quinta-feira, 24 de julho de 2003

As listas de discussões de escalada andam um pouco agitadas esses últimos dias por causa das notícias das mortes de um alpinista no Himalaia e de um grupo de oito alpinistas em Alpamayo, Peru. Coisas que todos que praticamamos um esporte de risco como a escalada e alpinismo estamos carecas de saber que pode acontecer. Só há a diferença entre aqueles que tomam suas precauções para minimizar esse risco pelo amor ao esporte e aqueles que tomam o risco como uma espécie de "objetivo" na prática do esporte...

Acho que hoje no mundo da escalada não existe exemplo melhor para a segunda opção do que o norte-americano Dean Potter!

Dean "Harry" Potter, como é conhecido entre os escaladores, estrapolou os limites do esporte e acabou obtendo um dos maiores reconhecimentos que a escalada já obteve na história do esporte, o Laureus Award, premiação esportiva mais importante do mundo. O Laureus é uma espécie de Oscar do esporte que foi instituído pela World Sports Academy em 2000 para premiar os melhores atletas do ano em diversas categorias, inclusive de esportes radicais. O prêmio dado à Dean, de Esportista Alternativo do Ano, já tinha sido dado para o mago do skate brasileiro Bob Burnquist, para a imortal windsurfer Mike Horn e o multiesportista Shaun Palmer.

A premiação, que rolou em maio, no principado de Mônaco, começa com a votação de 400 jornalistas de 75 países, mas os votos finais são dados pelos 42 membros da academia, lendas do esporte em toda a história (Beckenbauer, Mark Spitz, Gary Player, Pelé, Dan Marino, Emerson Fittipaldi, Michael Johnson, etc), o que valoriza ainda mais o prêmio, tendo ele sendo dado por ex-atletas para atletas. Este ano, assim como Potter, foram premiados nomes como Ronaldinho, Serena Williams, o ciclista Lance Armstrong e a seleção brasileira de futebol, dentre outros divididos em nove categorias. Um puta reconhecimento para a escalada.

Dean não pôde comparecer à cerimônia porque estava no funeral de um amigo que morreu durante uma escalada no México. (se minha mãe descobre que gente morre escalando acho que quem morre é ela, do coração).

Dean "Harry" Potter é um speed climber... ou seja... um desses lunáticos que metem o peito na pedra em escalada livre pra ver se consegue subir mais rápido do que qualquer outro. Só explicando para quem não sabe, a escalada geralmente é um esporte praticado no mínimo em duplas, onde um sobe primeiro, amarrado em uma corda, enquando o outro vai dando segurança mais embaixo... se sua mão escorregar, o de baixo está segurando a corda e (teoricamente) vc só terá uns arranhões. Quando vc pratica escalada sozinho, qualquer erro É FATAL! E Harry Potter é hoje o mago da escalada solo no mundo.

Ele ganhou o Laureus por ter dominado as rochas do Parque Nacional de Yosemite, o lar das sequóias gigantes (que chegam a ter mais de 80 metros de altura) e um dos templos mundiais da escalada. Ele passou metade de 2002 fazendo escalada livre por lá e em setembro do ano passado foi o primeiro homem a escalar os 1092 metros do maior maciço de pedra do mundo, El Capitan, e os 2695 do símbolo do parque, o Half Dome, em menos de 24h

Vista aérea de Yosemite

Pra se ter uma idéia, El Cap havia sido conquistado em um dia apenas duas vezes... A via que ele subiu, chamada The Nose, foi conquistada em 1958 numa escalada de 45 dias... e o sujeito me subiu em (pasmem) 3 HORAS e 45 MINUTOS!!!

Além disso ele foi o primeiro a escalar em solo uma das vias mais perigosas do sul dos EUA, a Epitaph, em Moah - Utah, uma via de graduação 5.13+, o que equivale na graduação brasileira a um 10º grau.

O mágico Harry Potter, como é conhecido no meio da escalada, é um considerado um ser de outro planeta pelos companheiros... Os russos não se cansam de comentar sobre sua passagem pela Patagonia ano passado, escalando sozinho algumas das vias que eles consideram das mais difícies do mundo, sendo que os poucos dias que o sujeito passou acampado com eles, passou num saquinho de dormir e sem muitos agasalhos.

São inúmeras as histórias desse americano de New Hempshire que largou a faculdade e um promissor futuro como remador olímpico para se dedicar a escalada. O segredo ele conta: "A concentração e a abilidade de me manter completamente relaxado são as coisas que realmente me ajudam a escalar. E escalo sozinho porque transpor os limites é a coisa mais aterrorizante que existe e não me sentiria confortável fazendo isso com outra pessoa." Então tá, né...


El Capitan... 4 vezes mais alto que o Pão de Açucar


E aí.... vai encarar?

Nenhum comentário: