segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Mitologias que esquentam o meu outono

Sao ao todo 15 livros e mais uns outros 15 trechos de outros livros minha bibliografia obrigatoria para esse semestre. Mal comecaram as aulas e jah estou tendo que me matar de estudar... Tanto que resolvi largar uma materia eletiva de arabe que resolvi pegar para ajudar no desenvolvimento da minha escrita e compreensao da lingua que a cada dia que passa parece ser mais e mais dificil. Em vez do curso em classe, com alunos em diferentes niveis e que nao me ajudou muito nessas primeiras aulas, vou pegar aulas particulares duas vezes por semana, o que vai ser muito melhor para meu aprendizado, alem de sair muuuito mais barato!

O primeiro livro eu jah quase o li inteiro este fim de semana... sobre mitologia das religioes do oriente medio. O autor, um desses phds professores emeritos de varias universidades americanas, analisa os povos que viveram nessa regiao que hoje chamamos de Oriente Medio (que vai desde o Afeganistao ateh o Marrocos) e a mitologia de suas religioes para entendermos melhor os conflitos da atualidade. O livro ateh que eh legal, mas o detalhismo as vezes eh demais, indo ateh a pre-historia em certos casos. Mas eh interessante como ele analisa os mitos que vao muito alem do folclore para varias religioes, formando identidades culturais de varios povos e, nos casos de fundamentalistas, virando inclusive uma perigosa realidade.

O proximo jah estah em cima da minha mesa, sobre o Afeganistao e o fortalecimento do Taliban antes da ocupacao americana... Parece ser bacana. Assunto polemico e atual que promete ajudar a esquentar minhas noites de outono, jah que nao tenho tido tempo nem dinheiro para nights e baladas libanesas e que o friozinho jah estah comecando a dar as caras... essa semana, pela primeira vez em quatro meses, choveu aqui em Beirute.

Fora isso ontem fui ver um amistoso entre as selecoes libanesa e francesa de rugby, no campo da Universidade de Balamand, em Tripoli. O rugby no Libano vem se tornando cada vez mais popular desde de que, em 1996, foi criada uma liga nacional e sua selecao vem alcancando bons resultudados internacionais gracas aos descendentes de libaneses que vivem na Australia e representam a nacao dos seus pais ou avos. Jah eu e o nosso time aqui da facult, vai ter sua estreia no proximo domingo... to animado... vamos ver no que vai dar!

Nenhum comentário: