quinta-feira, 5 de junho de 2003

Ontem vi Matrix Reloaded.

Antes de dizer qualquer coisa, deixo claro aqui que me amarrei no primeiro filme. Vi umas 2 vezes no cinema e perdi a conta de quantas vezes já o vi no DVD, que comprei logo que lançou. Adoro filmes de ação e ficção científica, super heróis, etc e tal. Não fui ao cinema esperando "o novo testamento", até porque, apesar de achar legal e criativa toda essa história de neo-messias e auto conhecimento que rola no primeiro, fui ao cinema esperando mesmo por um bom filme de ação, coisa que James Cameron, John Woo e os próprios irmão Watchowsky já nos mostraram antes ser possível.

Dentro de todo esse contexto, lamento muito, mas não dá pra fugir da realidade: Matrix Reloaded é fraco!

Em continuações, a comparação com outros episódios é inevitável e, neste caso, o primeiro é INFINITAMENTE melhor. Explico porque. O novo episódio de Matrix não traz nenhum atrativo novo em realação ao original. O herói Neo é invencível e NENHUMA das suas cenas de ação desperta qualquer tipo de emoção... Isso torna suas lutas chatas, porque ele não apanha de jeito nenhum! Não há sequer uma kriptonita ou qualquer fraqueza que faça com que o espectador sinta aquele friozinho na barriga... Ele é "o predestinado" e ninguém pode com ele. E as lutas, são as mesmas do primeiro filme... é legal, mas perdeu o impácto.

Quer um fato: a única cena realmente emocionante do filme, é a perseguição do anel viário, onde Trinity e Morpheus tentam de safar passando por perrengues irados... sem Neo, que está a Km's de distância. Coincidência? Pra mim não... é apenas o fato de que os mocinhos em questão podem morrer a qualquer momento e não levantam vôo para fugir da porrada.

Não há mais aquela magia do primeiro, quando vc vê a descoberta do herói Neo, seu treinamento, etc e tal... as porradas são muito melhores... Isso tudo sem contar o figurino cafonérrimo e a passagem ridícula da rave futurista.

Ainda assim, Matrix Reloaded diverte. Têm efeitos visuais, truques e ângulos de câmeras espetaculares. Vale o ingresso, mas só o de durante a semana, porque pelo preço que tá no findi, sem carteirinha, eu pensaria duas vezes...

Agora, se ainda assim você tá pensando em aparecer por aqui com essa conversinha de nerd pseudo-moderninho metido à intelectual, de que é uma "revolução do cinema e do pensamento da sociedade moderna", tira o óculos de fundo de garrafa, enfia a merda da cabeça na privada e fica falando debaixo d'água pra ver se sai bolhinhas!

Nenhum comentário: