terça-feira, 17 de agosto de 2004

Bye bye, Sin El Fil!

Estou me mudando essa semana de Sin El Fil para Zouk Mosbeh. Sin El Fil foi minha casa nesses ultimos dois meses... De lah eu aprendi a me localizar e me deslocar para Beirute... Como chegar aos cinemas, lojas e bancos... Onde comer o melhor sanduba e qual o cyber cafe mais barato... Trocar ideia com o dono da vendinha e com a caixa do supermercado... Todo mundo jah conhecia o "brasileiro"... hahaha... Agora eh comecar tudo de novo!

Ha 20 anos atras, Sin El Fil era um vilarejo, mas com a guerra e a migracao dos cristaos para os arredores de Beirute, hoje eh praticamente um bairro da capital, separada do bairro de Achrafie por apenas uma avenida e distante apenas 10 minutos do centro comercial. Mal comparando, eh como Osasco para Sampa, soh que tudo em menores proporcoes. A grande diferenca eh que, mesmo com a cidade crescendo, todo mundo se conhece... o clima continua de cidade pequena.

Semana passada eu estava inclusive conversando com dois camaradas americanos do curso de verao de arabe e discutindo as coisas que sentiamos falta dos nosso paises... Praia, sinais de transito, transporte coletivo, sistemas de informacao... Sao varios os topicos... mas teve um que eu lancei de brincadeira, mas que tem um fundo de verdade... I miss "scary people"!

Eh claro que eu nao sinto saudades de malandro sinistro em cada esquina, mas as vezes voce se pega andando um beco escuro, as 11 e meia da noite, e quando pensa em ter medo vem uma velhinha andando com sacola de compras no seu caminho de casa. Puts... nem em Santa Rita do Sapucai a parada eh tao calma!

Jah Zouk Mosbeh eh bem mais afastada da regiao central. Estah aproximadamente 20 km ao norte de Beirute e Sin El Fil, vindo pela Rodovia Beirute/Tripoli, que de rodovia nao tem nada nos seus primeiros 50km... eh uma grande avenida. Essa regiao de Zouk Mosbeh, Zouk Mikhail e Jounieh tbm cresceu extraordinariamente por causa da guerra e da migracao dos catolicos. Tbm mal comparando, estah para Beirute como a Barra da Tijuca estah para a Zona Sul. Durante muito tempo foi o coracao cultural e de divertimento de Beirute, mas acabou perdendo em movimento apos a guerra e com a inauguracao dos restaurantes e discotecas na regiao central da capital. Mas ainda continua sendo o principal destino para quem procura uma boa praia... O problema para mim eh que eh tudo meio que longe... espalhado... diferente de Sin El Fil e Beirute, onde vc consegue fazer as paradas a peh ou pegando um onibus. Mas em compensacao a vista para o Mediterraneo eh maravilhosa e temperatura eh bem mais agradavel, principalmente durante a noite, longe do asfalto e poluicao.

Acho que vou me virar bem por aqui... Eu sempre acabo dando um jeito de me virar... ateh pq, como eu, meu amigo Bayao e meu primo Kiko sempre dizemos, "quem jah teve que se adaptar a Sao Jose dos Campos consegue se adaptar feliz em qualquer outro lugar!"

Nenhum comentário: