quarta-feira, 30 de março de 2005

O quarto dia

Desde a primeira explosao, em Jdeide, quatro dias depois explodiu a segunda em Kaslik e, mais quatro dias, a de Decueine, ultimo domingo, quatro dias atras.

Imagino como deve estar Beirute hoje, com essa bizzara "certeza" de que outro atentado hj vai acontecer. Vim passar uns dias em Madrid mas diariamente falo com amigos lah no Libano e nao vejo sinais de melhoras na situacao. Mesmo com a segunda renuncia de Karami, esperada para amanha, parece que a tensao nao vai melhorar.

Um sinal eh a ONU, que alem de ter instalado agora um sistema de mensagem de texto para o celular todos seus funcionarios com um update diario da situacao, decidiu hoje em uma reuniao "aconselhar" todos os seus estagiarios extrangeiros a deixar o paihs. Pra quem nao sabe, 90% dos estagiarios da ONU sao como eu, extrangeiros que tiram de 3 a 6 meses de um ano para vir a Beirute trabalhar na ONU e complementar suas pesquisas de mestrado ou doutorado. Se a intensao foi assustar-nos, ponto pra eles, mas em uma coisa estao corretos: com a resolucao 1559 e agora esse relatorio de investigacao da morte de Hariri, qualquer escritorio da ONU em Beirute se tornou top 3 em alvos potenciais para novos ataques.

Nenhum comentário: