quinta-feira, 17 de julho de 2003

Livro do mês

O Livro Negro dos Estados Unidos

O jornalista e mestre em Literatura Francesa Peter Scowen faz um meticuloso estudo histórico de 263 páginas com fatos que provam que as babáries que estamos vendo com o segundo Bush são apenas uma aterrorizante "tradição" desse império que se julga acima do bem e do mal... Não se esquecendo de "atentados históricos" como a tomada do Texas e Califórnia na marra dos coitados mexicanos, Scowen mostra uma radiografia dos massacres recentes detonados pelos EUA ao redor do planeta, vindo desde os bombardeios ao Japão, passando pela Nicarágua dos Sandinistas e chegando ao Iraque das invisíveis armas de destruição em massa. Aliado a um texto jornalístico afiado, rápido e direto, o autor faz um livro chocante até para o mais bem informado dos leitores. Ainda estou na metade, mas no ritmo que eu tô devorando-o, em uma semana ele vai pro saco!

Leitura obrigatória para quem quer ter uma opinião formada e embasada historicamente sobre a atual conjuntura política mundial e não se ver iludido pelas mentiras que nos contam os livros de história e os filmes de Hollywood.

PS: lembrando que o título em português faz referência a outro livro excelente, também casca grossa e não menos obrigatório, O Livro Negro do Comunismo, escrito por vários autores esquerdistas, de diferentes países (o coordenador da equipe é Stéphane Courtois, diretor da revista Communisme e diretor de investigações do Centre National de la Recherche Scientifique de Paris).

Para o escrever o livro eles tiveram acesso aos arquivos secretos da antiga potência soviética, abertos pela Russía. A realidade é estarrecedora. Segundo os cálculos dos autores, o comunismo é responsável por cerca de 100 milhões de mortos. Só na China somam 63 milhões e na Rússia 20 milhões. E isso é o que eles dizem, porque muitas destas cifras podem ter sido minimizadas... Por exemplo: a Comissão sobre Repressão do governo russo concluiu que os bolchevistas mataram pelo menos 43 milhões de pessoas entre 1917 e 1953; Na Coréia do Norte, segundo a agência católica Zenit, o comunismo matou de fome 3,5 milhões, sete vezes mais do que os autores informam.

É meus amigos... Quanta podridão!

Nenhum comentário: