quarta-feira, 3 de outubro de 2001

Festival de Cinema do Rio - Relatório da terça-feira

Meu dia começou no centro da cidade, no Centro Cultural da Justiça Federal onde vi o melhor filme do Festival até agora, "Sombras da Cidade". Ele conta a trajetória de um garoto libanês dos seus 12 anos até a vida adulta, todo esse tempo vivido durante a guerra entre muçulmanos e cristãos que dividiu Beirute por mais de 15 anos. Além do filme ser lindo e de grande sensibilidade, me toca de uma maneira especial pois pude entender melhor tudo aquilo que minha família passou nas últimas 3 décadas, lá no Líbano. A idendificação com a língüa árabe, os costumes... tudo me cativou. Obra de arte.

Saí e fui correndo para Botafogo ver "I want to blow Silicon Valley", no Espaço Unibanco. É a história de um cara que nasceu e foi criado lá, mas ficou os últimos 8 anos fora. Agora ele resolve voltar por causa da morte do pai e vê tudo diferente... No lugar do Hell's Angels um bando de playboy hi tech com kavazakis coloridas, laptops, celulares e pages por toda parte, gente chata que só fala de internet o dia todo, etc e tal. Aí essas coisas vão emputecendo ele até o bicho explodir e incorporar o "mim não gosta de cara-pálida! mim matar todos cara-pálida! mim não entender, mim destruir"... O mais maneiro do filme é que ele vai te deixando puto com a evolução, junto com o personagem principal, e no final das contas se dependesse de você, você mesmo explodiria aquela porra toda! O diretor queria cancelar a participação do filme no festival por causa dos atentados, mas a organização insistiu muito com ele para que fosse passado. Ele só concordou com a exibição se o título não fosse traduzido.... Sorte nossa!

Depois voltei correndo para o Centro para ver o documentário "Revolução Invisível", sobre os novos grupos de jovens racistas nos EUA. O filme começou empolgante e envolvente, mas, para nossa "sorte", as legendas eletrônicas deram pau... aí a sessão foi cancelada. Uma pena.

Minha decepção ficou por conta de "Cannibal, o musical", que não pude ver pois todos os ingressos se esgotaram logo cedo. Mas não há de ser nada... segunda-feira ele passa de novo e hoje têm muito mais!!!

Nenhum comentário: