se expresse em público

Quando a rejeiçao contra Bush começa a vir até da "América Profunda", é porque a batata do presidente dos EUA está assando no quintal da própria casa.

Estréia agora no fim do mês um dos documentários mais esperados dessa leva anti-Bush, "Shut Up and Sing". O filme acompanha os passos do grupo feminino de country music texano, Dixie Chicks, que sofreu um dos maiores boicotes e perseguiçoes no meio artístico americano nos últimos tempos.

Tudo começou em Londres, logo após o início da nova guerra do Iraque em 2003. Durante um show na capital da Inglaterra, a cantora do grupo, Natalie Maines, disse alto e claramente ao público britânico: "Gostaria que todos vcs soubessem que temos vergonha que o presidente dos EUA nasceu no Texas!"

A declaraçao caiu como uma bomba e foi usada para desencadear uma campanha de propaganda por elementos do governo e da indústria pró-republicana, contra o trio texano.

O documentário chama a atençao exatamente por atingir uma área dos EUA de onde poucos imaginariam que poderia surgir um movimento como esse, partindo de um grupo de música country cuja maioria dos fans sao exatamente os eleitores do atual presidente dos EUA. Chama a atençao tbm pq o filme é dirigido pela famosa e oscarizada documentarista Barbara Kopple, autora de diversos filmes críticos e que despertam debates sobre a sociedade americana.

De repente chega no Brasil pelo Grupo Estaçao ou entao no Festival do Rio do ano que vem, mas de qualquer forma vale a nota pela curiosidade do tema.

Nenhum comentário: