quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Licoes de culinaria e de vida

Ultima semana de aulas... Hora da galera dizer adeus aos "gringos" que vieram se aventurar no Libano afim de tentar melhorar um pouquinho a lingua arabe... Menos pra mim, que vou continuar por aqui, fazendo meu mestrado. Ontem rolou um "jantar cultural" organizado pela universidade, onde cada um de nohs alunos cozinhamos algum prato tipico da sua culinaria local.

Tortas de maca americanas, batatas holandesas, carnes e arroz australianos... alem, eh claro, de uma salada brasileira meio fajuta, com frutas e kani. Eu tinha pensado em assar uma picanha e fazer uma farofinha de ovo, mas como farinha de madioca aqui eh soh em sonho e o quilo da carne nem sonhando, fiquei na saladinha tropical, simplesinha, feita de repolho, kani-kama, manga e abacaxi, com molho branco de limao... Modestia a parte, fez um baita sucesso! Entre 4 autralianas, 2 americanos, 1 holandesa e eu, fui o unico a nao ter que levar comida pra casa... Tigela limpa no fim da noite! Uhuuu!!!

Entre uma garfada e outra, depois de uma ou duas tacinhas de arak, tinham que rolar aqueles discursos emocionados, dizendo o quanto foi legal e jurando amizada eterna... Muito engracado!

De valido pra mim, muito mais do que as aulas, foi estar em contato com o meio academico. Conhecer a universidade, laboratorios, burocracias, professores e responsaveis pelo mestrado que comeco em pouco mais de um mes... O curso foi legal, mas poderia ter sido muito melhor em funcao de um pouco de falta de organizacao e planejamento para alunos sem conhecimento previo da lingua, o meu caso.

Se voce aih estiver pensando em vir, tenta pegar umas aulinhas de arabe aih no Brasil e aprende o basico... uns 3 meses soh! Assim voce vai poder tirar proveito do curso inteiro e nao vai perder as primeiras duas semanas com ABCD.

Os professores sao excelentes, mas vale um destaque especial para o meu preferido, Dr. Issam Hurani. Phd em literatura arabe, o sujeito eh adorado por todos os alunos da NDU... eh um genio, mas principalmente uma figura! Poeta, vira e mexe para a aula e faz uma citacao de como a lua se apaixonou pelas montanhas e pq as estrelas nao deixaram o amor dar certo... Um legitimo latin lover libanes!

Foram 6 divertidas semanas...

Nenhum comentário: