quinta-feira, 5 de agosto de 2004

Basquete, futebol, esqui e narguile... os esportes oficiais do libanes!

Nao esquecendo eh claro o ato de comer (e muito), os esportes acima sao os que mais fazem a cabeca do libanes.

O esporte nacional e grande mania do momento eh sem duvida o basquetebol. Os jogos do campeonato libanes estao sempre entre os programas de maior audiencia na televisao e sempre que se discute esporte com um libanes, ele sempre vem com orgulho contar as proezas da selecao e dos clubes nacionais nas ligas arabes e asiaticas... Mas que estao ainda longe do profissionalismo e competitividade do basquete europeu e americano.

O esqui eh obvio, provavelmente o esporte mais praticado pelo libanes, devido as montanhas geladas e ao longo inverno...

Jah o futebol eh talvez mais popular ateh do que o proprio basquete, que eh mais um orgulho nacional do que realmente uma paixao! E a maneira dos libaneses acompanharem o futebol mundial eh muito parecida com a nossa forma de torcer para os clubes brasileiros. Soh que em vez de torcer para clubes, como nohs, eles torcem pra diferentes selecoes nacionais. O que eh facilmente compreensivel visto que esporte eh feito de paixao e se vc nao tem um clube ou selecao nacional para torcer, vc tem que se identificar com outros... Quem viu "A Copa", filme indiano sobre os monjes do Tibet torcedores do Brasil, fazendo das tripas coracao para acompanhar a copa de 98, talvez entenda melhor o que eu estou falando.

Eles sabem tudo de futebol, mas nao estao nem aih para a Copa Asiatica, por exemplo... O que eles querem saber eh dos campeonatos europeus e do futebol bonito e bem jogado... todos os dias tenho que passar horas contando historias de como eh ir a um estadio todos os domingos, se Romario ainda joga bola e, principalmente, tentando achar uma explicacao convicente para o fato de eu, brasileiro, ser um tremendo perna de pau... Que vergonha! =D

E, com toda essa paixao pelo esporte bretao, seria impossivel nao haver uma rivalidade... e nao ha duvidas: o Fla x Flu libanes eh Brasil x Alemanha!

Voce ateh encontra quem torca pela Italia, Franca e Argentina, mas o Libano se divide ao meio entre torcedores brasileiros e alemaes... O que fez da final da ultima copa um acontecimento nacional!!! "Alemaes" e "brasileiros" se odeiam por aqui num nivel de Brasil e Argentina... Quando eu digo pra eles que nos no Brasil nao estamos nem aih pro futebol alemao e que jogo importante pra gente eh contra Argentina, Uruguai Italia e Franca, eles nem acreditam... Eu comprei em Frankfurt um bone da selecao alema e quando fui a faculdade com ele, todo mundo vinha me dizer "Cara... vc eh brasileiro! Nao pode usar um bone da Alemanha!?" Pois eh... aqui, eh como um vascaino usar uma camisa do Flamengo ou um corinthiano se vestir de tricolor paulista.

Essa galera merecia ver, pelo menos uma vez na vida, um amistoso entre dois grandes clubes brasileiros ou entre selecoes de ponta aqui no Libano... pq ta certo que o basquete eh o esporte oficial do pais, mas eh mesmo o futebol a grande paixao nacional!!!

Nenhum comentário: