segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Esperancas mentirosas?

Prometi a mim mesmo que nao ia escrever aqui sobre coisa seria... que esse blog seria apenas um diario, sem opinioes e analises politicas. Mas falar de politica se tornou agora inevitavel, jah que nao se fala de outra coisa nas ruas de Beirute.

Nao se fala de outra coisa senao da Resolucao 1559, lancada no Conselho de Seguranca da ONU pelos EUA e Franca, propondo a total retirada das tropas sirias do Libano.

Como pesquisador, vou tentar analisar aqui o fenomeno de forma neutra e simples, explicando como o libanes comum ve a situacao e porque um desfecho negativo pode ser inclusive perigoso para a paz na regiao.

Antes de falar na resolucao, vale explicar historicamente porque a Siria estah em solo libanes com mais 17 mil soldados, que ficam em "postos de controle" que vao desde a fronteira e o Vale do Bekah ateh a capital, Beirute.

Muito resumidamente, a Siria entrou no Libano em 1976, fazendo parte de uma coalisao militar de varios paises arabes para controlar os conflitos entre cristaos e palestinos/libaneses muculmanos. O objetivo era um cessar fogo e a tentativa de um acordo entre os dois lados e proteger a populacao libanesa. Mas a Siria e seu ditador Hafez Asad que por varias vezes jah havia externado a intensao de mergir Siria e Libano em um soh Estado, se voltou contra os cristaos acusando-os de se aliarem ao sul com Israel. Enquanto todos os demais paises deixaram o Libano, a Siria ficou, chegando a ter cerca de 25 mil soldados (1 para cada 100 habitantes). Mesmo com o acordo de Taif, que ordena a saida das tropas sirias do Libano desde 1990, a Siria mantem seu exercito dentro do Libano e mantem o pais com um falso regime democratico que funciona como marionete sob controle sirio em todos os cenarios, desde politico, economico e militar. Muito disso vem com a ajuda direta do Iran que paga o salario do Hezbolla, um "partido politico" islamico radical que exerce grande influencia sobre a populacao xiita no Libano, que provem a grande parte da populacao pobre escola, emprego e oportunidades pagos com dinheiro iraniano em troca de "apoio".

A populacao crista estah cada vez mais perdendo a voz e o pais estah cada vez mais se afundando numa crise economica que parece nao ter mais volta. A insatisfacao eh evidente e se ve por todos os lados do pais, mas que pouco se transforma em pratica e em protestos, devido a pressao armada subjetiva imposta pelo governo "sirio/libanes", com seus exercitos portando AR15 em cada esquina.

E assim eh que surge uma esperanca atraves dessa resolucao, mesmo que seus motivos pouco tem a ver com o Libano e sua acoada populacao.

Ingenuo quem acha que o verdadeiro motivo/intensao americana e francesa eh "resgatar" os libaneses e sua liberdade da tirania siria. No cenario politico internacional o buraco eh sempre mais embaixo.

Enquanto ninguem ainda sabe bem ao certo qual eh o problema diplomatico entre Franca e Siria (ha teorias da conspiracao que falam ateh em soldados franceses desaparecidos), o motivo americano eh mais do que claro e se chama IRAQUE.

Os EUA precisam de ajuda no Iraque e a melhor porta de entrada estah pela enorme e abandonada fronteira siria com a terra do Sadam. A resolucao eh uma forma de dizer "E aih, vai me ajudar ou eu vou ter que entrar nessa historia entre voces e o Libano, como jah fiz no Iraque e Afeganistao?"

Soh que o grande problema disso eh que os motivos nao sao fortes o bastante para uma invasao como as citadas a pouco. Nao ha "terroristas internacionais" ou "armas de destruicao em massa" e dizer que o povo libanes estah sendo pressionado nao vale, jah que teoricamente a paz reina aqui dentro e o governo, sobre controle sirio, diz que estah tudo muito bem e que o Hezbolla nao eh uma milicia.

E essa postura mentirosa do governo libanes, que nao representa o seu povo, eh o grande impedimento de uma acao das Nacoes Unidas. Isso porque a ONU pode aprovar a resolucao ou o diabo a quatro, mas enquanto o Libano nao se declarar oficialmente contra a invasao siria em seu territorio, nada pode ser feito pq ele nao oferece perigo a seguranca e paz internacional, motivos pelos quais a ONU poderia intervir a forca.

Resumindo, legalmente a resolucao nao tem valor algum na pratica! Representa apenas uma opiniao, que pode ou nao ser acatada pelo governo libanes. Se nao, ela nao vale nada... fim da conversa!

Isso mesmo, meu amigo... a esperanca que comecou a renascer no coracao do povo libanes infelizmente eh uma mentira... um teatro que pode terminar no palco assim que as cortinas se fecharem, indo o povo libanes de volta pra casa com cara de bobo!

E isso pode ser muito perigoso tbm, porque a populacao estah comecando a falar... a se organizar... a se reunir a favor da resolucao... a mostrar que ela representa o que o povo libanes realmente quer, mesmo que os motivos americanos e franceses sejam outros. As ruas estao cheias de cartazes e faixas a favor da resolucao e dezenas de websites e foruns engrossam o coro. E um final infeliz pode trazer uma comocao e revolta nacional, em proporcoes inclusive de guerra civil.

Vale a torcida e feh de que a Siria se veja mesmo acoada e sob pressao, obrigada a retirar suas tropas, pq o que ninguem quer no Libano eh mais opressao e sangue derramado.

Nenhum comentário: