O efeito "Hollywood-pós-Homem Aranha" começa a fazer efeito... "Demolidor - O Homem sem Medo'' finalmente estreou nos EUA esse fim de semana e, sem grandes adversários em cartaz, ficou no topo da bilheteria, arrecadando apenas razoáveis US$43,5 milhões (nos mesmos três dias, Homem Aranha arrecadou US$114.8 milhões, em maio do ano passado). Mas como todo mundo sabe, ser líder de bilheteria nos EUA não prova a qualidade do filme.
Esse "efeito" é o mais temido por fãs de histórias em quadrinhos, que após o enorme sucesso do Aranha foi pega por uma enxurrada de notícias sobre novas adaptações de heróis para o cinema... Temido porque, quando são produzidos dessa maneira, às pressas e em grande quantidade, eles visam apenas o lucro que vem com a moda e pouco se importam em fazer um filme de qualidade e fiel aos quadrinhos e à essência da história (como foram Homem Aranha e X-Men).
E esse medo era ainda maior para quem realmente gosta do Demolidor nos quadrinhos, um personagem complexo, com histórias de certa forma obscuras e intimistas... Um super-herói que nunca teve a popularidade de estrelas como Hulk ou Homem Aranha, mas que construiu uma sólida e dedicada legião de fãs ao redor do mundo, pricipalmente por sua abordagem, digamos, mais adulta. Por esses motivos, que a última coisa que os fãs do Demolidor queriam era ver no seu caso, uma repetição do que aconteceu com Batman, personagem similar e que acabou virando chacota cinematográfica nas mãos de Joel Schumacher. E esse receio veio à tona com a escolha do psico-mauricio-galanzinho-metido-a-besta, Ben Affleck (para o papel do herói) e do desconhecido e inexperiente diretor Mark Steven Johnson. Estava na cara que não podia dar certo... e pelo visto não deu!
TODAS as críticas sérias dos jornais americanos foram negativas, caindo em cima não apenas nas previsões (fraca direção e péssimas atuações), mas também no roteiro ruim e até na roupa (boiola) do personagem (isso foi UNANIMIDADE!!!).
Só pra dar uma noção do que se comenta, o New York Times diz que "o descaso faz do filme bobo e descartável" e que "Ben Affleck vestido de courinho vermelho não convence nem como super-herói de fim de semana".
Já o New York Post diz que o diretor "parece ser mais cego do que o personagem" e que "ao sair do cinema vc se sente como se tivesse passado 1h30 vendo idiotices", se referindo a Ben Affleck como "um medíocre mauricinho de sorriso amarelo".
São dezenas de críticas impiedosas, mas nenhuma barra a Entertainment Weekly que diz que "Ben Affleck vestido de courinho vermelho parece a Mulher Gato num comercial da Revlon". Definitivamente, o Homem Sem Medo não merecia uma dessas...
Agora é esperar a estréia por aqui no Brasil e conferir se é realmente esse basculante de ruindade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário