segunda-feira, 25 de junho de 2007

Soldados da ONU morrem numa cidade que ficou conhecida pela tortura!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Soldados da ONU buscam ajuda após a explosao

Seis soldados da Força Interina da ONU no Sul do Líbano - UNIFIL - foram mortos ontem vítimas de uma explosao de um carro bomba na cidade de Khiam, sul do Líbano.

Agora há um fato sobre Khiam que faz esse atentado diferente e que você provavalmente (e infelizmente) nao vai ler nos jornais por aí.

De Khiam só vao se lembrar os que conhecem o Líbano e os anos e anos de atrocidades que aconteceram nesta cidade durante a ocupaçao israelense, graças à prisao que Israel alí manteve durante 15 anos, de 1985 ao ano 2000.

Sabe Abu Ghraib? Entao... Abu Ghraib é a versao iraquiana do que foi durante anos Khiam!


A prisao de Khiam ficou conhecida por ser durante anos um antro de tortura e execuçao de prisioneiros árabes pelo exército de Israel, mantidos em cárcere sem julgamento e acusaçao oficial. Muitas vezes nem se sabia quem estava preso em Khiam.

Presos palestinos detidos em Gaza e Cisjordânia eram mandados pra lá. Presos libaneses eram torturados e mortos dentro do próprio país e, muitas vezes, por torturadores libaneses do Exército do Sul do Líbano, a milícia cristã libanesa contratada e mantida por Israel para ajudá-los a administrar a prisao e a lutar contra o Hezbollah.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
A prisao de Khiam

"Essa prisao é totalmente fora da lei. Os libaneses e palestinos alí detidos nao tem nenhuma idéia de quando ou até mesmo se serao libertados" disse, em 1999, Hanny Megally, entao diretor executivo da organizaçao Human Rights Watch. "A comunidade internacional nao pode mais aceitar o que Israel faz dentro dessa prisao. E Israel deve ser ser julgada e arcar com as consequencias pelas constantes violaçoes das leis humanitárias e de direitos humanos internacionais que acontecem dentro de Khiam." Complementou Megally, poucos meses antes da prisao ser desativada para sempre.

Aqui vc pode encontrar um dos muitos relatórios da HRW sobre Khiam.

Depois da retirada de Israel, em 2000, a prisao foi desativada e tranformada em um museu, para que as torturas e barbáries nao fossem jamais esquecidas.

Mas durante a guerra do ano passado, o exército israelense "fez questao" de guardar um dos bombardeios especialmente para varrer a prisao de Khiam do mapa, destruindo-a para sempre.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
A prisao já transformada em museu, antes de ser destruída por bombardeios israelensese, ano passado

Quanto ao atentado em si, deixa ainda mais claro o que eu venho dizendo nos últimos textos. Que forças externas estao fazendo de tudo para desestabilizar ainda mais o Líbano e jogá-lo em outra guerra civil. Plantam um grupo de guerrilheiros radicais no norte do país... assassinam políticos e explodem bombas contra a populaçao em Beirute... E agora matam soldados da ONU no Sul...

Interessados sao muitos para que a instabilidade da regiao aumente... os únicos a quem esse jogo doentio nao tem nenhuma graça sao os libaneses, que todos os dias vêem o país ir rolando ladeira abaixo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Era você na fila do Rio Scenarium dia 18/08? Eu leio seu blog há anos, será que era você?

Anônimo disse...

Olááá!!!
Tudo bom??? Muito interessante o que você escreveu sobre a prisão de Khiam e o que acontece e acontecia, gosto muito de ler seu blog... me faz pensar bastante nas oportunidades que temos e as armas que temos para utilizar contra essas atrocidades...( como delatá-las , por exemplo)

Até Mais!!!

Fernando Kallás disse...

Renata... fila do Rio Scenarium era eu mesmo... E quem era vc, naquela confusao toda??? hahahaha... que coincidência surreal! Beijos.

Renata disse...

ih, que maluca. eu não tava logada, mas jurava que tinha deixado meu blog ou meu e-mail aqui, sei lá.

ahh, eu tinha certeza que era você, mas fiquei sem graça de dizer "oi, eu leio seu blog!", porque nunca tinha comentado e tal... :)