sábado, 15 de fevereiro de 2003

Traficantes soltos em cada esquina, máfia mexicana chatageando comerciantes indefesos, policiais corruptos torturando testemunhas, comunidade de negros muçulmanos tentando fazer justiça com as próprias mãos...



Em novembro do ano passado, conheci através da indicação de um amigo uma série policial que me parecia no mínimo controversa, mas que pouco depois se tornaria para mim um fascinante compromisso semanal diante da TV... Quando vi aquele primeiro episódio de The Shield, percebi que o que estava encarando definitivamente não era um programa de TV comum.

Pra inicio de conversa, antes de você achar que eu estou exagerando, The Shield acabou de vencer, em seu primeiro ano de exibição, o Globo de Ouro de 2003 de melhor série dramática e melhor ator em série dramática, além do Emmy de melhor ator em drama, prêmios para Michael Chiklis no papel do detetive Vic Mackey.

A série se passa em Los Angeles e conta a história de Vic Mackey, um policial corrupto que acredita indiscutivelmente estar fazendo a coisa certa ao matar policiais dedo duros, plantar armas em inocentes e estorquir dinheiro de traficantes em troca da liberdade... E ele sempre se dá bem. Sempre! Ele e seu esquadrão... Nada de tiras bonzinhos nessa delegacia. Quem não é corrupto, é conivente com os que são. Quem tenta ser do bem, ou é corrompido aos poucos pelo sistema ou é morto. Barra pesada!

Agora, o mais bacana é o seu roteiro super bem escrito, que te deixa sempre no limiar entre torcer contra ou a favor de Vic. O roteiro é tão bem amarrado que, ao mesmo tempo que mostra seu lado negro, mostra o Vic Mackey pai dedicado de um menino autista, "protetor dos fracos e oprimidos" e sempre tendo um "motivo" para fazer o que faz... Aquela velha história de que o fim justifica os meios dentro do submundo de combater a criminalidade. Fora as histórias paralelas de policiais drogados, agressivos, inseguros e homossexuais... Afinal de contas, uma série pra gente grande, policamente incorreta, sem mocinhos ou final feliz!

Pra quem pensava (como eu) que a AXN não servia para nada, taí uma resposta... The Shield é controverso, inteligente e diferente de tudo que você já viu! Não perca: quinta-feira: 21h ou nos horários alternativos (sexta-feira: 03h e 14h ou domingo: 21h)

Nenhum comentário: