terça-feira, 12 de junho de 2001

Nas últimas semanas eu redescobri uma das bandas que mais escutei em minha adolescência, o Lynyrd Skynyrd. É muito legal quando você redescobre uma velha banda... é como reencontrar um velho amigo de colégio, você tem assuntos infinitos para colocar em dia. Primeiro saber o que ele anda fazendo, depois ficar lembrando e rindo das histórias do passado... podem ser poucos minutos, mas esse tempo revendo seu velho amigo vai ser mais intenso do que nunca. E velhos amigos é o que eram Ronnie Van Zant e Allen Collins, quando criaram o Lynyrd Skynerd aos 16 anos, batizando a banda em homenagem ao professor Leonard Skinner, um daqueles professores de educação física gente fina que todos nós tivemos na época de colégio.

Ontem mesmo um grande amigo me perguntou por que tanta gente aqui no Brasil nunca ouviu falar de Lynyrd Skynyrd, já que eles são considerados por muitos uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. A explicação está na própria hitória da banda.

A banda teve um final trágico e prematuro. Em 1977, quando estavam despontado como uma das maiores bandas de rock dos EUA, três de seus membros (incluindo duas de suas cabeças pensantes Ronnie Van Zant e Steve Gaines) morreram num desastre de avião. Anos depois outros membros da banda tentaram ressucitá-la, mas sem Gaines e Van Zant o Lynyrd nunca seria o mesmo. A banda tem uma estranha relação com a morte. Outra tragédia aconteceu no começo da década de 80, agora com aquele que era a terceira cabeça pensante do grupo, o guitarrista Allen Collins. Ele sofreu um acidente de carro que deixou-o paralítico e matou sua namorada... quatro anos depois ele morreria de insuficiência respiratória. Além disso um dos primeiros grandes sucessos do grupo, "Free Bird", foi escrito em homenagem ao recém falecido amigo Duane Allman, do Allman Brothers Band.

Essa banda de amigos de colégio já vendeu mais de 35 milhões de cópias de seus álbuns. Várias bandas já tiveram 3 guitarristas em sua formação, mas nenhuma como o Lynyrd, com 3 guitarras solo. Até hoje eles são um ícone nos EUA, onde sucessos como "Sweet Home Alabama" (escrita em resposta a "Southern Man", de Neil Young), "Simple Man" e "Saturday Night Special" ainda vão marcar vidas de várias gerações que estão por vir.

Vários amigos de colégio ainda vão sentar em seus quartos e, ouvindo Lynyrd Skynyrd, vão desenhar juntos sonhos para seu futuro. Sonhos que serão lembrados com saudosismo por eles mesmos anos depois, num chopinho de sábado à noite. Um mesmo chopinho que Van Zant, Gaines e Duane Allman devem ter tomado juntos com a chegada de Allen Collins ao Paraíso. Lembrando daqueles velhos tempos em que se divertiam fazendo música juntos e sonhavam com o futuro como todos nós o fizemos um dia.

Nenhum comentário: