quinta-feira, 7 de junho de 2007

Nova explosão no Líbano mata uma pessoa

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Um carro bomba explodiu agora a pouco no distrito de Zouk Mosbeh, 20km ao norte de Beirute. A explosão matou uma pessoa e deixou três feridas.

Cenário da foto do cabeçalho desse blog, Zouk Mosbeh é um tranquilo distrito cristão que fica na montanha em frente à baía de Jounieh e foi minha casa nos primeiros 6 meses de Líbano. Meu antigo apartamento fica a apenas alguns quarteirões do local da explosão.

Zouk é conhecido pq é onde está localizada a Notre Dame University, uma das principais universidades católicas do Líbano. Administrada por padres da igreja Maronita, foi lá que eu estudei meus dois anos de mestrado.

Os Maronitas - ou filhos de São Maron - são uma das 23 igrejas autônomas que formam a Igreja Católica. Todas professam a mesma fé e doutrina, sendo fiéis ao Papa, mas têm histórias, tradições, ritos e liturgias diferentes. A grande maioria dos cristãos libaneses são maronitas, seguidos pelos Armênios, Ortodoxos e Melquitas.

São maronitas também os radicais religiosos das Forças Libanesas, milícia armada com base nas montanhas do norte do país, famosos pela parceria com Israel durante a guerra civil do Líbano e pela participação no massacre dos campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila.

Nenhum comentário: