quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Caçando o passado

Este mes as viagens pro Bekah vao ser constantes... tres fins de semana seguidos. No sabado passado fomos eu e meu primo Chafic, filho mais novo do tio Esper e um dos meus melhores amigos aqui no Libano, fomos a Rass-Baalbeck para caçar.

Mais de 10 anos havia desde a ultima vez que eu disparei uma arma de fogo, no Brasil. Com a proibicao da caça e as leis cada vez mais rigidas para o porte de armas, foi um hobby que tive que acabar deixando vivo apenas na memoria daquelas manhas no Sitio Arranha Gato ou na Fazenda da Serra, quando ainda crianca ia com meu avo e seu perdigueiro Kojak caçar codorna, marreco ou paturi, enquanto minha mae e minha avoh nos esperavam para prepara-los para o almoco.

Enquanto meu pai sempre foi minha referencia de carater e profissional, meu avo Felipe sempre foi uma especie de idolo... icone! Aquele super-heroi inalcancavel que quando crianca vc sonha tentar repetir as suas aventuras. No colegio, minhas redacoes de "Como foram suas ferias" faziam a classe ficar em silencio... mas tbm pudera: qual dessas criancas ali da Zona Sul do Rio de Janeiro poderiam se imaginar no meu lugar, vivendo um filme no mundo real, onde um cachorro faz de verdade aquilo que a gente ve em desenho animado... levantar a pata da frente quando ve um passarinho e esperar o sinal do dono pra espanta-lo e, quando ele voa, o seu avo dah um tiro certeiro, com ele no ar e o cachorro traz na boca a ave abatida... Uaaaau!!!

Eu adorava Santa Rita do Sapucai e as ferias na casa do vovo... Nao na casa em si, mas na sua loja, de onde metade da cidade guarda lembrancas de ter comprado chumbinho para matar pardal com sua espingarda de pressao. Pois eh... em sua loja na "Rua da Ponte", meu avo vendeu armas, porcelanas e tecidos por mais de 60 anos. Foi ele quem me ensinou a atirar, mas antes de tudo, a respeitar e manusear com responsabilidade uma arma de fogo. Mas nao soh isso... eu adorava sentar na loja e ficar fumando cigarro de palha com ele, fucando em facas e canivetes, ajudando nas vendas e esperando a hora do cafeh da tarde.

Eu achei que esse tipo de "mah influencia" era exclusividade minha, mas um dia conversando com o Arnaldo Jabor na redacao, descobri que deve ser um "problema" dos avos libaneses... Compartilhamos das mesmas lembrancas de como nossos avos nos ensinaram a fumar, a beber e, o mais importante, nos ensinaram os "segredos" das mulheres... Coincidencia ou nao, algumas semanas depois ele escreveu uma coluna sobre suas lembrancas de infancia com o avo e como eh de responsabilidade dele ensinar ao neto tudo aquilo de melhor que o mundo tem a lhe oferecer!

E foi com essas lembrancas se remoendo que transpuz o Monte Libano e rumei a Fakeha, sua terra natal. Estava pretes a pisar no mesmo vale e montanhas onde ele pisou nas suas primeiras cacadas, terra das historias que ele me contava sobre lobos traicoeiros e longo inverno gelado... Prestes a caçar muito mais do que codornas e passarinhos... Prestes a caçar uma parte do meu passado!

sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Som: Clay Aiken - "No more sad songs"

This is the way that i state my independence,
That i'm no longer connected to your memory.
This is the day that i'm making my defection,
Gotta claim back the affection that you stole from me.

I used to hear your music so loud... But its so low!
You're just another face in the crowd... I'm letting you know!

No more sad songs... I'm letting it go now!
Switched off switched on... I'm letting you know!
You turned out the light... I'm gonna be alright without.
Turn the radio off... No more sad songs!

These are the words to descibe all your offences.
You said love and love past tense and then you let it go.
Haven't you heard? Your are no longer respected...
You are formally regected from the one you hurt.
I used to have the longing to hear what was in your heart.
But now it seems i'm over the fear of this falling apart.

No more sad songs!

quarta-feira, 18 de agosto de 2004

"Pity the nation that is full of beliefs and empty of religion.

Pity the nation that wears a cloth it does not weave, eats a bread it does not harvest, and drinks a wine that flows not from its own wine-press.

Pity the nation that acclaims the bully as hero, and that deems the glittering conqueror bountiful.

Pity the nation that despises a passion in its dream, yet submits in its awakening.

Pity the nation that raises not its voice save when it walks in a funeral, boasts not except among its ruins, and will rebel not save when its neck is laid
between the sword and the block.

Pity the nation whose statesman is a fox, whose philosopher is a juggler, and whose art is the art of patching and mimicking.

Pity the nation that welcomes its new ruler with trumpetings and farewells him with hootings, only to welcome another with trumpetings once again.

Pity the nation whose sages are dumb with years and whose strong men are yet in the cradle.

Pity the nation divided into fragments, each fragment deeming itself a nation."


Kahlil Gibran
The Garden Of The Prophet
(London, Heinemann, 1934)

terça-feira, 17 de agosto de 2004

Bye bye, Sin El Fil!

Estou me mudando essa semana de Sin El Fil para Zouk Mosbeh. Sin El Fil foi minha casa nesses ultimos dois meses... De lah eu aprendi a me localizar e me deslocar para Beirute... Como chegar aos cinemas, lojas e bancos... Onde comer o melhor sanduba e qual o cyber cafe mais barato... Trocar ideia com o dono da vendinha e com a caixa do supermercado... Todo mundo jah conhecia o "brasileiro"... hahaha... Agora eh comecar tudo de novo!

Ha 20 anos atras, Sin El Fil era um vilarejo, mas com a guerra e a migracao dos cristaos para os arredores de Beirute, hoje eh praticamente um bairro da capital, separada do bairro de Achrafie por apenas uma avenida e distante apenas 10 minutos do centro comercial. Mal comparando, eh como Osasco para Sampa, soh que tudo em menores proporcoes. A grande diferenca eh que, mesmo com a cidade crescendo, todo mundo se conhece... o clima continua de cidade pequena.

Semana passada eu estava inclusive conversando com dois camaradas americanos do curso de verao de arabe e discutindo as coisas que sentiamos falta dos nosso paises... Praia, sinais de transito, transporte coletivo, sistemas de informacao... Sao varios os topicos... mas teve um que eu lancei de brincadeira, mas que tem um fundo de verdade... I miss "scary people"!

Eh claro que eu nao sinto saudades de malandro sinistro em cada esquina, mas as vezes voce se pega andando um beco escuro, as 11 e meia da noite, e quando pensa em ter medo vem uma velhinha andando com sacola de compras no seu caminho de casa. Puts... nem em Santa Rita do Sapucai a parada eh tao calma!

Jah Zouk Mosbeh eh bem mais afastada da regiao central. Estah aproximadamente 20 km ao norte de Beirute e Sin El Fil, vindo pela Rodovia Beirute/Tripoli, que de rodovia nao tem nada nos seus primeiros 50km... eh uma grande avenida. Essa regiao de Zouk Mosbeh, Zouk Mikhail e Jounieh tbm cresceu extraordinariamente por causa da guerra e da migracao dos catolicos. Tbm mal comparando, estah para Beirute como a Barra da Tijuca estah para a Zona Sul. Durante muito tempo foi o coracao cultural e de divertimento de Beirute, mas acabou perdendo em movimento apos a guerra e com a inauguracao dos restaurantes e discotecas na regiao central da capital. Mas ainda continua sendo o principal destino para quem procura uma boa praia... O problema para mim eh que eh tudo meio que longe... espalhado... diferente de Sin El Fil e Beirute, onde vc consegue fazer as paradas a peh ou pegando um onibus. Mas em compensacao a vista para o Mediterraneo eh maravilhosa e temperatura eh bem mais agradavel, principalmente durante a noite, longe do asfalto e poluicao.

Acho que vou me virar bem por aqui... Eu sempre acabo dando um jeito de me virar... ateh pq, como eu, meu amigo Bayao e meu primo Kiko sempre dizemos, "quem jah teve que se adaptar a Sao Jose dos Campos consegue se adaptar feliz em qualquer outro lugar!"

segunda-feira, 16 de agosto de 2004

A Re Schmidt me mandou essa passagem que vem bem a calhar:

"(...) Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto, sentir a distância e o desabrigo para estar bem sobre o próprio teto.

O Homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que os faz ver o mundo como imaginamos e não simplesmente como é. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver. (...)"


Amyr Klink
Estresses e decisoes num calor infernal!

Finalmente to de mudancas... aluguei o meu ape perto da facul pra nao ter estresses de locomocao, jah que aqui no Libano o transporte coletivo eh uma catastrofe e o preco dos carros e da gasolina sao astronomicos... Melhor assim, perto da universidade, onde de repente eu consigo arrumar um emprego de assitente de algum professor ou coordenador de departamento.

Mas toda comodidade tem um preco neste mundo... o ape que eu achei eh bacanerrimo, pela metade do preco medio e com uma vista linda para o mar. Mas sem mobilia e sem pintura... o que ficou por minha conta. Moh estresse pra conseguir comprar tudo, achar os melhores precos e, principalmente, nao falando a lngua local direito e nao conhecendo os melhores lugares... Mas o que no fim das contas vai valer a pena pq, com a grana que estarei economizando por mes de aluguel, em 6 meses eu pago o que estou gastando com as paradas e ainda terei mais um ano e meio de economia no aluguel pra guardar e economizar, o que deve pagar os ingressos para a Copa de 2006.

Entre uma compra e outra rola sempre uma viagenzinha para relaxar... nesse domingo fomos para o norte conhecer os santuarios de dois santos libaneses: Santa Rafqa e Beato Nimatullah Al-Hardini. Lugares lindos e de belissima devocao... Depois paro pra contar aqui um pouco mais sobre as historias deles e de Sao Charbel.

Em meio a isso tudo estao as Olimpiadas... to acompanhando por aqui por 5 canais, alem dos boletins de 2 em 2 horas da BBC: Eurosports (em ingles), Canal + (frances), Abu Dabi e Aljazira Sports (em arabe) e um canal alemao que nao sei o nome. Hoje vi, em alemao, o Guga dar vexame contra o Massu e, em frances, o Leandro Guilheiro conquistar nossa primeira medalha... Que luta esse moleque fez na conquista do bronze! Mas o melhor do tudo foi ver a incrivel vitoria de Carlos Arroyo e Porto Rico contra os EUA... o que sera o topico do proximo post.

Verao infernal... 35 graus de calor umido... sufocante... daria qualquer coisa por um mate do tonel em Ipanema!

quarta-feira, 11 de agosto de 2004

"Down the street you can hear her scream "you're a disgrace"
As she slams the door in his druken face
And now he stands outside,
And all the neighbors start to gossip and drool
He cries "oh, girl you must be mad,
What happened to the sweet love you and me had?"
Against the door he leans and starts a scene
And his tears fall and burn the garden green

And so castles made of sand,
Fall in the sea... Eventually

The little indian brave who before he was ten,
Played war games in the woods with his indian friends
And he built a dream that when he grew up
He would be a feirce warrior indian chief
Many moons past, and more the dream grew strong
Until tomorrow he would sing his first war song
And fight his battle, but something went wrong
Suprise attack, killed him in his sleep that night

And so castles made of sand,
Melts into the sea... Eventually

Here was a young girl who's heart was a frown
'Cause she was crippled for life and she couldn't speak a sound
And she wished and prayed that she could stop livin'
So she decided to die!
She drew her wheelchair to the edge of the shore
And to her legs she smiled "You won't hurt me no more"
And then a sight she seen made her jump and say
"Hey look a golden winged ship is passin' my way"

And it really didn't have to stop... It just kept on goin'...

And so castles made of sand... Slips into the sea... Eventually!"

Jimi Hendrix... Sem comentarios!
Licoes de culinaria e de vida

Ultima semana de aulas... Hora da galera dizer adeus aos "gringos" que vieram se aventurar no Libano afim de tentar melhorar um pouquinho a lingua arabe... Menos pra mim, que vou continuar por aqui, fazendo meu mestrado. Ontem rolou um "jantar cultural" organizado pela universidade, onde cada um de nohs alunos cozinhamos algum prato tipico da sua culinaria local.

Tortas de maca americanas, batatas holandesas, carnes e arroz australianos... alem, eh claro, de uma salada brasileira meio fajuta, com frutas e kani. Eu tinha pensado em assar uma picanha e fazer uma farofinha de ovo, mas como farinha de madioca aqui eh soh em sonho e o quilo da carne nem sonhando, fiquei na saladinha tropical, simplesinha, feita de repolho, kani-kama, manga e abacaxi, com molho branco de limao... Modestia a parte, fez um baita sucesso! Entre 4 autralianas, 2 americanos, 1 holandesa e eu, fui o unico a nao ter que levar comida pra casa... Tigela limpa no fim da noite! Uhuuu!!!

Entre uma garfada e outra, depois de uma ou duas tacinhas de arak, tinham que rolar aqueles discursos emocionados, dizendo o quanto foi legal e jurando amizada eterna... Muito engracado!

De valido pra mim, muito mais do que as aulas, foi estar em contato com o meio academico. Conhecer a universidade, laboratorios, burocracias, professores e responsaveis pelo mestrado que comeco em pouco mais de um mes... O curso foi legal, mas poderia ter sido muito melhor em funcao de um pouco de falta de organizacao e planejamento para alunos sem conhecimento previo da lingua, o meu caso.

Se voce aih estiver pensando em vir, tenta pegar umas aulinhas de arabe aih no Brasil e aprende o basico... uns 3 meses soh! Assim voce vai poder tirar proveito do curso inteiro e nao vai perder as primeiras duas semanas com ABCD.

Os professores sao excelentes, mas vale um destaque especial para o meu preferido, Dr. Issam Hurani. Phd em literatura arabe, o sujeito eh adorado por todos os alunos da NDU... eh um genio, mas principalmente uma figura! Poeta, vira e mexe para a aula e faz uma citacao de como a lua se apaixonou pelas montanhas e pq as estrelas nao deixaram o amor dar certo... Um legitimo latin lover libanes!

Foram 6 divertidas semanas...
Imagens olimpicas que vivi e que nao saem da lembranca!

- Charles Barkley, Larry Bird, Clyde Drexler, Patrick Ewing, Earvin "Magic" Johnson, Michael Jordan, Christian Laettner, Karl Malone, Chris Mullin, Scottie Pippen, David Robinson e John Stockton... O Dream Team... de Barcelona para sempre!

- A selecao de ouro do volei masculino, 92;

- O ouro de Aurelio Miguel, 88;

- A prata de Gustavo Borges, 92;

- Os saltos de Serguei Bubka, em 88;

- Ben Johnson e os 100m de 88;

- Carl Lewis, sempre;

- Javier Sotomayor, 88 e 92;

- Michael Johnson, 96;

- A surpresa nos 4x100m, 2000;

- O refugo de Baloubet du Rouet;
Comecam hoje os Jogos Olimpicos de Atenas!

Pra quem eh apaixonado por esportes, nada melhor... Judo, basquete, futebol, atletismo, volei, tenis, ginastica artistica, natacao... eh pra ficar 24h por dia ligado na TV!

A responsabilidade de remissao nacional pelo fiasco de Sydney estah nas maos de 5 modalidades, onde o Brasil eh favorito absoluto... Vela, Volei Masculino, Ginastica Olimpica - Exercicios de Solo, Volei de Praia Masculino e Volei de Praia Feminino.

Mas um brasileiro com boa memoria nao vai se deixar empolgar ateh ver aquela amarelinha no lugar mais alto do podio... Isso pq, pra quem nao se lembra, em 2000 nos deixamos escapar exatamente 5 medalhas de ouro dadas como certas.

O time masculino de futebol... as duplas de vôlei de praia Zé Marco/Ricardo e Adriana Behar/Shelda... o iatista Robert Scheidt (laser)... o Guga... e o cavaleiro Rodrigo Pessoa (como esquecer o dia em que todos os brasileiros aprenderam o significado da palavra "refugo"). Pois eh, todos eles chegaram como os "números um" em suas modalidades, mas não conseguiram fazer valer o favoritismo (Guga era o terceiro do ranking, mas com o resultado de Sydney, mesmo se conquistar medalha, retomou a lideranca).

Sai pra lah, zebra maldita!

segunda-feira, 9 de agosto de 2004

If you willing to change the world, let love be your energy...
Som: Kool & The Gang feat. Sean Paul - "Ladies Night"

quinta-feira, 5 de agosto de 2004

Basquete, futebol, esqui e narguile... os esportes oficiais do libanes!

Nao esquecendo eh claro o ato de comer (e muito), os esportes acima sao os que mais fazem a cabeca do libanes.

O esporte nacional e grande mania do momento eh sem duvida o basquetebol. Os jogos do campeonato libanes estao sempre entre os programas de maior audiencia na televisao e sempre que se discute esporte com um libanes, ele sempre vem com orgulho contar as proezas da selecao e dos clubes nacionais nas ligas arabes e asiaticas... Mas que estao ainda longe do profissionalismo e competitividade do basquete europeu e americano.

O esqui eh obvio, provavelmente o esporte mais praticado pelo libanes, devido as montanhas geladas e ao longo inverno...

Jah o futebol eh talvez mais popular ateh do que o proprio basquete, que eh mais um orgulho nacional do que realmente uma paixao! E a maneira dos libaneses acompanharem o futebol mundial eh muito parecida com a nossa forma de torcer para os clubes brasileiros. Soh que em vez de torcer para clubes, como nohs, eles torcem pra diferentes selecoes nacionais. O que eh facilmente compreensivel visto que esporte eh feito de paixao e se vc nao tem um clube ou selecao nacional para torcer, vc tem que se identificar com outros... Quem viu "A Copa", filme indiano sobre os monjes do Tibet torcedores do Brasil, fazendo das tripas coracao para acompanhar a copa de 98, talvez entenda melhor o que eu estou falando.

Eles sabem tudo de futebol, mas nao estao nem aih para a Copa Asiatica, por exemplo... O que eles querem saber eh dos campeonatos europeus e do futebol bonito e bem jogado... todos os dias tenho que passar horas contando historias de como eh ir a um estadio todos os domingos, se Romario ainda joga bola e, principalmente, tentando achar uma explicacao convicente para o fato de eu, brasileiro, ser um tremendo perna de pau... Que vergonha! =D

E, com toda essa paixao pelo esporte bretao, seria impossivel nao haver uma rivalidade... e nao ha duvidas: o Fla x Flu libanes eh Brasil x Alemanha!

Voce ateh encontra quem torca pela Italia, Franca e Argentina, mas o Libano se divide ao meio entre torcedores brasileiros e alemaes... O que fez da final da ultima copa um acontecimento nacional!!! "Alemaes" e "brasileiros" se odeiam por aqui num nivel de Brasil e Argentina... Quando eu digo pra eles que nos no Brasil nao estamos nem aih pro futebol alemao e que jogo importante pra gente eh contra Argentina, Uruguai Italia e Franca, eles nem acreditam... Eu comprei em Frankfurt um bone da selecao alema e quando fui a faculdade com ele, todo mundo vinha me dizer "Cara... vc eh brasileiro! Nao pode usar um bone da Alemanha!?" Pois eh... aqui, eh como um vascaino usar uma camisa do Flamengo ou um corinthiano se vestir de tricolor paulista.

Essa galera merecia ver, pelo menos uma vez na vida, um amistoso entre dois grandes clubes brasileiros ou entre selecoes de ponta aqui no Libano... pq ta certo que o basquete eh o esporte oficial do pais, mas eh mesmo o futebol a grande paixao nacional!!!
A vitoria apertada de ontem contra a Alemanha e a derrota humilhante para a modesta Italia podem colocar um fim as minhas previsoes pessimistas sobre a performance do "Dream Team" nessas Olimpiadas...

Eu sinceramente achava que eles iriam chegar a Atenas com um salto altissimo e cairiam diante de uma Lituania, Servia ou Argentina... Mas esse fiasco antecipado deve fazer o time de Larry Brown e Gregg Popovich descer do pedestal e encarar com a seriedade necessaria os futuros adversarios, levando para casa a medalha de ouro!

Vi ao vivo o jogo contra a Italia e o que aconteceu foi simples: os italianos variaram o jogo, de forma basica, jogado a moda europeia, com muitos chutes de longa distancia e variacoes de infiltracao... Coisa que nos brasileiros cansamos de ver nas maos de Oscar e Marcel.

O time americano, liderado pelo capitao Allen Iverson ficou perdidinho em quadra, achando que ali era NBA e tantando fazer ponte aerea toda hora... Perderam por humilhantes 17 pontos!!!

E como se nao bastasse, ontem contra a Alemanha foi o mesmo... A derrota soh nao veio por causa de um sexta milagrosa de Iverson.

Previsoes... palpites... sei lah! Soh sei que nao ha outro esporte nessas Olimpiadas que eu queira ver mais do que basquetebol... Ou os EUA acordam pra realidade de que eles sao "apenas" um bom time e nao mais um time dos sonhos ou eles vao ter suas bundas chutadas facilmente por Ginobilis, Ginevicius, Bodirogas e cia...
Fiquei acordado essa madruga pra ver a vitoria ARRASADORA de Lleyton Hewitt sobre o Guga, no Masters Series de Cincinnati.

Faz tempo que nao falo do Guga por aqui, pelo simples motivo de eu achar que ele tinha mesmo desencanado de jogar... que tinha perdido o tesao! Tinha parado de culpar sua preparacao tecnica, fisica e psicologica pelos mal resultados e queda absurda de rendimento... Pra mim as ondas de Floripa importavam mais a ele do que o circuito mundial.

Mas algumas coisas que vi ontem me chamaram muito a atencao e me fizeram mudar de opiniao.

Nunca vi o Guga tao puto na minha vida!

Jah tinha visto ele perder a paciencia varias vezes, mas nunca no comeco do jogo e por varias vezes durante a partida. Logo no terceiro game do primeiro set, ao ter seu segundo saque quebrado por Hewitt, ele quebrou a primeira raquete... a primeira, pq no segundo set viria a segunda, com ainda mais raiva... Neguinho tava seriamente transtornado com o fato de nao estar conseguindo alcancar as bolas... de seu corpo nao responder tao rapidamente quanto antigamente.

Quem me conhece sabe que, mesmo quando o manezinho era numero 1, eu enchia o saco da galera dizendo sobre seu treinamento fisico, que pra mim sempre foi no minimo leve e desleixado para um profissional, isso pra nao dizer que ele eh inexistente... E agora, mais do que nunca, que ele deveria ser intensificado por causa da cirurgia!

Eh legal tbm ver o jogo por um canal gringo, sem locutor brasileiro babando ovo... Ouvir o que os caras tem pra falar sobre o nosso fenomeno. E ontem o que mais se ouviu deles foi exatamente isso... comentarios inconformados sobre seu condicionamento fisico. Inconformados pq, em nenhum lugar do mundo (talvez nos EUA) vc vai encontrar alguem que nao gosta e nao torca pelo Guga... o mundo inteiro o adora e quer ver aquele backhand seguido de um imenso sorriso de volta as quadras do mundo todo!

As explosoes de nervosismo mostram que Guga nao esta de forma alguma satisfeito com seu rendimento o que me leva a crer em duas coisas: ou ele vai apressar sua aposentadoria ou mudarah de forma radical o seu treinamento para a proxima temporada.

Torcamos para que nosso idolo escolha a segunda opcao!

quarta-feira, 4 de agosto de 2004

A Sports Illustrated divulgou a sua ja tradicional "previsao de medalhas" para as Olimpiadas, que comecam semana que vem.

Segundo a revista americana, o Brasil conquistará 12 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e cinco de bronze. As medalhas de ouro viriam com o velejador Robert Scheidt, com a equipe masculina de vôlei, com a dupla de vôlei de praia Ricardo/ Emanuel e com a ginasta Daiane dos Santos, no solo. Carlos Honorato (judô), Márcio e Benjamin (vôlei de praia) e Thiago Pereira (natação), conquistariam a medalha de prata, enquanto que Mário Sabino, Daniel Hernandes e Edinanci Silva (todos do judô), a seleção feminina de vôlei e a dupla de vôlei de praia Adriana Behar e Shelda, levariam o bronze.

Robert Sheidt, volei de praia e volei masculino sao escolhas obvias... Mas, como eu ja havia dito aqui antes, aposto mais na nossa equipe de judo, pra mim a melhor e mais bem preparada que o Brasil jah teve!

Acho injusto o esquecimento de Jardel Gregorio, Henrique Guimaraes, Torben Grael e, principalmente, Rodrigo Pessoa... Concorrentes diretos a medalhas.

Eh esperar pra ver...

terça-feira, 3 de agosto de 2004

Som: John Mayer - "Something`s Missing"

I'm not alone, I wish I was.
'Cause then I'd know, I'm down because,
I couldn't find, a friend around
To love me like, they do right now.
They do right now.

A desert frown, the shopping malls
I search for joy, then plot it out.
And all is well, I can't complain.
It is just a game, it's just a phase.
And I can't tell you just what's keeping me down.

Something's missing!
And I don't know how to fix it.
Something's missing!
And I don't know what it is, no
I don't know what it is... I don't.
O Libano e a maldicao do dolar!

Puts! Cacete! Que eh isso?! Ce tah de sacanagem?! Ai meu Deus... Tah caro!

To comecando a me acostumar com as expressoes aih de cima, sendo que ha varias outras que estao proibidas pela censura desse blog que eh lido por criancas e senhoras de bem.

Tudo no Libano eh muito caro... Quando muito, o preco eh equivalente ao brasileiro (como gasolina), mas o grande problema, principalmente para nos da patria de chuteiras, eh que a moeda corrente no Libano nao eh a oficial, a Lira Libanesa (L.L.) e sim o Dolar americano.

Todos os estabelecimentos comerciais, bancos e ateh reparticoes publicas aceitam o dolar como pagamento. As vezes, vc paga em LL e recebe o troco em dolar... Nos restaurantes e lojas, a notinha vem nas duas moedas, te dando a opcao de pagar com as verdinhas do Tio Sam... Isso porque os salarios tbm sao calculados em Dolar.

US$ 1,00 = L.L. 1.500,00 = R$3,20

Os numeros sao altos, mas a economia deles eh muito mais forte e estavel do que a nossa, sem variacao cambial. E com a injecao massica do dinheiro arabe que vem do petroleo dos Emirados Arabes, Kwait e Arabia Saudita, um profissional recem formado tem seu salario inicial na media de mil dolares, mas salarios de 4 a 5 mil dolares sao comuns no auge da carreira. Pra eles, o a vida eh cara, mas com salarios equivalentes... mas pra gente que vive de Real, morar no Libano eh viver em um pais de terceiro mundo com o custo de vida igual ao dos EUA. Soh que os servicos pelos quais vc estah pagando nao sao equivalentes em qualidade...

Uma pizza grande no Pizza Hut custa em torno de R$55,00. Uma cerveja nacional em um pub ou boate custa R$16,00. O aluguel de um ape de quarto e sala gira em torno dos R$750,00. Um carro popular zero quilometro, japonezinho duas portas lazarento, custa R$30.000,00... Jah o cartao de celular pre-pago mais barato que existe aqui eh de R$150,00... E se vc quiser instalar uma linha de telefone fixa na sua casa vc vai ter que desembolsar R$650,00... PelamordeDeus! Quebra qualquer um!