sexta-feira, 20 de junho de 2003

Estréia hoje nos EUA um dos filmes mais esperados do ano, O Incrível Hulk.



Apesar de muita gente ter ficado meio cabreira por causa do trailer, alegando não ter gostado do gigantesco Hulk digitalizado, etc e tal, eu discordo desse ponto de vista e acho que só o tem quem pensa no Hulk da série de TV e não no Hulk dos quadrinhos. O Hulk da TV é totalmente distoante dos quadrinhos, criado pelo mestre Stan Lee (pai do Homem Aranha, X-Men, Demolidor e etc)... o da TV é só um cara musculoso enquando o original é realmente um monstro de proporções sobre humanas. Quanto ao seu tamanho, não há motivos para reclamar do que se viu no trailer. Mas o anti-herói digitalizado divide opiniões. Alguns críticos (como a Rolling Stone) apontam para o fato de que no filme o gigante verde tem as expressões faciais perfeitas, mas quando visto de longe não passa a veracidade que deveria, sendo visivelmente uma criação computadorizada. Já outros (como o Hollywood Reporter) dizem que os efeitos especiais são perfeitos para um filme desse gênero e que a sensação que se tem é de ver uma história em quadrinhos "materializada como magia para o cinema".

Mas efeitos especiais fantásticos pouco importam diante de um roteiro e direção fracos e de atores sem carisma... e nisso, Hulk tem tudo pra dar certo. O diretor é o brilhante e premiadíssimo Ang Lee, de Tempestade de Gelo, Banquete de Casamento, o Tigre e o Dragão e Razão e Sensibilidade. A atriz é o monumento Jennifer Connelly e o ator é o quase desconhecido Eric Bana, o que evita o estrelismo de um medalhão... Alí você vai estar vendo o Dr. Bruce Banner e não um astro de hollywood. Sacada esperta de Ang Lee.

E as primeiras críticas são na grande maioria positivas.

O Chicago Tribune dá 3 estrelas em 4 e define o filme como "perfeitamente filmado e abençoado por um excelente elenco" e diz que a mistura entre os quadrinhos de Stan Lee e a direção de Ang Lee "funciona como música".

A Rolling Stone tbm dá 3 estrelas em 4 e diz que, apesar do monstrão não parecer real e de "haver crises existenciais em excesso", o lançamento é um "filmáço" e Ang Lee dirige com uma "técnica impecável".

A Newsweek se mostrou surpreendida com o filme "poderoso e muito bem feito, com ações de tirar o fôlego". Seu editor, David Ansen, lembra que "mais uma vez Ang Lee faz um excelente filme para ficar eternamente nas nossas memórias".

Mas nem tudo são flores para o gigante verde. Uma das poucas críticas negativas é exatamente de um dos críticos mais famosos dos EUA, A.O. Scott, do New York Times. Scott chama o filme de "longo e tedioso" e reclama do anti-herói digitalizado.

O Incrível Hulk chega aos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira.

Nenhum comentário: