terça-feira, 26 de outubro de 2004

Uma noite unica entre em mil e uma outras!

Sexta-feira passada comecou como outra qualquer. Estudando durante a tarde, mas jah pensando no fim de semana que estaria por vir e que nao teria (como sempre) nada para fazer... Bate aquela depre, mas faz parte da historia... afinal de contas, fui eu quem escolhi vir pra cah!

Mas chegando na universidade, meu colega espanhol me pergunta se nao estou afim de ir a um jantar de uma professora espanhola, em Beirute, pq ele achava que ia ser um porre e nao queria segurar o pepino sozinho. Eu, como bom camarada de sempre, aceitei o programa de indio... Ia ter que ir pra casa, trocar de roupa, fazer a mochila (pq ia ter que dormir na casa do tio Esper) e entao pegar dois busoes e um taxi pra chegar lah... Vou te dizer que durante esse processo bateu a duvida pelo menos umas 59 vezes, mas acabei indo.

Depois da maratona para chegar no ape da tal espanhola, da rua dava pra ouvir o som... eu a principio achei que seria de outro lugar, afinal de contas era "um jantar", cheio de academicos, etc e tal... Pra minha supresa e alegria estava completamente enganado.

O jantar na verdade era uma festa, cheia de gringos como eu, tocando musica latina e rolando mojitos, margueritas e hi-fi em abundancia... Gente de todo mundo. Cuba, Mexico, Espanha, Croacia, Franca, Alemanha e uns libaneses mente aberta apenas para oficializar essa reuniao de cupula das Nacoes Unidas em Beirute.

Pela primeira vez, em 4 meses, me diverti de veras aqui nesse pais!

O laboratorio da facult vai fechar... amanha novo episodio dessa historia.
Botafogo no meu coracao!

Pode parecer exageiro, mas nunca sofri tanto com o Botafogo como este ano! Mesmo no ano do rebaixamento nao foi assim, tao dificil de aguentar.

A situacao de ler todos os dias noticias do seu time dando vexame, sem a possibilidade de ve-lo em acao, eh deseperadora... Pq quando vc estah no estadio vendo aqueles pernas de pau desonrarem o seu manto sagrado, parece que um misto de conformismo e lamentacao aos poucos vai te preparando para o pior... A sensacao eh mais ou menos como de tirar o seu da reta... Uma especie de "Olha, eu vim aqui e torci, cumpri com meu papel". Mas daqui do fim do mundo, onde nem os gols da rodada vc tem a oportunidade de conferir, ver o seu time ameacado mais uma vez de rebaixamento eh de uma angustia tremenda. A sensacao de impotencia diante da situacao eh devastante.

Mesmo que concientemente vc saiba que de nada iria adiantar se vc estivesse lah no Caio Martins xingando os desgracados, a paixao pelo seu time eh algo realmente inexplicavel quando posta a prova nessas situacoes inusitadas.

Soh sei que com as ultimas vitorias um pouco desse peso nos ombros cedeu, mas o empate ridiculo contra o Vitoria me fez novamente acender a luz de alerta... Nada alem de uma vitoria hoje contra o Palmeiras chega a ser cogitada!

Espero realmente que meu alvingro carioca se salve e que o Fogao tenha a chance de ter tempo... de ter tempo de ser salvo pelas maos do Bebeto de Freitas, o maior presidente da nossa historia recente.

quinta-feira, 21 de outubro de 2004

GO RED SOX!

Numa das series mais fantasticas da historia do beisebol profissional, o Boston Red Sox quebrou a "maldicao" e conseguiu vencer o New York Yankees nos playoffs, avancando pela primeira vez desde 1986 para as World Series, grande final da liga americana. Na maior reviravolta de todos os tempos, o Red Sox quebra um jejum de quase de 20 anos!

Mesmo com toda a espectativa em torno desta que eh a maior rivalidade esportiva americana, ninguem imaginava uma serie tao dramatica e um final tao espetacular como o que tivemos na realidade. Depois de perder os 3 primeiros jogos numa melhor de 7, o time de Boston venceu os 4 seguintes, sendo que na madrugada de hoje com enorme superioridade.

Mas inesqueciveis serao os jogos 4, 5 e 6, vencidos na prorrogacao gracas ao filho da tia Anastacia, o monstro rebatedor dominicano David Ortiz, inevitavelmente eleito MVP. Jah no jogo dessa noite o show a parte quem deu foi Johnny "Capitao Caverna" Damon, rebatendo um grand slam (rebatida para fora do campo com as bases cheias, vale 4 pontos) na segunda rodada, terminando a partida com incriveis 6 RBIs (pontos marcados).

Eh a consagracao desse time do Red Sox que foi brilhante durante toda a temporada, mas que comecou muito mal a serie contra os rivais nova iorquinos. Principalmente depois da derrota humilhante no jogo 3, por 19 a 8, quando todos tinham certeza que os Yankees venceriam por 4 a 0.

O grande astro foi sem duvida o rebatedor David Ortiz, mas jogadores como Johnny Damon, o ladrao de bases Dave Roberts, o terceira base Bill Mueller e os arremessadores Derek Lowe, Pedro Martinez e, principalmente, Curt Schilling, que mesmo contundido calou os rebatedores de Nova Iorque no jogo 6, foram fundamentais para a conquista historica.

Jah na outra semi, a grande sensacao desse fim de temporada, o Houston Astros, estah dando um sufoco daqueles no super favorito dream team St. Louis Cardinals. Hoje rola a ultima partida da serie, que estah empatada em 3 jogos. Quem vencer, pega o Red Sox na grande final.

Uma curiosidade sobre o equilibrio dessa serie entre Astros e Cardinals eh que ela nao estah empatada apenas nas 3 partidas para cada lado. Eles estao empatados em varias estatisticas como Pontos (29), Rebatidas validas (50) e na estatistica usada para comparacao dos rebatedores (ERA). E no jogo de hoje ambos os lados tem suas armas. O Cardinals joga em casa, com o apoio de sua fanatica torcida. Jah o Astros conta com o veterano arremessador Roger Clemens descansado, comecando a partida.

Pessoalmente eu torco pelo Astros por serem os azaroes desses playoffs, mas uma final entre Red Sox e Cardinals faria com que os dois melhores times do ano se encontrassem. Mas como a graca do esporte estah no inesperado, a gente nunca sabe o que pode acontecer.

segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Esperancas mentirosas?

Prometi a mim mesmo que nao ia escrever aqui sobre coisa seria... que esse blog seria apenas um diario, sem opinioes e analises politicas. Mas falar de politica se tornou agora inevitavel, jah que nao se fala de outra coisa nas ruas de Beirute.

Nao se fala de outra coisa senao da Resolucao 1559, lancada no Conselho de Seguranca da ONU pelos EUA e Franca, propondo a total retirada das tropas sirias do Libano.

Como pesquisador, vou tentar analisar aqui o fenomeno de forma neutra e simples, explicando como o libanes comum ve a situacao e porque um desfecho negativo pode ser inclusive perigoso para a paz na regiao.

Antes de falar na resolucao, vale explicar historicamente porque a Siria estah em solo libanes com mais 17 mil soldados, que ficam em "postos de controle" que vao desde a fronteira e o Vale do Bekah ateh a capital, Beirute.

Muito resumidamente, a Siria entrou no Libano em 1976, fazendo parte de uma coalisao militar de varios paises arabes para controlar os conflitos entre cristaos e palestinos/libaneses muculmanos. O objetivo era um cessar fogo e a tentativa de um acordo entre os dois lados e proteger a populacao libanesa. Mas a Siria e seu ditador Hafez Asad que por varias vezes jah havia externado a intensao de mergir Siria e Libano em um soh Estado, se voltou contra os cristaos acusando-os de se aliarem ao sul com Israel. Enquanto todos os demais paises deixaram o Libano, a Siria ficou, chegando a ter cerca de 25 mil soldados (1 para cada 100 habitantes). Mesmo com o acordo de Taif, que ordena a saida das tropas sirias do Libano desde 1990, a Siria mantem seu exercito dentro do Libano e mantem o pais com um falso regime democratico que funciona como marionete sob controle sirio em todos os cenarios, desde politico, economico e militar. Muito disso vem com a ajuda direta do Iran que paga o salario do Hezbolla, um "partido politico" islamico radical que exerce grande influencia sobre a populacao xiita no Libano, que provem a grande parte da populacao pobre escola, emprego e oportunidades pagos com dinheiro iraniano em troca de "apoio".

A populacao crista estah cada vez mais perdendo a voz e o pais estah cada vez mais se afundando numa crise economica que parece nao ter mais volta. A insatisfacao eh evidente e se ve por todos os lados do pais, mas que pouco se transforma em pratica e em protestos, devido a pressao armada subjetiva imposta pelo governo "sirio/libanes", com seus exercitos portando AR15 em cada esquina.

E assim eh que surge uma esperanca atraves dessa resolucao, mesmo que seus motivos pouco tem a ver com o Libano e sua acoada populacao.

Ingenuo quem acha que o verdadeiro motivo/intensao americana e francesa eh "resgatar" os libaneses e sua liberdade da tirania siria. No cenario politico internacional o buraco eh sempre mais embaixo.

Enquanto ninguem ainda sabe bem ao certo qual eh o problema diplomatico entre Franca e Siria (ha teorias da conspiracao que falam ateh em soldados franceses desaparecidos), o motivo americano eh mais do que claro e se chama IRAQUE.

Os EUA precisam de ajuda no Iraque e a melhor porta de entrada estah pela enorme e abandonada fronteira siria com a terra do Sadam. A resolucao eh uma forma de dizer "E aih, vai me ajudar ou eu vou ter que entrar nessa historia entre voces e o Libano, como jah fiz no Iraque e Afeganistao?"

Soh que o grande problema disso eh que os motivos nao sao fortes o bastante para uma invasao como as citadas a pouco. Nao ha "terroristas internacionais" ou "armas de destruicao em massa" e dizer que o povo libanes estah sendo pressionado nao vale, jah que teoricamente a paz reina aqui dentro e o governo, sobre controle sirio, diz que estah tudo muito bem e que o Hezbolla nao eh uma milicia.

E essa postura mentirosa do governo libanes, que nao representa o seu povo, eh o grande impedimento de uma acao das Nacoes Unidas. Isso porque a ONU pode aprovar a resolucao ou o diabo a quatro, mas enquanto o Libano nao se declarar oficialmente contra a invasao siria em seu territorio, nada pode ser feito pq ele nao oferece perigo a seguranca e paz internacional, motivos pelos quais a ONU poderia intervir a forca.

Resumindo, legalmente a resolucao nao tem valor algum na pratica! Representa apenas uma opiniao, que pode ou nao ser acatada pelo governo libanes. Se nao, ela nao vale nada... fim da conversa!

Isso mesmo, meu amigo... a esperanca que comecou a renascer no coracao do povo libanes infelizmente eh uma mentira... um teatro que pode terminar no palco assim que as cortinas se fecharem, indo o povo libanes de volta pra casa com cara de bobo!

E isso pode ser muito perigoso tbm, porque a populacao estah comecando a falar... a se organizar... a se reunir a favor da resolucao... a mostrar que ela representa o que o povo libanes realmente quer, mesmo que os motivos americanos e franceses sejam outros. As ruas estao cheias de cartazes e faixas a favor da resolucao e dezenas de websites e foruns engrossam o coro. E um final infeliz pode trazer uma comocao e revolta nacional, em proporcoes inclusive de guerra civil.

Vale a torcida e feh de que a Siria se veja mesmo acoada e sob pressao, obrigada a retirar suas tropas, pq o que ninguem quer no Libano eh mais opressao e sangue derramado.

segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Mitologias que esquentam o meu outono

Sao ao todo 15 livros e mais uns outros 15 trechos de outros livros minha bibliografia obrigatoria para esse semestre. Mal comecaram as aulas e jah estou tendo que me matar de estudar... Tanto que resolvi largar uma materia eletiva de arabe que resolvi pegar para ajudar no desenvolvimento da minha escrita e compreensao da lingua que a cada dia que passa parece ser mais e mais dificil. Em vez do curso em classe, com alunos em diferentes niveis e que nao me ajudou muito nessas primeiras aulas, vou pegar aulas particulares duas vezes por semana, o que vai ser muito melhor para meu aprendizado, alem de sair muuuito mais barato!

O primeiro livro eu jah quase o li inteiro este fim de semana... sobre mitologia das religioes do oriente medio. O autor, um desses phds professores emeritos de varias universidades americanas, analisa os povos que viveram nessa regiao que hoje chamamos de Oriente Medio (que vai desde o Afeganistao ateh o Marrocos) e a mitologia de suas religioes para entendermos melhor os conflitos da atualidade. O livro ateh que eh legal, mas o detalhismo as vezes eh demais, indo ateh a pre-historia em certos casos. Mas eh interessante como ele analisa os mitos que vao muito alem do folclore para varias religioes, formando identidades culturais de varios povos e, nos casos de fundamentalistas, virando inclusive uma perigosa realidade.

O proximo jah estah em cima da minha mesa, sobre o Afeganistao e o fortalecimento do Taliban antes da ocupacao americana... Parece ser bacana. Assunto polemico e atual que promete ajudar a esquentar minhas noites de outono, jah que nao tenho tido tempo nem dinheiro para nights e baladas libanesas e que o friozinho jah estah comecando a dar as caras... essa semana, pela primeira vez em quatro meses, choveu aqui em Beirute.

Fora isso ontem fui ver um amistoso entre as selecoes libanesa e francesa de rugby, no campo da Universidade de Balamand, em Tripoli. O rugby no Libano vem se tornando cada vez mais popular desde de que, em 1996, foi criada uma liga nacional e sua selecao vem alcancando bons resultudados internacionais gracas aos descendentes de libaneses que vivem na Australia e representam a nacao dos seus pais ou avos. Jah eu e o nosso time aqui da facult, vai ter sua estreia no proximo domingo... to animado... vamos ver no que vai dar!

quinta-feira, 7 de outubro de 2004

Playoffs da MLB sao a alegria da galera!

Sempre gostei de beisebol, mas nunca tive saco pra acompanhar uma temporada inteira... sempre achei serem jogos demais e um puta marasmo. Mas em compensacao, nao perco nem a porrada os playoffs, onde sobram tensao e emocao.

Mas este ano foi diferente, muito pela vinda ao Libano quando a TV era minha unica diversao nas longas noites de calor infernal. E, pra minha surpresa, acabei virando viciado... Nao perdi um jogo transmitido! Muito disso por causa do novo sistema de "wildcard", que deu nova vida a liga profissional americana. O ultimo fim de semana da temporada de classificacao foi de matar muito neguinho do coracao!

E fazendo justica ao que todos queriam, se classificaram para os playoffs os 8 times com a melhor percentagem de vitorias, coisa que nao acontecia desde 1998, se nao me engano.

Sao eles Minessota Twins vs. New York Yankees e Boston Red Sox vs. Anahein Angels, pela American League, alem de Los Angeles Dodgers vs. St. Louis Cardinal e Houston Astros vs. Atlanta Braves pela National League.

E se jah era legal assistir os playoffs sem ter acompanhado a temporada, este ano estah sendo sensacional!

Os jogos comecaram na terca-feira e mesmo com o grande equilibrio entre os oito concorrentes, dois confirmaram as espectativas de favoritos: Red Sox e Cardinals. Enquanto o Cardinals tem um ataque fabuloso e praticamente impossivel de se calar, o do Red Sox tbm eh fantastico, mas com a diferenca de que o time de Boston tem dois dos melhores arremessadores da liga na sua defesa, Curt Schilling e o marrento Pedro Martinez... E isso conta muito!

Nos dois primeiros jogos, Schilling e Pedro foram bem, mas foi o ataque do Red Sox que brilhou, com Manny Ramirez, Kevin Millar e Jason Varitek, abrindo em 2 a 0 a serie de melhor de cinco jogos. Jah o St. Louis Cardinals e sei dream team de rebatedores foi arrasador e encacapou o Dodgers com dois home runs de Larry Walker e um de Albert Pujols e Jim Edmonds.

Nas outras series, a grande sensacao do fim da temporada, o Houston Astros, venceu o Braves com a ajuda crucial do arremessador, lenda viva e futuro hall da fama, Roger Clemens, 42 anos de idade e 20 de profissinal. Jah os Yankees, perderam a primeira partida em casa contra o Twins gracas ao fantastico arremessador de Minessota, Johan Santana, que calou os rebatedores milionarios do Yankees por 7 rodadas. Mas no jogo de ontem, de tirar o folego, o Yankees conseguiu uma virada milagrosa na 12a. rodada e evitou o desastre de uma segunda derrota... QUE JOGAAACO!

Os jogos continuam hoje com as segundas partidas entre Dodgers x Cards e Astros x Braves. E da-lhe emocao!

quarta-feira, 6 de outubro de 2004

Som: Asian Dub Fundation - "Memory War"

Who controls the past, controls the present
Who controls the present, controls the future!

The battle for the past is for the future
Must be the winners of the memory war
Smash reach out and then grab the flower
At the end of the day their defeat will be for sure

Have you inside your memory the scene of the crime
If you don’t have a clue then you’re running out a time
Struggle continues while di sunshine
Past and the truth two of them you have to combine
Because books dem a burnt and documents are shredded
Cover ups are covered up in the name of the law
Presidents and royalty caught red handed
And you won’t know about it for fifty years or more

Come pay attention to the re-educator
The battle for the past is now the battle for the future
Fire for the messengers of this fake nostalgia
Soon come judgement day

The history they teach is the voice of the victor
You need to look again you need to have a propaganda!
If truth is your price then come join the bounty hunters
Because truth make you the enemy of all these liars
Because books dem a burnt and documents are shredded
Cover ups are covered up in the name of the law
Presidents and royalty caught red handed
And you won’t know about it for fifty years or more

So come and pay attention to the re-educator
The battle for the past is now the battle for the future
Fire for the messengers of this fake nostalgia
Soon come judgement day
O começo

Hoje, dia 06 de setembro de 2004, minhas aulas tem inicio. Mesmo que eu jah esteja aqui no Libano ha quase 4 meses, hoje oficialmente eh o começo dessa nova etapa da minha vida. Eh estranho falar assim, tao serio, mas nao consigo ver a vinda para o Libano de outra forma... Um puta desafio que envolve costumes, lingua, conhecimento academico, experiencia profissional e, principalmente, muita saudade! Saudades nao soh das pessoas que, de uma forma figurada (ou nao), foram deixadas para tras, mas da vida no pais mais lindo e gente boa do mundo!

Enquanto estava me registrando hoje, junto ao reitor do Departamento de Ciencias Politicas, Administracao Publica e Diplomacia, passaram pela minha cabeca os pouco menos de 2 meses que tive no Brasil entre a noticia da confirmacao da minha aceitacao pela universidade e o meu embarque no Aeroporto Internacional Tom Jobim... O que eh tempo algum para alguem que estah prestes a ficar de 2 a 3 anos longe de casa, da familia, dos amigos e da (ex)namorada. Lembrei-me principalmente os 3 dias seguintes a segunda-feira pos-Pascoa, quando tudo se confirmou... Sobre as decisoes tomadas... Sobre tudo que fui obrigado a deixar para tras no Brasil, sob o pretexto vir em busca de oportunidades que irao mudar por completo meu futuro profissional.

Vez ou outra eu brinco dizendo que estou passando pela "Crise dos 25 anos", quando vc ainda nao eh adulto mas tbm nao eh mais adolescente e tem que comecar a tomar decisoes de gente grande, que certamente terao efeitos com o passar dos anos na sua vida. Mas tambem eh a sua ultima chance de fazer uma loucura como esta, de vir para o Libano estudar politica e historia do Oriente Medio. Nessas decisoes vc perde e ganha oportunidades ou ateh mesmo pessoas queridas, mas fazer o que... You live and learn... You live and learn!

Na pratica, meus primeiros cursos sao sobre politica contemporanea no Oriente Medio, organizacoes politicas internacionais e outros topicos em politica internacional, alem de um curso de lingua arabe para iniciantes, 3 vezes por semana. Alem das aulas, estou no time de rubgy da faculdade, que compete na Liga Libanesa e na Liga de Paises Arabes de Rubgy. Neguinho quer tbm que eu jogue handebol, mas meus tempos de assassino nas quadras de Jogos Jesuitas sao passados... Prefiro praticar um esporte onde nao preciso burlar as regras pra dar porrada.

As noites e manhas estao cada vez mais frias... sinais do outono libanes. E parar pra pensar que jah fazem quase 4 meses... puts! Como o tempo voa...

sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Som: Ed Motta - "Daqui pro Meier"

Ainda tenho que andar bem do Leblon ao Catete... Daqui pro Meier.
Ninguem imagina a cidade que se ve do meu taxi... Ha que se estar AQUI!
Hoje eu quero jantar bem... e o radio de me chama:
Daqui pro Meier!? NAO DA!
E no Bar do Uruguaio, feijao preto com paio... mais tarde eu saio, amor!


Eita saudades...
A NATA! apresenta: conversas de um cotidiano libanes

Chegando na universidade, vestindo boneh e oculos escuros, encontro um professor que conheci durante o verao, acompanhado de outro professor:

_OLA FERNANDO! Que alegria reve-lo!

_Ola professor! Tudo bem? Como passou essas ultimas semanas de verao?

_ Muito bem e vc? Este eh o professor Fulano. Professor Fulano, conheca Fernando Kallas!

_Ola Fernando! De onde vc eh? Africa?

_Nao, professor... sou negao, mas sou do Rio de Janeiro!
A NATA! apresenta: conversas de um cotidiano libanes

No transito infernal de Beirute, com um calor insuportavel, passamos por uma obra do governo:

_Caramba, Chafic, o sujeito tah ali trabalhando com a britadeira sem nenhuma protecao para os ouvidos... Isso eh um absurdo!

_Bicho... vai por mim... quem passou passou 20 anos dormindo todas as noites com misseis e bombas explodindo na cabeca nao precisa de protecao de ouvido pra britadeira.