sexta-feira, 9 de maio de 2003

A estréia da macharada foi mais uma vez adiada no Tahiti, mas o tão esperado Billabong Pro (terceira etapa do WTC - primeira divisão do surf mundial) foi inaugurado ontem com a categoria feminina com um swell perfeito de 4 a 6 pés, na mortífera onda de Teahupoo.

A catarinense Jacqueline Silva foi desclassificada pela australiana Kate Skarratt e terminou em nono lugar na etapa, que já está nas quartas-de-final.

Já as baterias masculinas devem começar amanhã mesmo, junto com as finais femininas. O hexacampeão mundial Kelly Slater está escalado para inaugurar a competição, com o baiano Armando Daltro e o australiano Tom Whitaker completando a primeira bateria. Mais sete brasileiros (Paulo Moura, Guilherme Herdy, Danilo Costa, Victor Ribas, Peterson Rosa, Fábio Gouveia e Flávio Padaratz) estão divididos nos outros quinze confrontos da fase classificatória. Os vencedores seguem direto para a terceira rodada e os perdedores têm uma nova chance de classificação na repescagem.

O grande desfalque brasileiro é exatamente o melhor surfista brasileiro da atualidade, Neco Padaratz, sétimo colocado no ranking do WTC. Neco se justificou alegando não estar ainda recuperado do trauma que viveu nas temidas ondas de Teahupoo em 2000, quando quase morreu afogado preso na perigosíssima bancada de corais que fica a menos de um metro de profudidade.

Quer entender mais ou menos o porquê de tanta gente ser contra a realização de um campeonato em Teahupoo? Dá uma olhada na carta de justificativa de Neco:

"... Nunca houve desculpa para eu não ir ao Tahiti, sempre falei a verdade. Os problemas que tive nos anos anteriores só fizeram com que eu adiasse a decisão mais importante da minha vida. Hoje estou em condições físicas para enfrentar Teahupoo, mas não tenho condições psicológicas para enfrentar o pior fantasma da minha vida...

...Todos têm medo daquela onda, quem não teria, mas uns conseguem controlar este sentimento, outros não. Todo ser humano tem seu limite e hoje meu limite é Teahupoo, pois não tenho problemas com outras ondas no mundo.

Teahupoo é uma onda que não permite hesitar, pois pode ser fatal à vida de quem tem que tomar a decisão. Hoje não me encontro totalmente preparado para tomar uma decisão sem hesitar neste lugar e minha vida vale muito mais do que aquele prêmio em dinheiro..."

Nenhum comentário: